Especificações de Software do Magalhães
Quando o governo avançou com a publicitação da Iniciativa Magalhães, a grande questão que ficou pendente em termos de software do Magalhães prendeu-se com a interrogação em relação ao sistema operativo, ou sistemas operativos em regime de multi-boot, que viriam a equipar de raiz os portáteis disponibilizados às crianças do primeiro ciclo.
Ao longo desse tempo ficou claro que o Windows seria um deles, e também se percebeu que o Linux não ficaria de fora, daí que a solução implementada, seja efectivamente a mais consensual e esperada:
O Portátil Magalhães terá um sistema de dual boot com Windows XP e a distribuição Linux portuguesa Caixa Mágica.
Ambiente Windows
Quanto ao software que acompanhará o Windows XP, podemos confirmar que contará com o ambiente gráfico Magic Desktop, especialmente desenhado para promover a utilização do computador pelas crianças, e com o software de produtividade MS Office 2007, nomeadamente as aplicações Word, Powerpoint e Excel, e ainda a Diciopédia da Porto Editora, apenas para falar das mais que confirmadas.
Ambiente Linux
A distribuição portuguesa Caixa Mágica será acompanhada da ferramenta de produtividade OpenOffice (similar ao MS Office), do browser Firefox para navegação na Internet, do pacote educacional e recreativo GCompris.
Continuaremos a elencar o conjunto de aplicações que acompanham o Magalhães à medida que confirmarmos a sua inclusão no projecto. Ver também a configuração de hardware do Magalhães.









22-Setembro-2008 às 23:39
Lamentamos que os responsáveis do magalhães não tenham conseguido resistir À pressão do Lobby microsoft, e tenham incluido neste mini portátil um sistema operativo que nitidamente se irá arrastar e não é optimizado de modo a tirar partido das caracteristicas a nivel de hardware do equipamento.
Isto serve também para atirar areia para os olhos daquilo que muitos à muito reinvidicam uma versão com linux.
Eu pergunto estando as pessoas famirializadas (principalmente professores) com o Windows XP, jamais terão paciência em mexer na versão Linux mesmo que esta venha incluida). E para a própria criança , para que ela precisa de 2 sistemas operativos, quando 1 servia perfeitamente, e sendo linux certamente ficava mais barato para os pais, dado ser Software Livre?
O estado anda a fazer de todos nós parvos, e isto só demonstra que existe um grande lobby chamado Microsoft, e que esta pretende encher os bolsos graças a este projecto, e às custas da boa relação que tem com altos dirigentes no governo.
24-Setembro-2008 às 21:21
resposta racop:
Discordo do que disse. É óbvio que não faz sentido ter somente linux no computador. Quer queiramos quer nao o windows é e vai continuar a ser o SO mais abundante no mercado e isso não vai mudar.
É obrigatório que uma pessoa saiba trabalhar nesse ambiente logo este computador tinha de ter windows. A questão de não ser uma versão XP especifica sim concordo consigo, mas não esta a imaginar a Microsoft a gastar tempo e dinheiro a desenvolver uma versão especifica para este fim…. ou esta?
Eu fico muito contente por saber que as crianças vão ter acesso a linux desde esta idade. Muitos dizem que não o irão usam mas o que é certo é que passam a conhecer e a ter contacto com linux o que mais tarde (digamos aos 10 15 anos) pode revelar-se uma grande ajuda em ai sim, migrar de SO.
25-Setembro-2008 às 13:05
Resposta Carlos Campos
Discordo também. É óbvio que enquanto continuarmos a “alimentar” o Lobby, iremos continuar a pagar. Se existem opções, gratuitas, que funcionam tão bem ou melhor que o SO da Microfoft, mais estáveis, com actualizações a “bugs”, etc, etc, etc, porque não optar por deixar as crianças explorar os programas Open Source, acompanhadas é claro, e talvez daqui a uns tempos a Microsoft não tenha a preferência da maior parte dos utilizadores, pois não fax sentido pagar quando se tem gratuito.
O nosso problema é a inércia constante em que vivemos, mesmo em relação às pequenas coisas como por exemplo mudarmos o SO do nosso computador, experimente, vai constatar que os dois SO não diferem assim tanto. E já dizia não sei quem “De pequenino é que se torce o pepino”.
25-Setembro-2008 às 14:21
resposta a C. Campos:
As crianças não são “um mercado”. Nem muitissimo menos pertença da Microsoft. As crianças são o futuro do pais e da sociedade.
Insistir no infame lugar comum -que pelo amor de Deus, já cansa- de que a sociedade está “obrigada” a usar um producto líder de mercado pela simples e única razão de que é líder, é tão absurdo - e permíta-se-me ir mais além - e estúpido, quanto seria dizer que todos temos que ser adeptos do Futebol Clube do Porto pela mesma razão, ou que todos temos que ouvir e apreciar determinado artista porque é aquele que mais vende.
De facto, esse é o argumento de B. Gates. Mas que por absurdo seria interesante perguntar porque não se aplicava quando ele criou o seu software. Então ninguém o teria adoptado. Por isso, -a não ser que seja empregado da Microsoft-, caro amigo, não se deve cair no ridículo patético de repetir as palavras de um vendedor de tão poucos escrúpulos e consciencia como aquele, que já destruiu tantas empresas e tantos bons projectos por esse mundo fora.
