O Formulário pelo qual tantos desesperavam já está online. Se a Escola já lhe deu o código de activação, já pode subscrever o Magalhães pelo formulário que já está disponível, como se suponha, no site http://www.eescola.pt/. No site, procure pelo menu inscrição.
Não se esqueça de vir aqui mais tarde dar conta de quanto tempo lhe demorou a chegar o Magalhães. Nós agradecemos, bem como todos os que aqui têm vindo procurar informação sobre o portátil das crianças. Obrigado
Os Zoombinis são os pacíficos habitantes de …















25-Setembro-2008 às 0:19
Atenção o endereço do site para formalizar a inscrição é http://www.eescola.net, e não pt.
Tenho umas dúvidas que julgo serem pertinentes:
- Até quando está previsto o programa e-Escolas/e-Escolinhas (até que ano lectivo)?
- Se um aluno do 4º ano efectuar a inscrição para o Magalhães (e-Escolinha), pode, no ano lectivo seguinte, realizar nova inscrição para o portátil e-Escolas, já que este programa foi alargado até ao 5º ano?
25-Setembro-2008 às 9:38
Bom dia outravez,
Venho também informar que além so site do “e-escolinhas” a inscrição também pode ser efectuada atraves do seguinte site “http://www.eescola.net/”, aparece a pagina principal e tem de se clicar em “escolinha” e ai também tem as informações e o link de acesso á página da inscrição.
Cumps
25-Setembro-2008 às 9:42
Contactei a linha das e-Iniciativas e obtive as respostas às questões que coloquei de início:
- Os programas e-Escolas/e-Escolinhas, para já, não têm data ou indicador do seu fim. Ou seja, um aluno que só vá ingressar o 1º ano no ano lectivo de (e.g.) 2010-2011, está habilitado a adquirir o Magalhães nessa altura, excepto se o programa for cancelado ou terminado até lá, claro! Porém, ainda não há data prevista para tal.
- Embora os programas e-Escolas e e-Escolinhas tenham condições e designações distintas, os códigos de validação aplicáveis para formalizar a inscrição são únicos. Ou seja, um aluno que opte por adquirir o Magalhães, fica excluído do programa e-Escolas, porque não terá mais nenhum código disponível! (esta informação pode vir a ser actualizada, ou seja não invalida que as regras sejam alteradas entretanto).
Espero que esta informação venha a ser útil. Cumps.
25-Setembro-2008 às 11:23
Até aqui tudo bem, só que… Segundo informação da escola, no dia de hoje, terei que me deslocar á Segurança Social, obter 1 documento que indica o escalão de Apoio Escolar a que o meu filho pertence (diga-se de passagem que não está abrangido), entregar 1 cópia desse documento ao professor e ao Agrupamento Escolar e só depois me posso inscrever. Só que códigos… nada. Reconheço que neste tipo de situações há sempre muita informação cruzada e errada. Por isso seria bom que alguém pudesse esclarecer como decorre TODO o processo do principio ao fim para clarificar estas situações. Sinceramente, tenho muito pouca vontade de me deslocar sem necessidade á Segurança Social….
25-Setembro-2008 às 11:44
Obrigado a todos os que nos alertaram para a gralha do endereço do site. Já está corrigido. Ontem o artigo foi para o ar bastante tarde, eu já devia estar meio a dormir
E desculpem não mencionar todos os que simpaticamente nos avisaram e não apresentar os seus comentários. É que o Wordpress - o motor aqui do blog - “comeu” inadvertidamente alguns desses avisos, daí que optamos (optei) por não mencionar ninguém. Obrigado.
25-Setembro-2008 às 12:14
Bom dia
Recebi hoje via email, a informação que já podia fazer a inscrição tal como V.Exas., aqui tb anunciam, mas chego ao site da http://www.eescolinha.gov.pt/inscricao.html , a resposta que obtenho é a mesma de todos os dias : “Inscrição O Ministério da Educação disponibilizará brevemente às escolas toda a informação sobre o processo de inscrição dos alunos nesta iniciativa.”
Será que sou eu que não estou a fazer da forma correcta, ou acontece com todos que acedam ao site.
