Magalhães Windows XP com Magic Desktop

Magalhães Windows XP com Magic Desktop

Magalhães Windows XP com Magic Desktop” height=”165″ width=”220″ alt=”Magalhães Windows XP com Magic Desktop”/>O Ministério da Educação tem vindo a organizar sessões de trabalho de dois dias em várias regiões do país, para dar a conhecer o Portátil Magalhães aos Coordenadores das Tecnologias de Informação e Comunicação das várias escolas do país. Daí, que por intermédio deles, e no seguimento dessas sessões de trabalho, onde estes profissionais tiverem a possibilidade de “matarem” a curiosidade pessoal sobre o tão publicitado portátil português, venham a lume algumas das informações que mantinham ansiosos muitos pais e docentes. Neste artigo damos-lhe conta de uma delas – o Magic Desktop, e daremos conta das restantes ao longo de toda a próxima semana.

A primeira sessão realizou-se no Porto, a 16 e 17 de Setembro, na Fundação Cupertino Miranda, e dela resultaram já muitas informações que vêm corroboram nalguns casos o que se esperava, e noutros desmentir o que foi dito ou “adivinhado”. Vamos passar a dar conta de algumas dessas certezas.

As sessões de contacto com o Magalhães contaram com a presença de representantes do Ministério da Educação, da Intel, da Microsoft e da Caixa Mágica.

Delas resultaram, entre outras, a confirmação da especificação técnica dos computadores que serão distribuídos às crianças do primeiro ciclo, que passaremos a explicitar em artigo próprio, com a visibilidade de aparecer no menu superior do blog, a constatação de que o Magalhães virá equipado com dois sistemas operativos (os esperados) em sistema de dual boot: Windows e Linux (com a distribuição portuguesa Caixa Mágica), e a novidade de incorporar o Magic Desktop, que é como que uma extensão do sistema operativo (Windows) que redesenha por completo o seu ambiente gráfico tornando-o bem mais amigável para a utilização por crianças.

Magic Desktop

O Magic Desktop é descrito pelo seu autor, Lars Jolstad da Easybits, como um sistema operativo de criança, destinando-se a utilizadores dos 2 aos 12 anos de idade. Lars Jolstad desenvolveu o software inspirado e motivado pelos seus próprios filhos, de 3 e 4 anos, quando viviam em Espanha longe de seus avós noruegueses.

O propósito subjacente ao sistema é a protecção e a diversão. Na vertente de protecção, o Magic Desktop contribui para proteger os menores dos riscos e dos aspectos mais sombrios de uma navegação na Internet, ao passo que na componente diversão, habitua as crianças à utilização da Informática de maneira mais divertida e mais adequada às suas necessidades e expectativas.

O Magic Desktop encerra nele mesmo algumas características próprias de software de controlo parental, como a possibilidade de os pais ou os educadores, poderem configurar listas de emails permitidos e de sites que podem ser visitados, vedando os restantes à comunicação dos seus filhos ou educandos.

Uma das preocupações do Magic Desktop é permitir sempre que possível a interacção gráfica em vez de texto, daí que muitas das operações que nós adultos estamos habituados a accionar na forma de botões etiquetados com texto, tenham o seu equivalente gráfico na forma de imagens, fotos e ícones no Magic Desktop. é o caso do programa de correio electrónico Magic Mail onde para enviar uma mensagem por email ao primo, a criança necessita de clicar simplesmente no botão do Papagaio Falante e gravar uma mensagem de voz, antes de a fazer seguir o seu caminho para o primo, amigo de brincadeiras, através de um simples clique na foto que exibe a sua “carita laroca” entre outras disponíveis, da família e amigos da criança. Neste caso, o ficheiro de som é comprimido, para que sem perda da qualidade mínima necessária, a mensagem não ocupe um tamanho inconveniente.

Ferramentas para escrita divertida e fácil, exercícios de matemática, programa de edição de imagens, de desenho e para colorir, colecções de jogos de computador para crianças prática de piano e outros instrumentos, são algumas das ferramentas disponíveis no pacote.

magic desktop

Sistema de pontos condiciona diversão em função do estudo

O Magic Desktop dispõe de um sistema de pontos que controla o acesso a jogos e outros componentes de diversão. A criança necessita acumular pontos nas actividades de trabalho, como os cálculos matemáticos, o treino da grafia de palavras, ou a prática de instrumentos musicais.

Os pais podem adicionar pontos de acordo com o eventual bom comportamento da criança noutras actividades para além da utilização do computador: terem lido correctamente um excerto de um livro, terem estarem bem comportada à mesa, terem arrumado o quarto, não terem implicado com o irmão, etc.

(Nota: Este artigo foi criado originalmente no dia 18 de Setembro, mas uma desatenção fez com que só agora tenhamos reparado que não foi convenientemente colocado “online”. As nossas desculpas aos nossos leitores, até porque nalgumas respostas a alguns de vós, nos referimos explicitamentea ao artigo, sem que obviamente tivessem podido ter conhecimento do seu conteúdo)

Technorati : , ,

30 Comentários

  1. Pingback: Magalhães - versão Descobrir Portugal | Portátil Magalhães

  2. Pingback: Magalhães - versão 60 Minutos | Portátil Magalhães

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *