Eescolinha Magalhães: respostas pendentes sobre o portátil português

Eescolinha Magalhães: respostas pendentes sobre o portátil português

Magalhães: respostas pendentes sobre o portátil português” height=”124″ width=”271″ alt=”Eescolinha Magalhães: respostas pendentes sobre o portátil português”/>Finalmente começam a chegar os esclarecimentos e as confirmações que faltavam. Já foi lançado o site eescolinha e com ele veio a informação que estava em falta, e que nós aqui no blog apenas poderiamos apontar como provável. Hoje foi dia de muitas decisões e de muita informação, veja também o artigo sobre a própria entre dos primeiros Magalhães nalgumas escolas do país. Em breve, quando conseguirmos algum tempo, alteraremos as FAQs, mas ficam aqui desde as respostas às questões que estavam por responder:

Os alunos do 2º ciclo têm direito ao Portátil Magalhães?

Sim. Veja o seguinte artigo.

É obrigatório aderir à Internet para ter o Portátil Magalhães?

Não. A adesão a assinaturas Internet é facultativa. No entanto, sendo importante garantir aos alunos o acesso à Internet em casa, pois na escola terão Internet cedida pelas Autarquias, serão criados programas de apoio a subscrição destes serviços a preços controlados. Mas muitos pais que já têm Internet em casa poderão incluír o Magalhães do seu “filhote” nessa utilização.

O portátil Magalhães também estará disponível para o ensino particular?

Sim. Mas a entrega dos necessários códigos para o pedir, será posterior à entrega prevista para o ensino público.

Quando estarão disponíveis os códigos para subscrição do Magalhães?

Os códigos serão emitidos muito em breve. As escolas serão devidamente informadas pelo Ministério da Educação dos procedimentos a adoptar para aceder aos códigos.

Site eescolinha

113 Comentários

  1. Bom dia,

    Gostaria de saber o valor mensal de cada operadora para o magalhes?

    Obrigada.

  2. Bom dia,

    Quando chega o Magalhães a escola 1ºciclo Casal Bolinhos do distrito de Setubal?

    obirgada.

  3. Vanda: O que se sabe está sumariado no seguinte artigo

  4. gostaria que me explicassem o seguinte: se nao é obrigatório aderir a um serviço de internet entao para que temos de escolher uma operadora e quais são os encargos mensais com o guimaraes?

  5. Boa noite,gostaria de saber quando o magalhaes chega a escola da minha filha que é a EB1 das parretas em Braga .Aguardo resposta

  6. O meu filho já recebeu o MAGALHÃES. Ainda não trabalhou com ele na Escola. Tentei ligar o Magalhães à NET, e consegui. Entra-se nas páginas da MICROSOFT e tudo corre bem. Se tentarmos outros endereços…. Népia. Não funciona. Liguei em 3 redes diferentes e com uma PEN da Vodafone. Igual. Dizem que os mesmos vêm bloqueados tal qual os telemóveis… Só quem adere à banda larga é que terá NET. Sendo assim, julgo que o melhor é devolver o “bcho” ao governo, juntar + 200 Euros e comprar um na FNAC. Esses trabalham sem qualquer “leasing” com as operadoras.
    Cheira-me a negócio, Sócrates !!!

  7. Fernando Alves: Não Fernando, se assim fosse seria uma vergonha, e já teria sido denunciado por muito boa gente. O problema deve ser outro. Tem a certeza que configurou bem o acesso? Configurou o endereço IP e os DNS da mesma maneira que tem o seu outro PC lá de casa?
    Se não for isso, ainda há a possibilidade de ser o software de controlo parental que lhe está a inibir o acesso.

  8. recebi hoje da EB1 Santiago de Custóias uns papeis pra preencher pra receber o Magalhães e falam no tarifário da internet dando o site: http://www.eescolinha.gov.pt para ver os tarifários das diferentes operadores mas ao entrar nesse site constei que em nenhum lugar aparece os tarifários nem sequer algum ajuda para vermos os ditos tarifários. Será que temos que ir a cada operadora ver os tarifários visto o site não nos esclarece em absolutamente nada. Sabendo que há mts interessados na mesma questão e nem assim nos e facultada nenhuma ajuda

  9. Paula: O eescolinha já tem essa informação. Tente estes links directos: tmn-sapo, vodafone, zon netcabo.

  10. Bom dia, efectivamente muitas das questões centram-se no acesso obrigatorio ou não à internet..segundo refere é facultativo, contudo, ontem informei-me junto da AR Telecom (meu operador de internet) a saber se podia ligar o Magalhães e informaram-me que dependia da Vodafone (operador selecionado para fornecer o PC). Isto é, segundo os mesmos, a questão reside se a internet neste PC estará bloqueada a outro operador que não o que é responsavel pela entrega do mesmo. Contactei a Vodafone mas ainda não obtive resposta.Evidentemente que será necessario um router para ligar os 2 PCs em conjunto.É pena que junto a uma boa iniciativa venha sempre o cunho da desorganização e falta de planeamento que nos caracteriza! enfim…

  11. Recebi uma mensagem do programa E-Escolinhas a dizer para efectuar o pagamento de 50€ no prazo de 5 dias. E tambem para obter informação adicional consultar o site http://www.youtsu.pt . Sera que isto não éuma tentativa de burla. Peço ajuda a quem souber mais sobre o assunto. Obrigado.

  12. Silvestre Campanhã

    Boa noite. Estou com um problema. A minha esposa, tal como outros encarregados de educação, recebeu hoje uma SMS para efectuar o pagamento do Magalhães via multibanco no prazo de 5 dias úteis. O problema é que a mensagem foi eliminada inadvertidamente e agora não sei o que fazer pois o prazo é curto e temo que depois já nao vá a tempo de receber o computador.
    Será que alguem me pode informar o que fazer para reaver essa SMS?

  13. Silvestre: Tente contactar o centro de atendimento do ME, nº 707 239 239. Espero que consiga solução 🙂

  14. A minha pergunta vai de encontro à pergunta n.º 30, da Escola do Povo das Mercês: os alunos pré-escolar (4, 5 anos) não podem ter acesso ao Magalhães? Cada vez mais cedo eles começam a interessar-se por brincar e aprender com o computador, e julgo que é de incentivar!

  15. Cláudia: Só o Ministério poderá receber essa sua sugestão e tê-la em conta, Cláudia. Somos completamente alheios a essa questão. Foi anunciado o Magalhães para o 2º ciclo e até agora não há qualquer novidade sobre o assunto, quanto mais para o pré-escolar.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.