Se souberem outra forma de ter acesso ao Formulário, agradecia que me indicassem.
Com os melhores cumprimentos
25-Setembro-2008 às 13:47
Boa tarde, no site http://www.eescola.pt não existe qualquer menu inscrição!!!!
25-Setembro-2008 às 14:58
Não encontrei qualquer formulário.
Procurei no e.escola e até no e-escolinha (http://www.eescolinha.gov.pt) agradeço que enviem o link directo (se já exitir) a fim de poder inscrever a minha filha…
25-Setembro-2008 às 15:12
ola, ainda bem que foi largado ao 2º ciclo, que fixe!!!
25-Setembro-2008 às 18:58
AlfmaniaK: Obrigado. Um bem haja AlfmaniaK por vir esclarecer todos os pais que estejam na dúvida quanto a aderirem ao Magalhães ou a esperarem pelo eescola.
25-Setembro-2008 às 19:10
Luís Ferreira: Tem razão, os procedimentos parecem variar. Mas esse documento da Seg Social deverá ser mesmo necessário, pois vários pais já aqui o referiram. Acontece, é que a generalidade já o recebeu em casa por correio, sem que sequer o tivesse solicitado, e quando ainda nem se sabia que seria necessário. Porque não tenta pedi-lo por telefone?
25-Setembro-2008 às 19:13
Maria João, Artur Miranda e Fernando Morais: Vão directamente aqui. Mas têm que já ter o código.
25-Setembro-2008 às 19:27
Tenho 9 anos e estudo na Casa Pia de Lisboa - CED N.ª Sr.ª da Conceição e por este Estabelecimento de Ensino pertencer ao Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e não ao Ministério da Educação, ainda não me foi atribuído código de activação, nem sabem quando o mesmo será atribuído. SERÁ QUE ALGUM DIA ME IRÁ SER ATRIBUÍDO O CÓDIGO E TER UM COMPUTADOR IGUAL AOS OUTROS ALUNOS DA MINHA IDADE? OU OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO E OS SEUS ALUNOS SÃO TRATADOS DE MANEIRA DESIGUAL? ONDE PÁRA O LEMA “MAIS EDUCAÇÃO MENOS EXCLUSÃO!”
25-Setembro-2008 às 19:32
André: Estou contigo. Acho, e todos o que lerem o teu comentário por certo concordarão que deverias ter acesso a um Magalhães como todas as outras crianças do teu escalão etário.
Só posso torcer para que assim aconteça e aconselhar-te a ligar para o centro de atendimento para esclareceres essa questão. O n.º é o 707 239 239
25-Setembro-2008 às 20:17
Fui ver o formulário e reparei que era necessári o nº do BI da criança para a podermos inscrever… o meu filho tem 7 anos e ainda não tem BI, qual o nº que poderei colocar?
26-Setembro-2008 às 0:54
Vivas, vi em várias lojas a anunciar e a fazer publicidade do tipo : “reserve já aqui o seu Magalhães”, então a minha duvida é a seguinte:
Este “brinquedo” vai ter venda directa ao publico?Qual o seu preço se adquirido em uma loja???
Com os melhores cumprimentos, Alexandre Braga
26-Setembro-2008 às 11:37
Já li na imprensa e em revistas da especialidade que o Magalhães vai ter duas versões, a mais e a menos poderosa, em que a diferença assenta principalmente no processador. Gostaria de saber de que forma poderemos ter acesso à versão com o processador Atom?
Obrigado
26-Setembro-2008 às 11:47
admin
Obrigado pelo conselho. Estou a tentar obter mais informações e logo darei aqui conta do que consegui saber.
26-Setembro-2008 às 14:23
Reparei que a TMN já tem uma página para pré-inscrição aqui:
http://www.tmn.pt/portal/site/tmn/menuitem.0143d3546741f79ae8f48210751056a0/?vgnextoid=0584222fbfa8c110VgnVCM1000005401650aRCRD
No site dos outros operadores (Vodafone, Optimus e ZON) não encontrei nada.
Parece seguro que não vai ser obrigatório formalizar nenhum contrato de banda larga, ou similar, mas no site da TMN dizem que a pré-isncrição será para garantir “prioridade”, até porque as escolas ainda não têm os códigos.
