Especificações de Software do Magalhães

Quando o governo avançou com a publicitação da Iniciativa Magalhães, a grande questão que ficou pendente em termos de software do Magalhães prendeu-se com a interrogação em relação ao sistema operativo, ou sistemas operativos em regime de multi-boot, que viriam a equipar de raiz os portáteis disponibilizados às crianças do primeiro ciclo.

Ao longo desse tempo ficou claro que o Windows seria um deles, e também se percebeu que o Linux não ficaria de fora, daí que a solução implementada, seja efectivamente a mais consensual e esperada:

O Portátil Magalhães terá um sistema de dual boot com Windows XP e a distribuição Linux portuguesa Caixa Mágica.


Ambiente Windows

Quanto ao software que acompanhará o Windows XP, podemos confirmar que contará com o ambiente gráfico Magic Desktop, especialmente desenhado para promover a utilização do computador pelas crianças, e com o software de produtividade MS Office 2007, nomeadamente as aplicações Word, Powerpoint e Excel, e ainda a Diciopédia da Porto Editora, apenas para falar das mais que confirmadas.

Ambiente Linux

A distribuição portuguesa Caixa Mágica será acompanhada da ferramenta de produtividade OpenOffice (similar ao MS Office), do browser Firefox para navegação na Internet, do pacote educacional e recreativo GCompris.

Continuaremos a elencar o conjunto de aplicações que acompanham o Magalhães à medida que confirmarmos a sua inclusão no projecto. Ver também a configuração de hardware do Magalhães.

Technorati :