Eescolinha Magalhães: respostas pendentes sobre o portátil português

Eescolinha Magalhães: respostas pendentes sobre o portátil português

Magalhães: respostas pendentes sobre o portátil português” height=”124″ width=”271″ alt=”Eescolinha Magalhães: respostas pendentes sobre o portátil português”/>Finalmente começam a chegar os esclarecimentos e as confirmações que faltavam. Já foi lançado o site eescolinha e com ele veio a informação que estava em falta, e que nós aqui no blog apenas poderiamos apontar como provável. Hoje foi dia de muitas decisões e de muita informação, veja também o artigo sobre a própria entre dos primeiros Magalhães nalgumas escolas do país. Em breve, quando conseguirmos algum tempo, alteraremos as FAQs, mas ficam aqui desde as respostas às questões que estavam por responder:

Os alunos do 2º ciclo têm direito ao Portátil Magalhães?

Sim. Veja o seguinte artigo.

É obrigatório aderir à Internet para ter o Portátil Magalhães?

Não. A adesão a assinaturas Internet é facultativa. No entanto, sendo importante garantir aos alunos o acesso à Internet em casa, pois na escola terão Internet cedida pelas Autarquias, serão criados programas de apoio a subscrição destes serviços a preços controlados. Mas muitos pais que já têm Internet em casa poderão incluír o Magalhães do seu “filhote” nessa utilização.

O portátil Magalhães também estará disponível para o ensino particular?

Sim. Mas a entrega dos necessários códigos para o pedir, será posterior à entrega prevista para o ensino público.

Quando estarão disponíveis os códigos para subscrição do Magalhães?

Os códigos serão emitidos muito em breve. As escolas serão devidamente informadas pelo Ministério da Educação dos procedimentos a adoptar para aceder aos códigos.

Site eescolinha

113 Comentários

  1. Paula Nobre: Tente este número: 707 239 239. É o do centro de atendimento do ME.

  2. É favor me informar de quando serão entregues os portáteis Magalhães na Escola Primária EB 1 com Jardim de Infância de Leirós, Freguesia de Pedroso, Concelho de Vila Nova de Gaia. Obrigado

  3. A escola do meu filho pede que eu escolha o operador para entega do Magalhaes.Mas eu nao sei para que serve esta escolha e se tenho que pagar alguma coisa.

  4. Tendo eu internet em casa, como posso juntar o Magalhães à minha conta de adsl?

  5. A minha filha frequenta o 3ºano do basico. eu recebi em casa um papel do agrupamento escolar sobre o magalhaes. As regras definidas nesse papel são as seguintes:
    a partir de 15 de outubro os professores farão chegar aos pais interessados uma ficha de adesão e um termo de responsabilidade, os quais deverão ser preenchidos e devolvidos, para que os professores possam proceder ao pedido do computador. (nota: neste documento será obrigatorio a escolha de um dos seguintes operadores: tmn, vodafone, optimus ou zon.)
    A seguir terá de se aguardar que a operadora escolhida o notifique para proceder ao pagamento em questão. (nota: escalão A – sem custo. escalão B – 20€. escalão C – 50€).
    e depois aguardar a entrega do pc na escola.

    Atenção a net é uma opção adicional de cariz facultativo que inclui custos adicionais.

    Só ainda não consegui saber o custo dessa net.
    espero que esta informação tenha sido util.

  6. Bom dia,
    Gostaria de saber se adquirindo o portátil através duma operadora, poderei mais tarde aceder à internet através de outra operadora. ou terá de ser a mesma através da qual solicitei o magalhães? Tenho alguma urgência em ter uma resposta sobre este assunto, visto que tenho que finalizar o pedido hoje na escola da minha filha.
    Obrigado

  7. Olá, a escola do meu filho não quer aderir ao programa. Como posso obter o magalhães sem ter que pagar o preço da loja?Obrigada

  8. Madalena: Basta que o seu router (a existir) tenha uma porta ethernet livre (uma ligação por cabo) – compra um cabo, liga-o ao Magalhães e configura a ligação à semelhança do seu outro computador. Um método alternativo, ainda mais simples, mas que envolve um custo, é adquirir um router wireless (sem fios) que ligará ao seu router/modem, e lhe permitirá difundir o sinal pela casa, configurando assim o acesso sem fios do Magalhães.