Vamos lá a ver se este envolvimento dos operadores móveis não é um “gato escondido com o rabo de fora”….
26-Setembro-2008 às 16:33
Teresa: A Escola ao dar-lhe o código não lhe deu indicações quanto a isso? Nós aqui no blog, não sabemos.
Pergunte na escola por favor, e depois podendo anuncie aqui, que muito agradecemos, pois vários pais já perguntaram o mesmo.
26-Setembro-2008 às 16:44
António Matos: Obrigado pela informação que nos trouxe. Também nos apercebemos disso, e como o António, encaramos o facto com algumas reservas.
Trata-se com certeza da TMN a adiantar-se às outras, mas realmente a “prioridade” necessitava de ser melhor explicada.
26-Setembro-2008 às 21:16
quando e que tenho omeu
27-Setembro-2008 às 0:34
Como suspeitei assim que vi o endereço, esse endereço não é oficial.
O domínio é .net e não .gov.pt
Se pesquisarem, normalmente faço-o no http://www.whois.net, verão que o domínio está registado em nome de:
Grande Cena
Alberto Lopes (albertolopes@grandecena.com, lucindanunes@oacaso.pt)
+351.213815790
Fax: 351.
Av C. Fernando de Sousa 21, 19E
LISBOA, 1070-072
Aconselho a aguardar pelo site oficial em http://www.eescolinha.gov.pt/
27-Setembro-2008 às 15:01
Este computador Magalhães parece-me uma excelente aquisição até para crianças mais pequenas. Em vez de comprar um de “brincar”, a minha filha de 2 anos brincaria com um ” a sério”!! Sabe.-me dizer, por favor, se eu posso comprar um sem essses códigos? Onde?
Obrigada
27-Setembro-2008 às 15:13
Fernando Morais: Está a falar de que site? de que endereço?
27-Setembro-2008 às 16:55
olá, perguntei no agrupamento da escola da minha filhota como é que adquiria a senha e na secretaria ninguem sabia de nada, nem sabiam quem era o magalhães…. como é que posso saber se já está disponivel o código se nem sabem nada do computador, só na escola é que dão os códigos?
28-Setembro-2008 às 12:53
Bom dia.
Pois é, depois de ler alguns comentários neste sítio sobre a possivel aquisição do Magalhães, percebi que esta facilidade não vai estar disponível para todos as crianças, pois não? Isto é, aqueles que estudam em escolas privadas, à partida estão excluidos por natureza, não é?
O Luis Ferreira fala de documento da Seg. Social, quer ajudar-me? De que se trata? A atribuição do magalhães depende do rendimento “per-capita”?
Obrigado.
28-Setembro-2008 às 16:05
gostava de saber qal o preço do portátil magalhaes para um aluno do 1ºciclo sem qualquer escalao. cumprimentos
28-Setembro-2008 às 16:06
Luísa: Já está confirmado que os alunos do estabelecimentos privados também terão acesso ao Magalhães - este artigo.
29-Setembro-2008 às 10:20
hoje, 28 de setembro, contactei a escola onde estudam os meus filhos em vila franca de xira, e garantem que não têm qualquer informação para dar aos pais.
29-Setembro-2008 às 12:01
Luisa Mano
O documento que me pediram indica a que escalão da Acção Social Escolar (ASE) os nosso filhos pertencem. O acesso ao Magalhães não depende do seu rendimento mas o valor que vai pagar por ele sim. Veja essa informação aqui : http://www.eescolinha.gov.pt/faqs.html.
Entretanto, sobre o documento da Segurança Social , saiu este artigo no JN
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=978489
29-Setembro-2008 às 19:56
Boa Noite , gostaria de saber se alguem tem informação de quando os portateis estão disponiveis para escolas particulares, visto que na escola não sabem de nada e ninguem do ministerio me dá informações ás quais acho que tenho direito.
Percebo que primeiro cheguem ás escolas do estado o que me intriga é ninguem estar disposto a dar-me informações sobre quando estão disponiveis em particulares.
Obrigado
29-Setembro-2008 às 22:27
Por favor alguem me pode dizer porque é que o governo tem de ser tão complicado, e porque náo diz logo como se processa tudo passo a passo??!!
