Quanto custará o Magalhães

Quanto custará o Magalhães

Magalhães” height=”126″ width=”174″ alt=”Quanto custará o Magalhães”/>As crianças dos 6 aos 10 anos são o público-alvo do Magalhães, o primeiro portátil produzido em Portugal numa parceria entre a Intel, a JP Sá Couto e a Prológica, apadrinhada pelo Plano Tecnológico. O Governo quer disponibilizar já no próximo ano 500 mil portáteis para os alunos do Primeiro Ciclo, mas nem todos serão gratuitos, embora quem os tiver quer pagar acabe por fazê-lo a custos bem abaixo dos do mercado.

O custo de produção do Magalhães será de 180 euros, mas os encarregados de educação não terão de dispender essa verba. Os pais dos alunos do ensino básico que não estão abrangidos pela acção social vão pagar 50 euros pelo portátil Magalhães. O portátil made in Portugal será gratuito para os alunos abrangidos pelo primeiro escalão da acção social escolar. Os alunos inscritos no segundo escalão pagam 20 euros.

O Governo estende assim o programa e-escola ao e-escolinha e assim sendo as crianças que se encontram dentro do escalão A não pagarão nada, sendo que as do escalão B pagarão apenas 20 euros. Já as famílias sem acção escolar pagarão 50 euros.

Primeiro-ministro

As primeiras entregas vão decorrer já em Setembro e tudo será tratado no seio das escolas. Numa primeira fase este computador deverá chegar aos 500 mil alunos do primeiro ciclo. Contudo, a ideia do consócio é produzi-lo em massa para todo o mundo, constituindo-nos desta forma como país exportador de computadores.

Technorati : , , , ,

86 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.