A tudo isto se lhe conhece um nome apropriado: alienação. E não importa quão alienados e estagnados estejam os adultos. É seu problema se prefere depender de por vida dum producto de uma empresa que não tem escrúpulos nem aporta nada à sociedade e ao bem comum. O problema é forçar as crianças a serem simples e alienados usuarios/clientes de Microsoft.
Condicionar e alienar as crianças a um produto comercial, só porque alguns (muitos, mas não todos) adultos não têm paciencia, intelecto ou capacidades cognitivas para aprender acerca de os melhores sistemas operativos, é algo que se aproxima muito de ser ignóbil e criminal. Microsoft não é sinónimo de software nem muitissimo menos de ciencia informática, como alguns ignorantes teimam em repetir. Quem usa eses productos não pasa de um utilizador. Quem usa Linux ou outro sistema de software livre, é infinitamente muito mais que um utilizador. Torna-se alguém que pode vir realmente saber ciencia informática: pode criar ciencia. E partilhá-la em sociedade, para o bem da humanidade, incluso pode vendé-la se quiser. Isto encaixa perfeitamente no que qualquer sociedade evoluida gostaria das suas crianças. Criar, não simplesmente comprar.
E é esa a única verdade estratégica que conta quando nos referimos as crianças: elas devem poder aceder ao conhecimento, a todo ele, para ser as criadoras do amanhã, em vez de se alienarem e limitarem a meros utilizadores do (pouquisimo) conhecimento que é criado por Microsoft e que não é partilhado com ninguém. A palvra chave é esta, senhor: Criança.
Que pena e que vergonha que o nosso Governo não tenha a minima noção estratégica.
26-Setembro-2008 às 9:09
Discordo completamente que seja incluida uma versão do windows nesse portátil.
Para além de ser software fechado, é software PAGO. E não é português. Temos o exemplo de uma distribuição PORTUGUESA de linux que é a caixa mágica, e não compreendo sinceramente porque é que não se adopta o mesmo sistema do OLPC, sem o Windows…..
Nisto só vejo mais uma forma que a Microsoft arranjou para ganhar dinheiro e o estado de o perder!
Para que raio precisa um miudo de 8 anos de um sistema a funcionar em dual-boot???????
Agora vamos às contas: quanto custa a licença do Windows? é Professional, Home Edition? e já agora, o Office??
Com o caixamagica, que faz tudo o que o windows faz, temos tudo de borla e satisfaz plenamente o “público-alvo” para quem se dirige o portátil…. Mas enfim…
Diz-se tanto mal da Venezuela mas lá que o Sr. Chavez foi inteligente, foi! 100% Linux! Grande Hugo Chavez!
26-Setembro-2008 às 9:16
Já agora, a versão básica do Magic Desktop custa €29.90, podendo chegar aos €49.90, versão special. Realmente o português gosta de esbanjar… depois anda tudo sem dinheiro e ninguém sabe o porquê…
26-Setembro-2008 às 14:12
o que é que me interessa se vem com disco particionado e com dual boot para Linux e XP???
Mal a minha filha o adquirir, o Magalhães vai logo levar com uma formatação em cima, portanto pouco me interessa o Hd particionado.
Agora relativamente ao projecto em si, acho excelente, finalmente alguem faz alguma coisa para evoluirmos tecnologicamente.
“De pequenino é que se torce o pepino…” já dizia o ditado.
Agora, obviamente que existem Srs. como Sr.Racoq , que adoram criticar, mas se calhar os filhos desse Sr , tem hipoteses de terem um ou dois Asus N10, mas esquece-se que existe muito boa gente que deseja fornecer aos filhos uma ferramenta que, num futuro não muito distante, será imprescindivel e essas pessoas neste preciso momento devido á sua condição socio-economica nem acesso a um Compaq Armada de 1998, conseguem ter.
Portanto não acho justo criticarem um projecto tão louvável, só por causa de ter com SO o XP ou ser fbricado pela Intel, o facto é que muitas crianças vão ter acesso às novas tecnologias que de outra forma nunca poderiam ter.
26-Setembro-2008 às 22:21
resposta ao Bruno:
“Só por causa de ter como sistema operativo XP” ???? Só???
O senhor parece ignorar que um computador não é mais do que um vulgar pisa-papéis se não tiver um sistema operativo. A escolha do sistema operativo não é um “detalhe”. É tudo. Define o qué é que o País vai querer que os seus jovens aprendam, o que é que deverão estes fazer com o tal computador. Um computador sem sistema operativo não é mais do que um contentor vazio e inútil.
Ponha-se-lhe então ao magalhães o veneno do XP adentro, e faça-se o jogo da Microsoft de pôr mais uma vez um País inteiro ao seus pés, não só aqueles que já estão amarrados ao Windows para o resto das suas vidas como a uma droga, desenbolsando cada dois anos mais e mais dinheiro por sistemas operativos fechados, boçales e de péssima qualidade, mas agora também ofereça-se-lhe ao Gates as nossas crianças também.
