Quanto custará o Magalhães

Quanto custará o Magalhães

Magalhães” height=”126″ width=”174″ alt=”Quanto custará o Magalhães”/>As crianças dos 6 aos 10 anos são o público-alvo do Magalhães, o primeiro portátil produzido em Portugal numa parceria entre a Intel, a JP Sá Couto e a Prológica, apadrinhada pelo Plano Tecnológico. O Governo quer disponibilizar já no próximo ano 500 mil portáteis para os alunos do Primeiro Ciclo, mas nem todos serão gratuitos, embora quem os tiver quer pagar acabe por fazê-lo a custos bem abaixo dos do mercado.

O custo de produção do Magalhães será de 180 euros, mas os encarregados de educação não terão de dispender essa verba. Os pais dos alunos do ensino básico que não estão abrangidos pela acção social vão pagar 50 euros pelo portátil Magalhães. O portátil made in Portugal será gratuito para os alunos abrangidos pelo primeiro escalão da acção social escolar. Os alunos inscritos no segundo escalão pagam 20 euros.

O Governo estende assim o programa e-escola ao e-escolinha e assim sendo as crianças que se encontram dentro do escalão A não pagarão nada, sendo que as do escalão B pagarão apenas 20 euros. Já as famílias sem acção escolar pagarão 50 euros.

Primeiro-ministro

As primeiras entregas vão decorrer já em Setembro e tudo será tratado no seio das escolas. Numa primeira fase este computador deverá chegar aos 500 mil alunos do primeiro ciclo. Contudo, a ideia do consócio é produzi-lo em massa para todo o mundo, constituindo-nos desta forma como país exportador de computadores.

Technorati : , , , ,

86 Comentários

  1. Pingback: Incluirá o Magalhães o processador Atom da Intel? | Portátil Magalhães

  2. Só quero por uma questão; quem não quizer a ligação à internet também só paga os € 50?

  3. Raquel: Ainda não conseguimos apurar isso Raquel. Mal saibamos algo daremos aqui notícia. Subscreva os artigo por email e assim estará sempre informada.

  4. O computador também vai estar à venda ao publico em geral ou só vai fazer parte do programa e-escola? Qual será o preço?

  5. Tenho uma filha com 5 anos (feitos este ano), portanto ainda não vai este ano para a escola. É possível comprar o Magalhães no circuito comercial normal a um preço não subsidiado? Se sim, porque preço?

  6. correcção: “por que preço”, assim, sim 🙂

  7. PERGUNTAS:

    1. SE TEM WIRELESS INCORPORADO PARA ACESSO À NET
    2. SE VEM EQUIPADO COM WINDOWS
    3. SE VEM EQUIPADO COM WINDOWS OFFICE
    4. TEM INTERNET EXPLORER E MICROSOFT OFFICE OUTLOOK
    5. TEM ENTRADAS DE USB, CABLE, E PHONE
    6. TEM CAMERA INCORPORADA
    7. COM ISTO TUDO QUANTO CUSTA
    8. POSSO ENCOMENDAR VIA NET E QUANDO

    OBRIGADA

  8. Sérgio: Já tivemos indicações que ia ser uma realidade, mas ainda não está acertado … nem o preço.

  9. António: Tem Wireless; terá Windows XP ou Linux; deverá ter um pacote de produtividade, do género do MS Office; terá IE e o Outlook ou uma alternativa; tem portas USB (faltará dizer o que quer dizer com cable e phone); tem Web-cam. As restantes perguntas também têm resposta em alguns dos artigos aqui do blog.

  10. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO. O QUE QUIS DIZER COM CABLE E PHONE, É SE TEM AS ENTRADAS PARA NET POR CABO E POR PHONE.

    APROVEITO PARA PERGUNTAR QUANDO É QUE TERÁ ISSO TUDO, QUANDO SE PODE ADQUIRIR E SE TERÁ WORD, EXCEL, POWER POINT.

    OBRIGADO

  11. António: Sim António. Terá portas RJ-11 e RJ-45, para ligação à linha telefónica tradicional e a cabos de rede. Com certeza dando-se a possibilidade de ter 2 sistemas operativos, vai poder optar entre Windows e Linux. Se escolher Windows virá certamente com o pacote do MS Office que inclui Word, Outlook, Powerpoint, Excel, … Escolhendo Linux também terá instalado um pacote com aplicações muito similares, que realizam praticamente o mesmo destas.

  12. OBRIGADO PELA INFORMAÇÃO. A PARTIR DE QUANDO É QUE SE PODE ENCOMENDAR VIA NET?

    OBRIGADO

  13. As crianças do 5º e 6º ano não são abrangidas por este programa? Nem pelo programa e-escola? Sei que foi alargado até ao 7º ano, o que deixa as crianças do 2º ciclo “entaladas” entre dois programas mas sem direito a estas oportunidades!

  14. Tenho dois filhos, a mais nova vai iniciar em setembro o 1º ano do ensino básico e o mais velho vai iniciar o 6º ano. Logo que possível vou adquirir o computador magalhães para ela. Como faço para adquirir um computador para ele? Tem que esperar mais um ano até ir para o 7º ano?

  15. António: ainda não sabemos … fique atento ao site, ou subscreva por email (acima)

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.