é que assim é uma grande confusão, ninguem sabe exatamente como se faz para se adquirir o magalhães…
Já perguntei ao prof. do meu filho ele diz que é a escola do meu filho que trata de tudo, outras pessoas já me disseram que é preciso entrgar um papel ao prof. a dizer que estamos interessados, também já ouvi que se tinha de increver no site de umas das operadoras de net, alguém me pode explicar exatamentre como hei-de fazer para adquirir o Magalhães??? se alguem souber exatamernte como se processa tudo e me poder explicar eu agradeço.cumprimentos
30-Setembro-2008 às 0:25
Luis Ferreira: Obrigado pelo seu esclarecimento.
30-Setembro-2008 às 10:49
Realmente o nosso pais é o máximo …. enquanto à escolas que já receberam o Magalhaes Na ESCOLA Nº 143 em LISBOA (Agrupamento NUNO GONÇALVES) ainda nem sabem os cógidos ou como se processa toda a situação.
30-Setembro-2008 às 21:55
fiz a pré-inscrisaõ espero que não seja um fiasco aguardo resposta.
1-Outubro-2008 às 15:36
Boa tarde,
A minha filha frequenta o 5º ano na escola EB2/3 de Manuel Oliveira no Porto e eu tentei falar com a secretaria da escola, para saber o nº inscriçao de matricula dela e a resposta foi: que não sabem ainda de nada e para ir ligando. Então à escolas que já estão preparadas e outras não? Como é isto possivel e quando poderá ela entao obter o Magalhães?????? Agradeço que me dêm uma dica para este assunto…..
1-Outubro-2008 às 16:16
A escola da minha filha deu me um papel para eu preencher com o codigo da escolaa minha duvida e o seguinte e depois como se processa isto quando me dão o codigo ? gostaria que me respondessem.
ainda tentei por o codigo da escola mas esse não e pois diz codigo invalido
1-Outubro-2008 às 17:25
Afinal a adesão À Internet é obrigatória ou não? Se não quiser comprar através de uma operadora, ondefectuoa inscrição??
No Correio da Manhã já andam a encaminhar os pais para as operadoras, como se a escolha de uma operadora fosse obrigatória!!! Não acho nada simpático!
1-Outubro-2008 às 18:34
Escola Infante D. Pedro - Buarcos - Figueira da Foz
Também ainda não sabem os códigos, nem quando os poderão vir a fornecer.
“Viva o plano tecnológico”
“Viva o nosso Primeiro Ministro”
2-Outubro-2008 às 6:48
Exmos. Senhores,
Tenho um filho que entrou com 6 anos que começou agora o 1º ano. Encontra-se na Escola João de Deus em Alvalade. Gostaria de saber se a mesma vai tb recepcionar códigos de acesso.
Tb gostaria de saber se crianças com algum defice de audição ou de visão são preteridas ou neste caso têm algum privilégio em relação as outras.
Cordialmente,
Sónia Jesus
2-Outubro-2008 às 8:58
Se os professores de primeiro ciclo não vão ter um pc igual ao dos alunos, como poderão esclarecer dúvidas sobre o seu funcionamento? A apresentação do sistema feita aos professores, pelos seus pares, não se tornará muito esclarecedora para a maioria… a informática deve ser treinada! Não seria útil que cada professor que dinamizasse actividades na sua sala de aula, pudesse ter também um pc igual ao dos seus alunos?!
2-Outubro-2008 às 18:48
o nosso pais e um espectaculo na escola da minha filha nem professores ou secretaria nao souberam dar uma resposta [alias varias]como fazer a inscriçao como o adquirir e onde.
Ja para nao falar que estou a espera a 3semanas do tal papel que a segurança social envia para casa a confirmar qual o escalao da minha filha
3-Outubro-2008 às 11:50
Bom Dia!
Queria dizer que é muito pouco esclarecedor a maneira como devemos de proceder para termos o magalhães.
A minha filha anda na 2ª classe numa aldeia do concelho de Caldas da Rainha, e na escola nada sabem e no agrupamento também não.
Não percebo porque é que não facultam os códigos a todas as crianças.
