Um dos sistemas operativos do Portátil Magalhães

Um dos sistemas operativos do Portátil Magalhães

Magalhães” height=”161″ width=”222″ alt=”windows xp embedded”/>Embora ainda se desconheçam pormenores quanto ao software que equipará de raiz o Magalhães, é certo, que pelo menos uma das alternativas, (a não ser mesmo uma configuração única) passará pelo Windows da Microsoft. Tanto mais, que já se aponta que a Microsoft é parceira no desenvolvimento do Magalhães. Fomos então ver que tipo de Windows XP poderão trazer as máquinas que vão ser distribuídas aos nossos miúdos.

Num computador que primará por alguma contenção de componentes, dado o baixo custo que se reveste, a ligeireza do sistema operativo que lhe instalamos, pode fazer toda a diferença para dele conseguirmos um desempenho aceitável.

A confirmar-se a configuração com Windows XP, a versão do sistema operativo da Microsoft, não será a mesma que ainda hoje equipa muitos computadores e portáteis de todo o mundo – aqueles que preferem os sistemas operativos proprietários da empresa de Redmont às distribuições livres de Linux e que ainda não foram tentados pelo Vista, ou dele fogem.

Windows XP Embedded

Ao que tudo indica, a JP Sá Couto e o consórcio produtor do Magalhães, instalarão de fábrica uma versão criteriosamente seleccionada dos componentes do Windows XP Professional que interessarão incluir no portátil português, dado o uso a que este está destinado.

Windows XP Embedded, vulgarmente designado também por XPe – será este o sistema operativo da Microsoft com mais hipóteses de ser incluído no Magalhães, e que não é mais que uma versão “componetizada”, ou seja, escolhida componente a componente, do Windows XP Professional. Uma escolha criteriosa dos componentes do sistema operativo que realmente interessam tornará assim o sistema bem mais leve e rápido, não exigindo muito das capacidades do hardware que equipará o Magalhães.

Technorati : ,

10 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.