Faça-se o jogo miserável de pôr Portugal de cócoras, mais uma vez, a beijar os pés daquela sinistra corporação. E ouça-se a cada vez mais e mais o povo boçal a defender a “causa Microsoft”, em troca de mais um maquiavélico e justificado sorriso do Gates.
Francamente, é tão triste ver o povão das telenovelas e das tabernas defender com tanta paixão, como que drogados ou como idiotas, a “camisola Microsoft” como se na sua cabeça isso os tornasse donos de quantías enormes de ações da empresa. É inqualificável.
26-Setembro-2008 às 22:33
Qualquer dia, não se admire o internauta de ver a Bandeira Nacional com uma ligeira alteração: num dos cantos, o Logotipo da janelinha. Para delírio e júbilo dos que nos poêm as nossas crianças na dependência e adicção fatal dos tubarões de Redmond, USA.
Haja dignidade.
27-Setembro-2008 às 23:29
Mas ainda acreditam que há software grátis?
Lá por o descarregarem da Internet, há pessoas a trabalhar nele e a ganharem dinheiro por fazerem a maioria das distros de linux. Algumas já são suportadas por adware que se o utilizador não tiver elevados conhecimentos de informática não sabe que está a descarregar publicidade sem estar nas páginas…
28-Setembro-2008 às 19:47
Acho uma iniciativa louvável. Pena ser um bocado caro (e limitado), à luz de outros micro pc’s q existem no mercado. Quem quiser um 14″ Clevo 300% superior por 333 eur, ou um Eee pc pelo mm preço… Quanto ao dual-boot de XP e Linux, é uma excelente ideia e bastante diplomática, pois o mercado funciona c esses 2 sistemas! Assim ficam com opções em aberto. E não subestimem a miudagem, pois quanto mais eles experimentarem dos dois OS (xp para jogos! =p ), melhores serão as suas decisões sobre os mesmo. Só espero que a criminalidade nao impeça o livre uso de um portátil nas escolas e arredores. Espero que o preço baixe e o material melhor e este tipo de portateis se institucionalizem pelo país fora e seja fornecido a todos (mesmo!), nem que se ceda facilidades de pagamento em funçao do aproveitamento.
Abraços pessoal
28-Setembro-2008 às 23:16
Gostei de ler todos os comentários, mas continuamos muitos a falar do que não sabemos, gostei deveras daqueles que expuseram as suas ideias baseadas em conhecimentos tecnicos, O Linux, é a todos os niveis, um softowere de eleição, pele seriedade com que é feito, não esconde um espião como o XP, para alem de outros truques nas atualizações, etc..etc. porém acho que se devem dar ás crianças todas as hipoteses de saberem como estes dois sistemas operativos funcionam e das suas diferenças, é sabido que as crianças tem uma capacidade de memorizar sequências fabulosa, como o XP, não deixa fazer tudo o que queremos, depressa vão descobrir, que o Linux é mais fiavel e sobretudo muito maleável
30-Setembro-2008 às 13:08
Li e gostei de ver muitos dos comentários defendendo o LINUX. mas deixo já o meu descontentamento para com o bloguista da casa, acima é mencionado os dois tipos de SO que o Magalhães trás instalado, xp e LINUX e que no caso do xp tem um link para formação do SO e aplicativos da microsoft.
Agora pergunto não haverá formação para LINUX? Ou a microsoft obrigou a que se pusesse o link para a dita formação. CONTINUAMOS COM OS LOBYES ..
Obrigado.
1-Outubro-2008 às 13:37
Ainda em relação à questão do SO parece-me interessante que ainda ninguém se tenha lembrado que uma das mais valias do sistema Microsoft é a dos jogos+ cracks. Ou seja, por um lado, a promoção de uma actividade saudável, jogar computador, MAS que não me parece fazer nada de especial pela capacidade de concentração abstracta, POR OUTRO, a promoção da informática como a prontidão com que se navega num sistema de menus (e se fica dependente/cliente dessa organização).
Em suma, com o XP fica garantido que as criança hão de procurar os cracks para os jogos e para o controlo parental e que hão de trocar estes mesmos jogos e cracks (e filmes e séries e músicas) entre si PORQUE é para isso que serve um computador para a (maior) parte das pessoas que não têm nem hão de ter qualquer interesse em saber o que é um algoritmo. Um computador, além de calculadora(excel™) e máquina de escrever(word™) é uma ferramenta PRIMORDIALMENTE para a diversão, o entretenimento, o consumo.
Preferiria que a dimensão de ferramenta tivesse sido protegida mas basta constatar a fragilidade crescente da Microsoft para se perceber que iria apostar agressivamente neste mercado de futuros que são as crianças.
1-Outubro-2008 às 22:39
Resposta a João Sousa:
O senhor não se apercebe sequer de que desconhece do que está a falar. Há concerteza distribuições Linux que são comerciais. Ser comercial não é um defeito nem é uma virtude. É uma característica, que se adapta a certas necessidades, como por exemplo, empresas que precisam do indispensável suporte técnico (pago, naturalmente). Aqui desponta por excelência o famoso nome Red Hat, mas é um segmento (o das corporações, grandes empresas) onde também Novell, Ubuntu, Mandriva e outros dão cartas.