Não percebo porque é que umas escolas têm os codigos e a informação primeiro que outras. Afinal não defendem que somos todos iguais???????
Deviam de dar mais informações aos pais, deviam!
Assim as coisas não funcionam!
Cumprimentos
4-Outubro-2008 às 9:30
Bom Dia! O meu irmão anda no 2º ano de uma escola privada. Tenho verificado que no site da TMN já se pode efectuar a pré-inscrição, mas para isso, seria necessária activar o serviço de banda larga, coisa que não quero, pois ele já tem Internet. Gostaria de saber como adquirir o portátil sem Internet. A escola ainda não sabe dos códigos. Agradecia uma resposta.
Cumpzz:)
4-Outubro-2008 às 21:49
Boa noite, eu gostaria de saber se realmente os portateis poderão ser entregues ate ao final do ano lectivo o que é desesperante para as crianças pois eles já repararam nas noticias, que alguns meninos já receberam e que provavelmente nao chegarao para eles. Eu gostaria de saber se há alguma forma de fazer uma reserva ou pré-inscrição dos mesmos uma vez que as escolas primarias estão muito mal informados pois nunca dizem nada de concreto. Outra questão, gostaria de saber se o meu fillho de 10 anos poderá obter esse mesmo portátil. Será k temos mesmo de aguardar pela senha atravez da escola? ou podera ser obtida de outra forma. Agradecia uma resposta breve.
Gratos pela vossa compreenção um bem haja.
Felicidades para o vosso trabalho e parabéns!!!!!
5-Outubro-2008 às 22:15
Boa noite.
Pago os meus impostos não faço parte da lista de devedores ao estado, mas ainda não sei o escalão que foi atribuido aos meus filhos.
Em relação ao Mag. como é que poço ter uma ideia como todo aquele “brinde” do governo em fase de vacas magras funciona. Para uns de borla, para outros a 20€ e outros 50€, correcto. No caso de adrir a uma operadora como funciona?
Não sera dificil os pais dos alunos que ao fim do mês declaram aquilo que ganham e que os seus filhos muitas das vezes tem de ir a pé e à chuva para a escola, vão pagar para aqueles que levam os seus filhos de mercedes e lhe dão de mesada 30, 40, e 100€ para os neninos gastarem no bar porque a comida da cantina não presta para esses meninos.
Meus amigos estamos mais uma vez às portas de eleições e o pobre è que vai pagar esse tal Magalhães, que para alguns vai ser bastante util.
5-Outubro-2008 às 23:54
novo escalão ASE despacho 20956 / 2008 o escalão do abono de familia 3 corresponde ao escalão eescola 2 NÃO TE DEIXES ENGANAR . http://www.eescola.pt/WebSiteVA/layout/images/tabelaescaloes.jpg
7-Outubro-2008 às 17:08
recebi uma carta a dizer que o meu escalão é o 3, então vai ficar mais barato?, porque disseram-me que essa carta era só para nossa informação ???? no agrupamento disseram que era para a Camara na camara disseram que era para guardar, como é possivel……..
7-Outubro-2008 às 17:09
obrigada pela informação
7-Outubro-2008 às 22:24
Boa noite,
Atenção que o comentário 48 da senhora Manu é referente ao programa e-escolas e não ao e-escolinhas, ou seja não se aplica ao Magalhães.
Obrigada
8-Outubro-2008 às 14:19
Boa tarde.
Em Santa Maria da Feira já preenchemo o formulário de pré-adesão ao Magalhães.
Agora, no formulário de inscrição final em e.escolinhas tem um campo para o BI (Bilhete de Identidade). E se a criança não tiver ainda BI? É obrigatório preencher este campo, ou pode ser o BI do encarregado de educação?
Obrigado.
8-Outubro-2008 às 15:37
maria obrigada pela chamada de atenção, por acaso não tinha reparado, de qualquer modo a minha filha anda no 4º ano, já agora alguem sabe quando chegam ao agrupamento de escolas Dr. Francisco Sanches em Braga, é que lá como costume ninguem sabe nada…..concordo com o comentário 40 do Vitor
muito obrigada
melhores cumprimentos
8-Outubro-2008 às 21:06
boa noite o meu filho anda no 4-º ciclo e entregou o formulario para ter acesso ao magalhaes,e a professora pediu o papel da segurança social ,e para o pedir na cámara ,pedia que me tentasem ajudar pois não tenho beneficio,para o magalhaes,acho que não tenho de apresentar nada obrigado.
