Petição – Magalhães para o segundo ciclo

Temos recebido alguns pedidos de esclarecimento de pessoas que tendo filhos a frequentar o segundo ciclo de ensino, ou que para lá vão este ano, nos interpelam sobre a alegada injustiça de ter um programa como o do Portátil Magalhães para as crianças do primeiro ciclo, e um outro, até mais antigo – o e-escola, originalmente para os 10º, 11º e 12º anos, mais tarde extendido também ao 7º, 8º e 9º, e aparentemente nada ter (ou nada ter sido anunciado) para o segundo ciclo.

Se o Portátil Magalhães vai ser distribuído apenas pelos alunos do primeiro ciclo, efectivamente gera-se uma situação de extrema injustiça para as crianças do segundo ciclo, que passarão a ser as únicas que não terão um programa de aquisição de um computador portátil a baixo custo.

Face ao exposto, decidimos alojar aqui no blog do Portátil Magalhães, um espaço próprio, para que todos os pais que se sintam prejudicados por esta situação, possam assinando uma petição, fazer um pouco de lobbying, que possa contribuir para fazer chegar às autoridades algum sentir e algum pesar por esta situação, de modo a que possam no curto-prazo tomar as medidas necessárias para a corrigir, ou anunciar as medidas que eventualmente já possam estar pensadas, de modo a descansarem estes pais e encarregados de educação.

Actualização: [29 de Agosto] Segundo fontes próximas da Ministra da Educação, cuja veracidade não conseguimos apurar, parece que esta referiu que o programa e-escolinhas também estará disponível para o 2º ciclo. Em todo o caso, mesmo que a informação se venha a confirmar, é estranho que tendo o programa sido amplamente publicitado para o 1º ciclo, esta informação permaneça muito obscura e distante da opinião pública. Portanto, pelo sim pelo não, sempre será melhor continuar a fazer alguma pressão para que isso aconteça.

A Petição acabou e contou com 589 assinaturas. A todos os que se juntaram a esta iniciativa o nosso bem haja.

Technorati : , ,

Voltar ao topo