Há algumas distribuições comerciais como o Linspire ou o Xandros, dirigidos a utilizadores comums e não empresas, que utilizam uma linguagem mais directa
na promoção de alguns dos seus productos, mas jamais com recurso a tecnologías maliciosas como adaware, malware, virus, rootkits, trojans etc., e aqui a palavra “jamais” tem um peso técnico extraordinário, e não emocional, como vai perceber nas próximas linhas.
A sua ignorancia e erro mais grave está no uso da palabra “grátis”, meu amigo. O que está em causa, é um conceito que o senhor obviamente desconhece: o chamado Software Livre. Linux é por excelência (mas não o único!) um sistema operativo Livre. Livre, aqui, em bom Português, na sua acepção mais bela: Liberdade. Em Inglés, há um problema de tradução: é que a palavra “free” significa Livre, mas também tem um outro significado (bem distinto): “grátis”. Fala-se então, em língua inglesa de “Free Software” significando “Software Livre (isto é, livre como em Liberdade) e também as mesmas palavras, noutro contexto e tudo em minúsculas significando “software grátis”. São conceitos tão diferentes e independentes como “rio” em Rio Douro, e “rio” em “eu rio com as suas palavras”.
Dito isto, e em relação a sua fraca tentativa de difamar o Sistema Operativo Livre (mas não obrigatoriamente grátis) Linux, aconselho vivamente o senhor João a usar a Internet para descobrir o significado de Software Livre (como em Liberdade de expressão e de transmissão do conhecimento e tecnología) e de Código Aberto (”Open Source”), se é que não é um tema demasiado profundo para si.
Depois de se auto instruir, poderá começar a entender que em software de “Open Source” que é o que verdadeiramente caracteriza o Software Livre, não é possível introduzir rotinas maliciosas sem que, tão pronto como esse “código aberto” fosse dado a conhecer à comunidade, fosse detectada tal malícia por um dos membros dessa comunidade. Ninguém em nenhuma comunidade de software livre aceita código sem uma rigorosa verificação de que tem mérito.
Devo informá-lo de que aqui a palavra “comunidade” é a chave. Um Sistema Operativo como Linux tem o mais complexo e extraordinário sistema de qualidade: simplesmente, porque é escrito e revisto por milhares dos melhores engenheiros, cientistas e entusiastas do mundo no mais exigente dos ambientes: a “meritocracia”, onde as pessoas ganham autoridade exclusivamente baseado nos seus méritos comprovados (em obra feita e provada) e não em títulos teóricos. Para se chegar a ter prestigio e reputação na comunidade de Software Livre, é preciso provar uma tremenda competência, sabidoria e talento, com obra feita. Os seus títulos não valem nada neste contexto. O mérito é tudo. Depois, os que têm a autoridade concedida pelo mérito absoluto, aprovam ou não o código proposto. Isto é, meu caro, nem mais nem menos do que o modo em que a Ciência funciona: pura Seleção Natural, a Lei da Natureza, onde os melhores dotados têm a autoridade. Por isso, estamos a falar de coisas muito sérias quando falamos de Linux.
Só como exercício: tente averiguar, quantos dos “top” 500 supercomputadores do mundo usam Linux. Descobra quais dos Top 10 são Linux. E quais dos top 5 são Linux. Se gosta de Fórmula 1, talvez goste de saber o que é que usa a Ferrari no seu Cluster. Tente averiguar qual é o sistema operativo de eleição da NASA (sim, aquela instituição Estadounidense que levou o Homem à Lua nos anos 60). Já que anda nisso, tente averiguar qual o sistema operativo que a NASA usa em todos os seus equipamentos nas missões para Marte. Os robots que nos mandam aquelas imagens fantásticas. Dou-lhe só uma pequena dica: Garanto-lhe que nenhum desses equipamentos jamás conheceu ou conhecerá o que é um “écran azul da morte” como esses que o Senhor ve varias vezes por semana no SO do BGates.
Depois dessas averiguações, volte a ler aquilo que escreveu mais acima. O seu próximo desafio, será concerteza convencer ao blogista se é possível corrigir alguma coisinha.
1-Outubro-2008 às 23:16
Só mais umas “dicas soltas”:
tentar averiguar o que é que o Parlamento Francês vai começar a usar como SO. E a Polícia Francesa. E muitos governos e instituições públicas de estados federais na Alemanha. Pois: não é só Chávez e só Lula da Silva que são inteligentes. Nem apenas países como India, África do Sul ou China. Dé uma vista de olhos por diversos governos e instituições públicas na Noruega, na Suécia, na Finlândia e na Grã Bretanha. E já agora, averiguar o que faz a BBC da Sua Majestade com o Linux. A HP. A Dell. Já agora, qual é o sistema operativo que o presidente da Dell, Michael Dell usa no seu Laptop (é do conhecimento público). O que é que o FBI, o BKA alemão ou a Interpol usam para análise forense de computadores apreendidos nas investigações criminais. O que é que básicamente É a Internet hoje em dia. Como é feita e como é que foi criada.
Quer uma dica?