8-Outubro-2008 às 23:14
gostaria que me informacem como posso asedre ao formulario da pré inscrição
não tendo a senha,só me facilitam a senha em Novembro.
Ou não haverá necessidade da pré inscrição?
9-Outubro-2008 às 11:18
Como sempre, iniciativas à portuguesa, feitas “encima do acontecimento” e claro dando azo a estas confusões. Ninguém sabe de nada em concreto, abunda o “diz que disse” e toca a aguardar.
Ora digam-me lá se o correcto não seria tudo isto ter sido feito com tempo, para que ao iniciar este ano lectivo tudo estivesse a funcionar de forma correcta, sem esperas e dúvidas. Somos realmente muito mal governados, e pelo visto não há grandes alternativas sejam elas de partidos mais à direita ou mais à esquerda.
Eu, tal como muitos de vós, ao perguntar na escola do meu filho pelo Magalhães, ficou tudo de boca aberta e sem saberem nada de concreto.
Enfim Portugal no seu melhor e eu como vivo junto à fronteira, nem queiram ver o que terei de esperar. Certamente o tal Magalhães é mais certo ser para os meus netos do que para os meus filhos…
Quanto à questão do BI (agora Cartão do Cidadão), pelo que sei ele é “obrigatório” desde o nascimento da criança. E referi obrigatório entre aspas, pois em nenhum lugar encontro escrito que o seja, mas como é o único documento com fotografia que a criança terá, tem toda a lógica. A tal cédula de Nascimento, mais valia ter a dita da fotografia ou então deixar de existir, mas em burocracias somos nós o nº 1!
Por último e para os que ainda tem dúvidas relativamente ao envio do tal documento, emitido pela Segurança Social, se não estiverem abrangidos por nenhum escalão, logo não terão nenhum documento e terão de pagar 50 EUR pelo Magalhães. Fiquem bem e aguardemos com infinita paciência pelo portátil.
10-Outubro-2008 às 17:23
Vamos ler nas entrelinhas…
Isto foi uma das maiores operações de marketing alguma vez feita em Portugal. Tanta publicidade, tantas horas de emissão televisiva, tantas páginas de jornais, tantas vezes o nosso primeiro ministro apareceu para nos mostrar um produto que, segundo ele seria fornecido a um grande número de alunos, se não fosse gratuitamente, seria a um preço quase simbólico. Seria um passo enorme na educação dos nossos filhos…
E agora?
Esse computador tarda em ser distribuído, pelo menos da maneira como nos foi prometido. No entanto, em qualquer uma das grandes superfícies, em qualquer lgrande loja de informática, lá está ele, já disponível para quem quiser pagar 285 €. e julgava eu que ele nos tinha sido prometido por 50) .
Palavras para quê?
“Viva o plano tecnológico”
“Viva o nosso Primeiro Ministro”
11-Outubro-2008 às 0:06
Ora bem… Tirando a meia duzia de escolas que foi presenteada com a visita dos membros de estado q foram mostrar a dentuça pa televisao, mais nenhuma sabe de nada, nem tem codigos, nem esclarecem nada! Acho que o governo devia ter em conta que se tratam de crianças (acredito que aos filhos do Sr.Primeiro Ministro nada falte) e que verem na televisão e em todo o lado que vão poder ter um computador (que doutra maneira muitos pais não podiam dar) e ficam “aguadas” à espera! E depois termina o ano e vira o disco e toca o mesmo… =\
Para aqueles que perguntaram existe o Magalhães à venda na FNAC por quase 300€…
Seria bom que antes de venderem os computadores à Venezuela e sei lá mais aonde, dessem resposta às nossas crianças que afinal somos nós que pagamos impostos!!
12-Outubro-2008 às 12:16
Na escola da minha filha é proibido falar do Magalhães. Porque será?? Será que sabem que este nunca vai chegar?
