Especificações de Software do Magalhães

Quando o governo avançou com a publicitação da Iniciativa Magalhães, a grande questão que ficou pendente em termos de software do Magalhães prendeu-se com a interrogação em relação ao sistema operativo, ou sistemas operativos em regime de multi-boot, que viriam a equipar de raiz os portáteis disponibilizados às crianças do primeiro ciclo.

Ao longo desse tempo ficou claro que o Windows seria um deles, e também se percebeu que o Linux não ficaria de fora, daí que a solução implementada, seja efectivamente a mais consensual e esperada:

O Portátil Magalhães terá um sistema de dual boot com Windows XP e a distribuição Linux portuguesa Caixa Mágica.

Ambiente Windows

Quanto ao software que acompanhará o Windows XP, podemos confirmar que contará com o ambiente gráfico Magic Desktop, especialmente desenhado para promover a utilização do computador pelas crianças, e com o software de produtividade MS Office 2007, nomeadamente as aplicações Word, Powerpoint e Excel, e ainda a Diciopédia da Porto Editora, apenas para falar das mais que confirmadas.

Ambiente Linux

A distribuição portuguesa Caixa Mágica será acompanhada da ferramenta de produtividade OpenOffice (similar ao MS Office), do browser Firefox para navegação na Internet, do pacote educacional e recreativo GCompris.

Continuaremos a elencar o conjunto de aplicações que acompanham o Magalhães à medida que confirmarmos a sua inclusão no projecto. Ver também a configuração de hardware do Magalhães.

Technorati :

75 comentários em “Especificações de Software do Magalhães

  1. Boa Tarde

    O Magalhães para começar nem é mau de todo, para os miudos esta optimo, temos é um pequeno problema para os que não sabem ler como o meu filhote, que só agora começou a escola.

    No arranque temos de escolher se queremos o xp ou o linux e tambem tem as opções de reposição do windows, o meu filho carregou nessa opçao ( o que no meu ver nao devia de aparecer no arranque) e limpou o magic desktop e todos os outros programas que trazia.

    gostaria de saber o que posso fazer para repor os mesmos, ja que o Magalhães não tras quais pen de instalaço de programas.

  2. O meu filho também conseguiu apagar ficheiros de sistema, lindo 🙂
    Após fazer a “Reposição do Windows” fico com o XP, Avast, Parents Carefree, etc. (distribuição da Intel?) mas falta todo o software didáctico. Onde posso procurar os programas de instalação? Pelo menos uma lista para procurar na net…

  3. 59. Rodrigo diz:

    11-Janeiro-2009 às 0:54
    Também eu fiquei sem o software do windows no me Magalhães, já alguem sabe alguma coisa da Pen para reposição?

    Como é que têm Publicidade animada debaixo do seu Post?
    Pen de reposição? vai ser a forma de repor o sistema, desconheço essa informação por parte dos responsaveis.

    Queria aproveitar e deixar aqui uma sugestão a respeito do que li aqui sobre o repor o sistema operativo estar no boot onde se escolhe os Sistemas Operativos, isso é uma falha técnica grave! que num manual venha a dizer para carregar por exemplo na tecla R = Repor Sistema ou B = Backup´s e introduzir um código ainda se compreende pois os Encarregados de Educação podem ler e guardar o documento e quando fizer falta repor o OS, agora deixarem a criança poder repor o Sistema Operativo, não se devem ter lembrado de pesquisar sobre o que as crianças fazem quando são crianças “Asneiras”.

    Existe escassa informação sobre este projecto e a que existe é como nem existise pois é praticamente nenhuma.
    O programa E-escolinha em conjunto com a JP Sá Couto S.A. teriam que ter estudado bem antes de terem colocado á disposição o Magalhães versão 1.0

  4. A informação da Pen de reposição e uma série de links para algum do software está na página:
    http://www.dgidc.min-edu.pt/eescolinha/Mod2_Software.html

    Mas a reposição do SO no caso do meu não re-instalou Parents carefree.
    Para quem teve o Azar de ver o seu sistema “recuperado” resta esperar pela tal Pen que segundo li será o responsável TIC dos a agrupamentos de escolas que a receberá e que reporá o software de forma gratuita.

  5. Boas!

    Eu tenho um problema com a internet!

    Eu concto o magalhães ao router pelo wirless mas so o site do eescolinhas funciona. Alguem me sabe explicar porquê?

    Obrigado

  6. Recebi o Magalhães na semana passada. Como não conseguia activar a internet, resolvi reinstalar o Windows. A instalação do Windows apagou todos os outros programas de apoio. Pergunto como posso instalar os outros programas uma vez que quando é entregue o pc, ele não vem com nenhuma licença.

  7. O software didático pode ser descarregado de forma gratuita do seguinte site: http://magicdesktop.easybits.com/pt/ tem de copiar para uma pen drive e instalar no magalhães ou então aceder ao site através do magalhães e instalar.

    Alguem sabe qual é o conteudo da pen, que supostamente é entregue nas escolas, para reposição do software no magalhães?

    Cumprimentos

  8. boa noite.

    eu fiz a reposiçao do wuinds xp e agora nao tenho os aplicativos alguem me pode dizer onde os possa ir buscar?

    agradeço as respostas.

  9. Depois de ver tantos problemas reportados, optei por fazer o que fiz com o portátil, e-escola. Acabei de receber o Magalhães e estou neste momento a fazer uma imagem (clone) do disco antes de o ligar pela primeira vez, para que, caso haja azar, poder repôr tudo como quando me chegou às mãos.

  10. Também fiz a reposição no Windows e os programas escolares foram ao ar.
    O Magalhães ficou apenas com os do Linux.
    Também queria saber sobre como Repor esses programas.
    Obrigado!

  11. Se não vier uma solução e informação sobre as reposições, daqui a nada nemhum Magalhães vai ter os programas escolares.
    Contribuido!

  12. Eu gostava era de saber aonde se consegue um manual completo, tanto de hardware e software que o Magalhães tem, para melhor entender o computador para conseguir ensinar ao meu filho tudo o que ele me pergunta, agora se é windows ou linux, não me interessa, será que alguem me podia auxiliar, s.f.f.

    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Voltar ao topo