Não, não tem nada que ver com aquele ladrãozeco de software dos anos 80 que fundou um monstro devorador de empresas, paises e consciências, capaz de por de joelhos a própria União Europeia e os proprios Estados Unidos em tribunal quando precisa, e que só o seu orçamento de Marketing é superior aos orçamentos Nacionais de vários paises africanos juntos.
2-Outubro-2008 às 7:59
Acho uma vergonha o Classmate PC que a intel para fazer frente ao Negroponte estar a ser vendido aos portugueses como PRODUTO NACIONAL e mais ainda como PRIMEIRO COMPUTADOR PORTATIL português! Especialmente por uma empresa que já montava os Tsunami !!!! (suponho que esses não eram portateis!)
Em relação ao SO, acredito que saber trabalhar com XP é importante para o mercado de trabalho, mas também acredito que LINUX é o SO de referência, não só pelo facto de ser OPEN SOURCE, mas porque é o único que envolve meio mundo no seu desenvolvimento em colaboração e, dessa forma inova!
Discordo totalmente com o Sr. I. Hugo quando diz que o Windows é o produto mais forte. Na minha opinião é o produto mais confortável porque, sem fazermos nada já está nos computadores que se compram. Felizmente esta tendência está a mudar! …a maioria das pessoas que optam por Windows fazem-no sem conhecer minimamente LINUX o que leva a uma escolha não educada! Ao contrário, quem escolhe LINUX geralmente fá-lo depois de ter contacto com Windows!
Isto para dizer que os Lobbys estão em força… especialmente no governo que lança um Magalhães com Windows e o impinge ao primeiro ciclo sem concurso……. enfim!
Alguém me explique porquê comprar um Magalhães face a um Dell mini 9 ou a um Asus Eee 901…. porque eu ainda estou a tentar pensar nas vantagens e não consigo encontrar nenhuma para além do governo financiar a aquisição do Magalhães!
2-Outubro-2008 às 11:32
Em resposta a Pedro (comentario número 6)
A distro portuguesa de LINUX “Caixa mágica” é grátis, podendo ser descarregada directamente do site http://www.caixamagica.pt/pag/b_soft00.php
Transcrevo aqui o que o referido link diz:
“O Linux Caixa Mágica está disponível para download sem quaisquer tipos de custos, à excepção do consumo de largura de banda e respectivos custos da ligação Internet.
Para ter acesso à distribuição Linux Caixa Mágica, depois de efectuar o download, deverá proceder à gravação da “imagem” (.iso) descarregada da Internet, num CD-ROM.
Efectuar Download>”
2-Outubro-2008 às 14:46
Excelente
Mesmo quando um produto, ainda que tenha dois SO’s como muitos de vós referem incansavelmente, é lançado em Portugal existe Sempre qualquer crítica, para nós, portugueses.
Neste caso específico, o Dual Boot.
Óptimo, assim cada criança poderá optar pelo Sistema Operativo que pretende e que melhor conhece. Dito isto até parece irónico, e É.
Uma criança não sabe as diferenças, nem tem que saber, apenas se deve focar em aprender o que mais lhe agrada e o que mais lhe agrada é o grafismo… é nas cores e nos gráficos que as crianças reparam, tenho uma filha e sei como funciona. E, a nível gráfico ambos são bons.
O que vos peço é que deixem as crianças escolher, e não as obriguem a seguir o vosso raciocínio, sejam pinguins ou janelinhas.
A nível de formação, temos pena, mas a Microsoft funciona bem e o Linux, não tem, excepto nas versões de topo, com certificações caríssimas.
Obrigado.
2-Outubro-2008 às 15:05
Tanto barulho e cada qual a puxar a brasa para a sua sardinha. que tal cada criança (ou pai que vai gastar o seu dinheiro) poder optar pelo sistema operativo que mais lhe convier? porque teremos de obrigar os outros a lamber o mel que nos gostamos? Fazem-me lembrar aquelas pessoas que vão de carro com as janelas abertas e o rádio em altos berros obrigando os outros a ouvir a música que gostam e por vezes (na maior parte das vezes) a música é péssima, mas ouçam-na com os vidros fechados e se possível com auriculares.
Parecem empregados da Caixa Mágica ou da Microsoft a guerrearem-se vestindo a camisola deste ou daquele clube. Acham que esta discussão leva a algum lado. Neste momento quem lucra com as marcas está a rir-se da figura que alguns fazem a tomar partido dos tubarões, porque dos dois lados há tubarões. Deixem-nos escolher o que queremos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
3-Outubro-2008 às 14:47
Dizer que é importante aprender um SO específico é o mesmo que dizer que é importante aprender a jogar ténis com uma raquete específica. Portanto isso do Windows ser dominante no mercado… no mercado negro, essencialmente.
Sou mais adepto do Linux e não uso windows há muitos anos, por opção.
3-Outubro-2008 às 23:52
A isto é que se chama “ser preso por ter cão e ser preso por não ter…
Afinal de que se queixam? - Pelo que entendi, este portatil traz o SO XP e o Linux, para que o utilisador possa optar por arrancar com o SO XP ou com o Linux. Por isso não compreendo de que se estão a queixar.