Ou será pelo mesmo motivo que a Sra Directora da escola deu na reunião de apresentação??? “Não nos responsabilizamos pelos portáteis se as crianças os troxerem para escola”
Então para quê tanta publicidade???
Se lançam esta noticia,em tudo quanto é orgão de comunicação social, porque não informam as escoas melhor? A Sra. Directora da Escola parecia saber menos que os pais.
12-Outubro-2008 às 16:47
Boa tarde a todos,
Sou mãe de um menino de sete anos que frequenta o 2º ano (antiga 2ª classe). Na escola onde ele anda ninguém sabe de nada, pergunta-se e não se obtem respostas. Ouvi á dias que o nosso famoso primeiro-ministro garantiu que todas as crianças do 1ºciclo terão o seu Magalhães até ao final do ano lectivo 2008/09… SERÁ??? Pergunto eu… mas quem sou eu… uma humilde contribuinte deste país que vive numa aldeia esquecida deste país… e nesta aldeia, talvez os Magalhães acabem mesmo por não chegar… Ainda mais com a polémica á volta do fabricante destes portatéis estar a dever uma pipa de massa ao estado… que fixe… o estado fechou negocio com um devedor aos seus cofres!!!! Só mesmo aqui neste país… Mais… se fosse mesmo para dar os Magalhães ás nossas crianças (a zero euros, vinte euros e a 50 euros) não deveriam de ter sido tomadas todas as providencias para que logo em Setembro as senhas fossem entregues??? Já agora seria bom os responsaveis por este projecto de atribuição do Magalhães dizerem de uma vez quando é que as nossas crianças realmente terão o seu Magalhães em casa, tal como aconteceu a alguns sortudos que o tiveram sem sacrificio e sem esperas… mas como neste país nada se sabe, tudo se encobre… lá ficaremos nós é espera… á espera… é espera… de um D.Sebastião… ai desculpem… de um Magalhães… que tarda em entrar nos nossos lares…
(Nota: Se fosse a pagar os 285 euros AO ESTADO, será que já não teriamos as senhas ou o portatil em casa???)
Obrigada
13-Outubro-2008 às 20:21
oi
sou um aluno do 6 ano e estou indesiso entre o Magalhães e os da e.escola plz podem-me dizer qual e o melhor para a minha idade???(tenho 11anos)
15-Outubro-2008 às 11:49
Bom Dia
Venho aqui tambem manifestar o desagrado pela ausência de informação por parte dos responsáveis pelo programa em questão, depois de apresentarem o computador, depois de o entregarem com pompa nalgumas escolas, fica a faltar um compromisso sério das previsiveis data de entrega aos restantes alunos, pois a ansiedade destes vai crescenco e o pais não têm como explicar o porquê de não haver um Magalhães para todos.
Mas reparo também que não são só as crianças que desesperam , existem aqui muitos pais que estão tanto ou mais desesperados, pois só assim compreendo a forma como se branqueia e critica o maior passo de desenvolvimento tecnológico do nosso Portugal. Este programa juntamente com o E-escolas será a garantia que os nossos filhos terão um Portugal realmente europeu, com todas as oportunidades que isso acarreta, daqui a vinte trinta anos estaremos de certeza na vanguarda da europa, pois com o nosso engenho inato temos agora a possibilidade de dar as ferramentas necessárias aos nossos filhos. Não desesperem. Todas as grandes obras demoram o seu tempo e o Magalhães nem vai demorar tanto assim pois para o ano haverá eleições.
16-Outubro-2008 às 0:02
Tanto quanto sei e recebi hoje uma carta da escola com instruções, passo a dizer:
Temos de preencher um formulario, nada de codigos, e esperar que nos peçam o pagamento e só depois levantar o computador na escola. Quem lidera todo este processo é o professor. Quanto tempo demora não informa.
16-Outubro-2008 às 21:45
Pedro.. vai pelo e-escolas, pois os PCs agora têm melhores características. Com a tua idade´o Magalhães já está um pouco ultrapassado. A TMN tem boas ofertas em termos de equipamento, apesar de a Internet não ter lá muito boa fama.
QUanto À forma de requisição do Magalhães, não concordo que nos obriguem a ter intermediários… o processod evia ser igual ao do e.escolas, pois não pretendo receber o Magalhães com o processador “ultrpassado” Centrino de 900MHz. Estou À espera do Atom…
16-Outubro-2008 às 22:57
BOA NOITE.
