Quanto custará o Magalhães

Quanto custará o Magalhães

Magalhães” height=”126″ width=”174″ alt=”Quanto custará o Magalhães”/>As crianças dos 6 aos 10 anos são o público-alvo do Magalhães, o primeiro portátil produzido em Portugal numa parceria entre a Intel, a JP Sá Couto e a Prológica, apadrinhada pelo Plano Tecnológico. O Governo quer disponibilizar já no próximo ano 500 mil portáteis para os alunos do Primeiro Ciclo, mas nem todos serão gratuitos, embora quem os tiver quer pagar acabe por fazê-lo a custos bem abaixo dos do mercado.

O custo de produção do Magalhães será de 180 euros, mas os encarregados de educação não terão de dispender essa verba. Os pais dos alunos do ensino básico que não estão abrangidos pela acção social vão pagar 50 euros pelo portátil Magalhães. O portátil made in Portugal será gratuito para os alunos abrangidos pelo primeiro escalão da acção social escolar. Os alunos inscritos no segundo escalão pagam 20 euros.

O Governo estende assim o programa e-escola ao e-escolinha e assim sendo as crianças que se encontram dentro do escalão A não pagarão nada, sendo que as do escalão B pagarão apenas 20 euros. Já as famílias sem acção escolar pagarão 50 euros.

Primeiro-ministro

As primeiras entregas vão decorrer já em Setembro e tudo será tratado no seio das escolas. Numa primeira fase este computador deverá chegar aos 500 mil alunos do primeiro ciclo. Contudo, a ideia do consócio é produzi-lo em massa para todo o mundo, constituindo-nos desta forma como país exportador de computadores.

Technorati : , , , ,

86 Comentários

  1. MARIA DO CARMO SALVADOR COELHO

    OLÁ
    GOSTARIA QUE ME INFORMASSEM COMO POSSO PEDIR O COMPUTADOR MAGALHAES PARA O MEU FILHO QUE TEM 10 ANOS.
    ELE ANDA NUM COLEGIO PRIVADO, SERÁ QUE TEM DIREITO?
    ONDE POSSO PEDIR O FORMULARIO E QUE CÓDIGO TERÁ QUE ME FORNECER A ESCOLA.
    MUITO OBRIGADO E GOSTARIA QUE ME RESPONDESSEM
    FICO A AGUARDAR

  2. Caros senhores, antes demais, parabéns pela iniciativa, agora questiono porque é que na escola onde a minha filha de 6 anos, que esta pela primeira vez a frequentar o 1º ano de escolaridade, na escola EB1/JI de Vila D’Este em Vila Nova de Gaia, não sabem informar nada como solicitar o computador Magalhães e da primeira vez que eu questionei na secretaria nem sabiam o que era o computador Magalhães …, pergunto como é possivel?
    Agradeço que me informem como posso obter o computador Magalhães?
    Por favor gostaria de uma resposta as questões mencionadas, obrigado.

  3. Gostava de saber quanto vou ter de pagar para adquirir o magalhaes para a minha filha que é dificiente, anda no 1º ciclo e tem a sorte de ter um pai que ganha mais de 500€ por mes.
    Obrigado
    Paulo

  4. P.Dias Gostaríamos de ajudar mas não sabemos em que escalão p P.Dias se enquadra. Pode tentar o n.º 707 239 239 para este tipo de questões que caem um pouco fora da informação que foi dada.

  5. Li isto no Correio da Manha de 24 do corrente:
    “Programa e-escolinhas: Computadores custam no máximo 50 euros
    ‘Magalhães’ no 2.º Ciclo José Sócrates garantiu que todos os alunos até ao 12º ano podem agora optar pelo ‘Magalhães’ ou pelo programa ‘e-escolas’ destinado aos alunos dos 7º ao 12º anos. ”
    Como poderei inscrever-me , visto q vou aproveitar o curso “Novas Oportunidades” , para terminar o 12º ano?
    Obrigada

  6. o portatil magalhaes ja vem com messenger?e com a net intalada?

  7. Vivo no concelho de Alcobaça e dizem ao meu filho que anda no 4º ano do ensino básico que o nosso concelho não tem os códigos para dar aos alunos. Gostaria de saber se isto equivale à verdade ou é só uma grande falta de informação por parte dos professores. Poderei ter acesso ao código para o meu filho através de outra via?
    Obrigado

  8. o meu filho frequenta o centro terapêutico do restelo (escola de ensino especial) em lisboa, tem 12 anos. terá direito ao Magalhães? como devo fazer caso ele tenha direito. pertence ao ecalao 1
    obrigado

  9. O meu filho frequenta uma IPSS, no 2º ano. Quando vai estar acessível o portátil nestas instituições?

    Obrigado

  10. Gostaria de saber se já existem datas previstas para a disponibilização do Magalhães para as escolas do ensino privado. Penso não ser justo escolas privadas que também se encontram sobre a alçada do ministério da educação não beneficiarem, numa primeira fase, desta campanha. Além de, como é obrigação de todos os portugueses, os pais destas crianças pagam os seus impostos e, além disso, também suportam as despesas da educação dos seus filhos. Assim sendo, reitero a injustiça que se verifica nestas situações, com origem numa desigualdade de oportunidades proporcionada pelo Estado Português.
    Obrigado.

  11. Boa tarde,
    Tenho dois filhos em 1º e 3º de Primaria
    Tem nacionalidade portuguesa mas estudam no Instituto Espanhol de Lisboa.
    Têm direito ao Magalhães?? como é que podemos o conseguir?
    muito obrigada

  12. Saúde,
    uma pergunta pertiniente.
    Os alunos do primeiro ciclo se pedirem o magalhães, terão depois oportunidade para pedirem o portátil no 5ºano?

  13. Bom dia. Parabéns pelo blog.

    Tenho uma filha no 1º Ciclo (3º ano) e ontem já trouxe um formulário do Ministério da Educação para quem quiser solicitar o Magalhães (a escola é a EB 110 em Benfica, Lisboa).

    Tenho também um filho que entrou este ano no 2º Ciclo (5º ano) e que a seu tempo terá de optar por adquirir o Magalhães ou um outro portátil do programa e-escola. A minha pergunta é: tendo ele pelo menos mais 8 anos de escola até chegar ao 12º ano há a expectativa de voltar a adquirir outro portátil neste prazo de tempo ou esta é apenas uma oportunidade única na vida escolar de cada um?
    É que neste caso tenho dúvidas que o Magalhães dure os 8 anos…

  14. Francisco: Obrigado Francisco pelo seu comentário simpático. Aqui no blog, já não é a primeira vez que se coloca essa questão. Se bem que o melhor mesmo, seja questionar directamente o centro de atendimento – n.º 707 239 239, alguns pais, já testemunharam aqui que lhes foi dito que a subscrição do Magalhães, em nada impede posteriormente a do portátil do eescola.

  15. gostava de saber se portatil magalhaes tem custos mensais para crianças do escalao A ? tambem gostava de saber se o computador fica na escola ou se vem para cas?
    agradecia resposta
    obrigado!

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.