  9. Vanessa: Se optar por não subscrever a Internet, achamos que depois a qualquer altura poderá optar pela operadora que muito bem entender, mas tente uma confirmação oficial pelo nº 707 239 239 (centro de atendimento do ME)

  10. Evelyn Moraes: A escola do seu filho é privada?

  11. sr.admin gostaria de ficar esclarecida se o escalão para o Magalhães, é e só basta o documento emitido pela segurança social indicando o escalão de abono de familia, ou se com esse documento devo dirigir-me á Câmara Municipal da minha residência a fim de tratar do respectivo escalão do ASE visto esta atribuição ser da competência das Câmaras, e de seguida então provar que sou beneficiária ou não, deste apoio? Muito Obrigado.

  12. Alem dos custos que se fala da aquisição do equipamento+ a adesão á internet e utilização ( Facultativo) que outras despesas poderão estar associadas á aquisição do computador Magalhães.

  13. Se numa sala de aula houverem pais que não queiram aderir ao Magalhães, por terem mais computadores em casa, pode o professor tomar uma posição de: ou têm todos ou não tem nenhum”?
    Isto porque em actividades a desenvolver na sala de aula, convem que todos estejam em sintonia. Ou seja o Magalhães é uma imposição tal como um manual escolar?

  14. Exmo./a. Sr./Sr.ª,

    Porque será que quando a informação a divulgar ou a questão levantada é incómoda as respostas são sempre vagas e deixam espaço para se subjectivar ao seu redor?

    Na aquisição do portátil Magalhães através do programa e-escolinha a internet não é de adesão obrigatória, no entanto… blá… blá… blá… conforme indicado no site oficial e com link patrocinado no rodapé desta página com o título RESPOSTAS PENDENTES SOBRE O PORTÁTIL MAGALHÃES… então e o que significa EFECTIVAMENTE e passo a transcrever: MAS MUITOS PAIS QUE JÁ TÊM INTERNET EM CASA PODEM INCLUIR O MAGALHÃES DO SEU “FILHOTE” NESSA UTILIZAÇÃO ?????

    Isto significa que adquirindo o Magalhães através do programa e-escolinha custa exactamente o mesmo preço (dependendo do escalão) caso NÃO SE SUBSCREVA A INTERNET FIXA ou MÓVEL e ponto final, e nesse caso os pais que tiverem internet em casa e caso pretendam configuram o Magalhães no seu acesso e plano já existente OU NÃO?
    OU tem de aderir a mais um “qualquer” plano adicional de algum dos operadores de internet associados a esta… chamemos-lhe “parceria educativa” quer seja o operador já contratado para casa ou não e LOGICAMENTE EM CONDIÇÕES MUITO VANTAJOSAS… blá… blá… blá…

    É porque a resposta ao facto de SEM ADESÃO À INTERNET o Magalhães custar ou não exactamente o mesmo valor publicitado no programa e-escolinha deve ser um simples SIM ou NÃO.

    E ou somos os únicos fora da recessão mundial e portanto efectivamente o estado (portanto nós portugueses) podemos todos contribuir para os milhões que se irão pagar à JP SÁ COUTO para fornecer os portáteis a custo zero ou no limite a 50 euros (preço seguramente ao qual o fabricante não está a comercializar os equipamentos e a dar pois efectivamente penso que ninguém acredita que o esteja a fazer)… ou então alguém (novamente nós portugueses) terá de os pagar e se a adesão à internet for obrigatória em qualquer forma ainda que camuflada com o tópico “ADESÃO À INTERNET É FACULTATIVA” blá… blá… blá… “MAS MUITOS PAIS QUE JÁ TÊM INTERNET EM CASA PODEM INCLUIR O MAGALHÃES DO SEU “FILHOTE” NESSA UTILIZAÇÃO”… então aí fica explicado de que modo iremos pagar o Magalhães “através do pagamento da mensalidade de internet” ou então isto está tudo muito confuso.

    Será que me podem esclarecer, a mim e aos outros milhões que perguntam o mesmo?

    Pedro Carvalho

  15. Pedro Carvalho: Efectivamente, como o Pedro escreve, (não sei se em relação ao seu próprio texto), o seu comentário é deveras confuso. Algumas precisões, por favor, antes que possa pensar em tentar ajudá-lo:
    1. O seu comentário é feito no sentido de pedir a alguém (o administrador ou algum leitor do blog), que o esclareça?
    2. Fala num link patrocinado. Que link patrocinado?
    3. Que milhões são esses que diz “representar”?

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.