Especificações de Software do Magalhães

Quando o governo avançou com a publicitação da Iniciativa Magalhães, a grande questão que ficou pendente em termos de software do Magalhães prendeu-se com a interrogação em relação ao sistema operativo, ou sistemas operativos em regime de multi-boot, que viriam a equipar de raiz os portáteis disponibilizados às crianças do primeiro ciclo.

Ao longo desse tempo ficou claro que o Windows seria um deles, e também se percebeu que o Linux não ficaria de fora, daí que a solução implementada, seja efectivamente a mais consensual e esperada:

O Portátil Magalhães terá um sistema de dual boot com Windows XP e a distribuição Linux portuguesa Caixa Mágica.

Ambiente Windows

Quanto ao software que acompanhará o Windows XP, podemos confirmar que contará com o ambiente gráfico Magic Desktop, especialmente desenhado para promover a utilização do computador pelas crianças, e com o software de produtividade MS Office 2007, nomeadamente as aplicações Word, Powerpoint e Excel, e ainda a Diciopédia da Porto Editora, apenas para falar das mais que confirmadas.

Ambiente Linux

A distribuição portuguesa Caixa Mágica será acompanhada da ferramenta de produtividade OpenOffice (similar ao MS Office), do browser Firefox para navegação na Internet, do pacote educacional e recreativo GCompris.

Continuaremos a elencar o conjunto de aplicações que acompanham o Magalhães à medida que confirmarmos a sua inclusão no projecto. Ver também a configuração de hardware do Magalhães.

Technorati :

75 comentários em “Especificações de Software do Magalhães

  1. Porque criticam tanto as empresas, elas são criadas para gerar riqueza.
    Para quem se esquece, ainda vivemos num país livre.
    O problema é que para alguns liberdade é qualquer coisa que não sabem o que é nem para o que serve, e mais não digo.

    Afinal, o Magalhães só traz sistema operativo, ou quando comecei a lêr no obliquo por ver tanta agresividade, avancei alguma parte com real interesse.

  2. Então e quanto ao resto do software?! É só windows xp ou linux? E anti-spyware, anti-virus e firewall para as criançinhas nao andarem a ver poucas vergonhas pela net fora, e a serem constantemente bombardeadas com janelas pop-up e tudo o demais? Ou nós pais vamos ter depois de comprar? Tanta euforia por causa do magalhães e ninguem se preocupa com o principal! A SEGURANÇA!!!

  3. Já andei a pesquisar e não consegui encontrar o que queria, adquiri o magalhães edição “60 minutos” por ignorancia minha porque não me tinha informado previamente se era para crianças…
    Ora preciso para a minha filha o software que vem na ediçao “descobrir” tal como o magic desktop, zito mosquito, descobrir guida margarida..
    Onde posso arranjar?

    Agradeço feedback.

    Obrigado

  4. Cláudio: Lamentamos não puder ajudar. Todo esse software existe “fora do Magalhães” mas é necessário pagá-lo, e não será tão pouco como isso. Como a diferença para a outra versão limita-se ao software, porque não fala na loja onde o comprou e tenta que lhe troquem o conteúdo? Boa sorte 🙂

  5. Fala-se de tudo, mas esquece-se o essencial, outro dia alguém perguntava se o Magalhães vem com antivirus, e até agora nunguém se importou com a questão, será que não sabem, ou que acham que não importa, ou é de menor interesse? Meus Deus, se o computador pode ter internet, é importante saber se ele vem com antivirus, ou não, se vem quanto tempo dura até ter de se comprar ou fazer o update do que já vem incluido. Se não vem incluido é mais um custo a juntar. É que segurança é muito importante, ainda mais tratando-se de crianças, e em todas as pesquisas que fiz sobre hardware e software do Magalhães, não encontrei nada que fala sobre o antivirus, não quero acreditar que quem concebeu o PC se esqueceu dessa parte. Será que alguém me sabe responder?

  6. Já viram que o “magalhães”, que parecia uma ser uma iniciativa meramente publicitária do Governo Sócrates poderá transformar-se num grande sucesso económico para o País (diga.-se empresas tal e tal); como tem a vertente “crianças”, tem o “msoffice” e 30 gb de disco (aqui é que é pouco, devia ser 80) e 2 usb (também devia ter mais uma), a 286 euros é imbatível no mercado (mas com o Atom fica a 329 e aqui já vai perder perde a liderança). Isto pode ser exportado para todo o mundo e o que Portugal precisa é de exportação com fartura.
    Quanto á questão da MS/Bill Gates deixem lá a MS ganhar mais uns trocos; o Bill Gates já fez mais pela globalização e normalização no mundo da tecnologia que todas as outras empresas juntas, ou já se esqueceram quando se tinha de comprar o SO da IBM, o Lotus, o wordstar o DBII a 500 Euros cada e os écrans era tudo caracteres a verde ou a castanho. Um dia a MS até vai oferecer o office, já falta pouco. E ao Linux é bom mas só para quem é estudante de informática, por enquanto.
    .
    Malta, toca a encher o mundo de magalháesinhos.