Estou a gostar tanto deste maquiabelico “magalhães” mas já informei o meu filho qua anda na antiga terceira classe o mais certo era que só vinha quando passar para o antigo primeiro ano. Meus queridos amigos e pais não se iludam as eleições estão á porta. O negócio è tao bom que a empresa que vai fornecer o amigo “magalhães não deve nada ao fisco, caso contrário não poderia celebrar um contrato com o estado Portugês (esculpem com o senhor josé socrates.
18-Outubro-2008 às 14:21
Gostava k alguém m disse se quando é k as escolas do interior vão receber os codigos para o Magalhães .Visto k os professores nem sabem do k se trata .E ñ estou a brincar isto aconteceu na escola da minha filha. Espero sinceramente k o Sr .Primeiro Ministro Ñ s esqueça k na Beira baixa também a crianças ñ é só em Lisboa,e no Porto
20-Outubro-2008 às 17:42
Lamentávelmente este blog passou a ser mais um site para dizer mal do que para esclarecer. Desde o inicio foi dito que até ao final do ano estariam disponíveis 400.000 magalhão, pois como é sabido não existe capacidade de produção do magalhães ilimitada. Obviamente que para ser feito “como alguem disse” com calma só seria possível implementar a medida para o próximo ano. Mesmo assim prefiro aguardar alguns meses a um ano completo e mais um ano lectivo passado.
23-Outubro-2008 às 15:33
Pois é APC. O meu amigo tem toda a razão mas…
Se eu agarrar em 285€ tenho um Magalhães e imediato.
Afinal onde está o problema?
Na capacidade de produção limitada ou a incapacidade ilimitada de quem governa?
“Viva o plano tecnológico”
“Viva o nosso Primeiro Ministro”
6-Novembro-2008 às 21:45
O nosso 1º Ministro diz que o Magalhães é um computador dos 7 aos 77, visto a minha mãe ter 74 e gostaria de se iniciar em inf. como utilizadora, será que estará abrangida por algum plano? Ou terá que o adquirir com a sua parca reforma? São 74 anos cheios de energia, saúde e muito lúcida.
18-Novembro-2008 às 12:04
Corre na escola da minha filha (conversas entre pais) que quem aderir ao e-escolinha adquirindo o magalhães não poderá adquirir o computador do programa e.escola quando ingressar no 7.º ano de escolaridade.
Estou em crer que não será verdade, pois parece-me que essa informação teria que ser dada aos pais antes de adquirirem o magalhães.
No entanto gostaria de saber mais informação sobre isto.
Obrigada.
19-Novembro-2008 às 16:14
Anabela: Já foi aqui referido por outros pais, que contactaram o Ministério, que isso não é verdade.
3-Dezembro-2008 às 22:10
boa noite.
desculpe estar a enviar esta mensagem a esta hora mas e que pouco e o meu tempo. a minha afilhada ta inscrita para obter o “magalhães” e a mais de um mes que não obtem qualquer tipo de resposta. agradecia saber quanto tempo mais terei de esperar.
obrigada
3-Dezembro-2008 às 22:19
Anabela: Infelizmente não lhe sabemos dizer. Aqui no blog não estamos ligados ao programa de distribuição dos Magalhães. Apenas damos notícia. A estimativa é que até Abril, estejam todos entregues.
13-Dezembro-2008 às 19:04
Há uma situação que me está a causar alguma confusão e gostava de ver se alguém a pode esclarecer.
Foi anunciado pelo sr Primeiro Ministro que o projecto Magalhães iria ser alargado aos alunos do 5º e 6º ano. Aliás, notícia também já confirmada aqui neste espaço.
Ora, as operadoras móveis, que pelo que parece vão ser as responsáveis pela sua distribuição mesmo que não seja adquirido o acesso à Internet, têm já um formulário de pré-adesão no qual apenas constam os alunos do ensino básico (1º ao 4º ano), caso da TMN, por exemplo.
Será que foi mais uma promessa não cumprida do nosso Primeiro Ministro ou há aqui algum mal entendido?