4-Outubro-2008 às 21:43
realmente o portatil e fraquinho, nao tenho duvidas..
mas pelo preco, e para o que e destinado, devo dar os parabens.
para aqueles que so gostam de ver o lado mau da “coisa”, so tenho uma coisa a dizer.. -lamento…
5-Outubro-2008 às 12:43
Quando as pessoas não têm capacidade para pensar por si próprias, têm que ir atrás do que outros dizem (mal).
O windows é actualmente o sistema operativo mais fiável e com tudo o que é necessário incluido. Porquê criticar? Os concorrentes que façam sistemas operativos em condições! Linux? Só o usa quem tem a mania que é intelectual. Porque saber trabalhar bem com linux apenas 1% dos que se gabam o fazem bem. O resto são só amadores ou menos que isso. Engraçado é que para jogarem, jogam no xp. Valentes.
6-Outubro-2008 às 0:18
Gostaria de saber qual é o preço da Internet para o Magalhaes
7-Outubro-2008 às 16:04
Realmente à pessoas que só sabem criticar.
Se vem com uma coisa deveria vir com outra, sevem com outra, deveria vir com outra diferente. O português realmente só sabe refilar por tudo e por nada. O linux poderá ser um sistema livre, mas uma coisa é certa, coloque um computador com o windows ou um com o linux nas maõs de uma criança, e não só, e vamos ver como é a sua evolução na utiliação do computador. Não nego que o linux poderá ser um sistema estável e bem “poderoso”, mas isso também não está ao alcance de qualquer um. Quer queiramos quer não o SAO windows é muito mais amigável, acessivel e menos um ambiente menos “agressivo”. Já nem quero falar, que vamos ver o software que existe para windows e o que existe para linux e veremos, que são mundos bem diferentes.
Acho que deveriamos agradecer este tipo de iniciativas e deixar de trazer estas lutas sobre SO’s a este nível. Para finalizar, como referi para se trabalhar em linux não é qualquer um, e caso se queira contracat as às firmas que lançam as versões gratuitas do linux, como é caso da RedHat, acaba-se por pagar mais do que uma licença do Windows, que não necessita de apoio. Por isso, não critiquem só pro criticar, como já foi referido, quando tiverem o computador nas mãos, aqueles que são tão intelectuais que só vêm o linux à frente, apagem a versão do windows, não é necessário ficarem com ela e calem-se de dizer essas coisas, que é o melhor. Sim porque ensinar um miúdo a trabalhar com o linux está a anos luz de ensinar um miúdo a trabalhar com o windows.
7-Outubro-2008 às 21:55
È pena os professores não saberem dar as informaçoes necessarias aos alunos e pais. os professores não sabem se é obrigatorio a Internet ou não
8-Outubro-2008 às 22:10
O que eu acho, meus Srs., é que quem compra, e pga o preço que lhe pedem, seja alto ou baixo, deve ter o direito à escolha da configuração do seu produto. Linux ou MSXp.
Tudo o rsto são cantigas mais ou menos revolucionárias dependendo do planeta donde vêm….
10-Outubro-2008 às 22:59
Realmente não consigo perceber como e que pessoas que não se conhecem de lado nenhum têm coragem de rebaixar os conhecimentos de outros, ofendendo-os!!
Sr. Anunciação temos pena de não sermos tao dotados informaticamente como o sr. ,não devemos desvalorizar os conhecimentos de outros dessa forma!
A nossa liberdade termina onde começa a do outro…
“Est modus in rebus”
17-Outubro-2008 às 2:39
Enquanto a ignorância imperar por conveniência do capital,
o Povo é refém de si próprio
e os seus dirigentes serão aqueles
que a sua ignorância conseguir eleger…
Então digam-me lá como é que aquele senhor vai formatar o computador do seu filho e instalar uma coisa nova lá dentro se o Magalhães não vem com uma unidade óptica (CD/DVD). Nem sequer em opção.
Será que trás os CDs para repor o sistema se o disco rígido falhar ainda que se tenha de usar uma unidade óptica comprada à parte (e quanto custa uma coisa dessas?), ou terá que ir a reparar aos serviços técnicos da JPSáCouto? (Se ainda existir por essa altura)
Vejam a importância que esta máquina tem para o seu fabricante que nem lá ela aparece.
http://www.jpsacouto.pt/
E Aquele outro que acha que o seu filho vai conseguir lá jogar jogos, NO CD NO CLOWN…
E como é que alguém pode dizer que este é a última palavra da tecnologia vinda de Portugal quando a máquina inclui um processador Celeron@ 900Mhz (ultrapassado) e um sistema operativo que já é considerado obsoleto pelo seu próprio fabricante que o substituiu pelo Vista (oxalá fosse HastaLaVista)
Se acham que a novidade é ter uma pega para um mais fácil transporte por uma criança deveriam ter então visto como uma máquina comcebida para crianças foi já feita há 9 anos pela Apple. refiro-me ao iBook Clamshell que poderão ver com os vossos próprios olhos aqui:
http://www.everymac.com/systems/apple/ibook/stats/ibook.html
Eu Próprio estou a escrever estas palavras num com 8 anos e a funcionar em pleno. iBook@366Mhz com 40 GB de disco e 576MB de ram, a correr o OS X Tiger 10.4.9
Lamento muito tudo isto e lamento mais porque poderia ter-se dado a importância e o sinal aos garotos e graúdos sobre o Software OpenSource e mais uma vez o estado português na pessoa dos seus governantes deu tudo à microsofre…
17-Outubro-2008 às 4:16
Porque criticam tanto as empresas, elas são criadas para gerar riqueza.