  7. Aproveito a questão a possibilidade de adquirir o software que vem instalado no Magalhães (que já coloquei por outras palavras noutro tópico, mas não obtive resposta), mas “fora do Magalhães”: se o Magalhães está acessível a um preço muito reduzido para quem tem filhos em idade escolar (como é o meu caso), será também possível adquirir apenas o software por um preço proporcional? A meu ver, a parte interessante do Magalhães (e, aliás, de qualquer computador), é o software…

  8. antes de mais referir que o post da cara anunciação é louvável e eslarecedor e poupa-me muito trabalho…em termos prácticos só sinto a necessidade de dizer que a existem portateis, de 14.1″, dual core 3700, com 999mghz e 1 mega de cache, com hd de 120gb, 2 gb de ram, rwdvd, bluetooth, placa wireless e ligação de rede por 327 euros com linux e vista…em que é que o magalhães é válido com uma configuração obsoleta, com capacidades ridiculas e que na relação preço/capacidade deve ser o portátil mais caro no mercado no momento??? existem marcas portuguesa com configurações semelhante á que descrevi com custos á volta dos 399 euros…tambem se soube que a empresa que monta so magal´hães deve dezenas de milhares de euros ao fisco, como se admite o estado comparticipar ESTES computadores e não outros com valores inferiores e capacidades MUITO superiores??? isto é como o negócio que foi feito para a administração publica em que com duas proposta tecnicamente semelhantes, entre a hp e a acer o estado portugues adjudicou a que fica 15 milhoes de euros mais caro que é a da hp…alguem me consegue explicar isto?

  9. Muito se fala e pouco se acerta,e claro que o Windows e necessario para começo de aventura das crianças na informatica,ate porque ha muitos programas que so poderao ser executados atraves do windows embora o Linux ja tenha um optimo programa chamado Wine,que da para instalar programas do Windows,sem ter que sair do Linux mas como ha muitos profs.que nem no Windows sabem mexer,quanto mais no Linux o SO que num futuro muito proximo,dara que falar e muitas serao as migraçoes para o Linux porque alem de ser facil e gratis e mais seguro que o aparatoso WINDOWS .Esperem e verao como a razao esta do lado dos mais humildes,que farao milagres com coisas muito simples.

  10. Resposta ao racoq :
    Ante demais quero dizer que venha quem vier Linux é e vai sempre ser mais complicado que o Windows! Não estou a dizer que possivelmente seja um pouco mais rapido e que tenha vantagens em certas areas em comprarção a Windows, mas na generalidade é Windows que Equipa mais de 90% dos computadores em todo mundo. Depoias diga-me que Software existe hoje em dia para formar um crinça em Matematica, claro que é um exe4mplo, porque em outras areas ainda pior é! Entao eu pergunto: O que me dá de bom presentemente Linux?

  11. 37. Miguel diz:

    28-Outubro-2008 às 14:55
    Mas afinal as escolas privadas não têm direito
    a Magalhães

    Isso é uma injustiça

    R: Injustiça? Se os papas têm dinheiro para por os filhos em escolas privadas (que nao são tão baratas como isso) tambem devem ter dinheiro para comprar um pc em condiçoes para os filhos. injustiça é alguem que quer o melhor para os filhos e a m***** do ordenado ao fim do m~es mal chega para lhe dar comer. isso sim é injustiça. Caia na realidade e antes de comentar alguma coisa pense primeiro no que vai comentar ou então faça um favor a muita gente e fique calado.

  12. Boa noite,
    Eu sou um aluno do 7ºano e gostaria de saber se este computador não poderia ser também para o 7º Ano, pois está muito em conta, se olharmos para as especificações, não é um espanto, é um computador facil de levar e prático!
    Por isso gostaria de saber se podem alargar este projecto para os 7º Anos.

    Espero uma resposta em breve.
    Cumprimentos:

    António Mesquita dos Santos Marques Carreiro,7ºAno,ESNA,Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco.

    OBRIGADO!

  13. Começa se a ver cada vez mais software para o Magalhães, felizmente criaram uma ideologia de partilha de informação por parte de quem vai utilizar o magalhães, pois caso contrário seria dificil a instalação desse mesmo software em todos os Magalhães que vão existir por Portugal.
    Quanto ao encontrar o mesmo software em versões Linux vai ser um bocado difícil de momento pois este mercado está vocacionado para sistemas Microsoft, contúdo não quer dizer que não se encontro bom software em Linux acontece que por poder ser de livre distribuição e codigo aberto têm as suas vantagens e desvantagens tanto pode ser escrito como corrigido algum problema no mesmo assim como alguem alterar algo no mesmo e o utilizador “normal” nem se apercebe desta situação,em maioria das situações os Programas podem ser de fontes as quais não são Empresas,etc ,o que leva a que se tire credibilidade das mesmas, tal situação não deveria acontecer.
    Sou um utilizador de Sistemas Operativos da empresa Microsoft faz uns anos e já utilizei sistemas Unix, até utilizei um Sinclair ZX Spectrum 48k que foi o primeiro PC que utilizei para me entreter a jogar e aprender algo de OS.
    Pedia a quem gere este site que seja disponibilizada mais informação sobre o software disponivel, pois o Magalhães existe em duas versões e creio que esta Página de Internet está dirigida tanto aos mais novos como os mais velhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Voltar ao topo