Para quem se esquece, ainda vivemos num país livre.
O problema é que para alguns liberdade é qualquer coisa que não sabem o que é nem para o que serve, e mais não digo.
Afinal, o Magalhães só traz sistema operativo, ou quando comecei a lêr no obliquo por ver tanta agresividade, avancei alguma parte com real interesse.
19-Outubro-2008 às 0:00
Então e quanto ao resto do software?! É só Windows XP ou linux? E anti-spyware, anti-virus e firewall para as criançinhas nao andarem a ver poucas vergonhas pela net fora, e a serem constantemente bombardeadas com janelas pop-up e tudo o demais? Ou nós pais vamos ter depois de comprar? Tanta euforia por causa do magalhães e ninguem se preocupa com o principal! A SEGURANÇA!!!
21-Outubro-2008 às 22:56
Já andei a pesquisar e não consegui encontrar o que queria, adquiri o magalhães edição “60 minutos” por ignorancia minha porque não me tinha informado previamente se era para crianças…
Ora preciso para a minha filha o software que vem na ediçao “descobrir” tal como o magic desktop, zito mosquito, descobrir guida margarida..
Onde posso arranjar?
Agradeço feedback.
Obrigado
22-Outubro-2008 às 11:10
Cláudio: Lamentamos não puder ajudar. Todo esse software existe “fora do Magalhães” mas é necessário pagá-lo, e não será tão pouco como isso. Como a diferença para a outra versão limita-se ao software, porque não fala na loja onde o comprou e tenta que lhe troquem o conteúdo? Boa sorte
25-Outubro-2008 às 9:48
Fala-se de tudo, mas esquece-se o essencial, outro dia alguém perguntava se o Magalhães vem com antivirus, e até agora nunguém se importou com a questão, será que não sabem, ou que acham que não importa, ou é de menor interesse? Meus Deus, se o computador pode ter Internet, é importante saber se ele vem com antivirus, ou não, se vem quanto tempo dura até ter de se comprar ou fazer o update do que já vem incluido. Se não vem incluido é mais um custo a juntar. É que segurança é muito importante, ainda mais tratando-se de crianças, e em todas as pesquisas que fiz sobre hardware e software do Magalhães, não encontrei nada que fala sobre o antivirus, não quero acreditar que quem concebeu o PC se esqueceu dessa parte. Será que alguém me sabe responder?
28-Outubro-2008 às 13:20
Já viram que o “magalhães”, que parecia uma ser uma iniciativa meramente publicitária do Governo Sócrates poderá transformar-se num grande sucesso económico para o País (diga.-se empresas tal e tal); como tem a vertente “crianças”, tem o “msoffice” e 30 gb de disco (aqui é que é pouco, devia ser 80) e 2 usb (também devia ter mais uma), a 286 euros é imbatível no mercado (mas com o Atom fica a 329 e aqui já vai perder perde a liderança). Isto pode ser exportado para todo o mundo e o que Portugal precisa é de exportação com fartura.
Quanto á questão da MS/Bill Gates deixem lá a MS ganhar mais uns trocos; o Bill Gates já fez mais pela globalização e normalização no mundo da tecnologia que todas as outras empresas juntas, ou já se esqueceram quando se tinha de comprar o SO da IBM, o Lotus, o wordstar o DBII a 500 Euros cada e os écrans era tudo caracteres a verde ou a castanho. Um dia a MS até vai oferecer o office, já falta pouco. E ao Linux é bom mas só para quem é estudante de informática, por enquanto.
.
Malta, toca a encher o mundo de magalháesinhos.
28-Outubro-2008 às 14:55
Mas afinal as escolas privadas não têm direito
a Magalhães
Isso é uma injustiça
29-Outubro-2008 às 12:01
Aproveito a questão a possibilidade de adquirir o software que vem instalado no Magalhães (que já coloquei por outras palavras noutro tópico, mas não obtive resposta), mas “fora do Magalhães”: se o Magalhães está acessível a um preço muito reduzido para quem tem filhos em idade escolar (como é o meu caso), será também possível adquirir apenas o software por um preço proporcional? A meu ver, a parte interessante do Magalhães (e, aliás, de qualquer computador), é o software…
31-Outubro-2008 às 17:58
antes de mais referir que o post da cara anunciação é louvável e eslarecedor e poupa-me muito trabalho…em termos prácticos só sinto a necessidade de dizer que a existem portateis, de 14.1″, dual core 3700, com 999mghz e 1 mega de cache, com hd de 120gb, 2 gb de ram, rwdvd, bluetooth, placa wireless e ligação de rede por 327 euros com linux e vista…em que é que o magalhães é válido com uma configuração obsoleta, com capacidades ridiculas e que na relação preço/capacidade deve ser o portátil mais caro no mercado no momento??? existem marcas portuguesa com configurações semelhante á que descrevi com custos á volta dos 399 euros…tambem se soube que a empresa que monta so magal´hães deve dezenas de milhares de euros ao fisco, como se admite o estado comparticipar ESTES computadores e não outros com valores inferiores e capacidades MUITO superiores??? isto é como o negócio que foi feito para a administração publica em que com duas proposta tecnicamente semelhantes, entre a hp e a acer o estado portugues adjudicou a que fica 15 milhoes de euros mais caro que é a da hp…alguem me consegue explicar isto?
5-Novembro-2008 às 3:02
Muito se fala e pouco se acerta,e claro que o Windows e necessario para começo de aventura das crianças na informatica,ate porque ha muitos programas que so poderao ser executados atraves do windows embora o Linux ja tenha um optimo programa chamado Wine,que da para instalar programas do Windows,sem ter que sair do Linux mas como ha muitos profs.que nem no Windows sabem mexer,quanto mais no Linux o SO que num futuro muito proximo,dara que falar e muitas serao as migraçoes para o Linux porque alem de ser facil e gratis e mais seguro que o aparatoso WINDOWS .Esperem e verao como a razao esta do lado dos mais humildes,que farao milagres com coisas muito simples.
15-Novembro-2008 às 18:46
Resposta ao racoq :
Ante demais quero dizer que venha quem vier Linux é e vai sempre ser mais complicado que o Windows! Não estou a dizer que possivelmente seja um pouco mais rapido e que tenha vantagens em certas areas em comprarção a Windows, mas na generalidade é Windows que Equipa mais de 90% dos computadores em todo mundo. Depoias diga-me que Software existe hoje em dia para formar um crinça em Matematica, claro que é um exe4mplo, porque em outras areas ainda pior é! Entao eu pergunto: O que me dá de bom presentemente Linux?
16-Novembro-2008 às 17:00
37. Miguel diz:
28-Outubro-2008 às 14:55
Mas afinal as escolas privadas não têm direito
a Magalhães
Isso é uma injustiça
R: Injustiça? Se os papas têm dinheiro para por os filhos em escolas privadas (que nao são tão baratas como isso) tambem devem ter dinheiro para comprar um pc em condiçoes para os filhos. injustiça é alguem que quer o melhor para os filhos e a m***** do ordenado ao fim do m~es mal chega para lhe dar comer. isso sim é injustiça. Caia na realidade e antes de comentar alguma coisa pense primeiro no que vai comentar ou então faça um favor a muita gente e fique calado.
16-Novembro-2008 às 22:00
Boa noite,
Eu sou um aluno do 7ºano e gostaria de saber se este computador não poderia ser também para o 7º Ano, pois está muito em conta, se olharmos para as especificações, não é um espanto, é um computador facil de levar e prático!
Por isso gostaria de saber se podem alargar este projecto para os 7º Anos.
Espero uma resposta em breve.
Cumprimentos:
António Mesquita dos Santos Marques Carreiro,7ºAno,ESNA,Escola Secundária Nuno Álvares de Castelo Branco.
OBRIGADO!
17-Novembro-2008 às 13:13
Começa se a ver cada vez mais software para o Magalhães, felizmente criaram uma ideologia de partilha de informação por parte de quem vai utilizar o magalhães, pois caso contrário seria dificil a instalação desse mesmo software em todos os Magalhães que vão existir por Portugal.
Quanto ao encontrar o mesmo software em versões Linux vai ser um bocado difícil de momento pois este mercado está vocacionado para sistemas Microsoft, contúdo não quer dizer que não se encontro bom software em Linux acontece que por poder ser de livre distribuição e codigo aberto têm as suas vantagens e desvantagens tanto pode ser escrito como corrigido algum problema no mesmo assim como alguem alterar algo no mesmo e o utilizador “normal” nem se apercebe desta situação,em maioria das situações os Programas podem ser de fontes as quais não são Empresas,etc ,o que leva a que se tire credibilidade das mesmas, tal situação não deveria acontecer.
Sou um utilizador de Sistemas Operativos da empresa Microsoft faz uns anos e já utilizei sistemas Unix, até utilizei um Sinclair ZX Spectrum 48k que foi o primeiro PC que utilizei para me entreter a jogar e aprender algo de OS.
Pedia a quem gere este site que seja disponibilizada mais informação sobre o software disponivel, pois o Magalhães existe em duas versões e creio que esta Página de Internet está dirigida tanto aos mais novos como os mais velhos.
17-Novembro-2008 às 21:27
Gostava que alguém me indicasse onde posso fazer o download do software Magalhães.
19-Novembro-2008 às 15:42
António: Obrigado pelo comentário, mas nós aqui no blog não temos nada a ver com o programa do Ministério da Educação. Será uma sugestão que o António poderá fazer no site deles.
19-Novembro-2008 às 15:52
Zx Spectrum: Pois … a ideia é essa, mas o nosso especialista nessa área tem tido muito que fazer, e deixado a carolice de colaborar connosco um pouco de lado. Por isso não temos conseguido editar muitos artigos dessa temática, como bem gostaríamos e serua desejável. Mas eles hão-se aparecer …
20-Novembro-2008 às 16:16
45. Rosa Paulo diz:
17-Novembro-2008 às 21:27
Gostava que alguém me indicasse onde posso fazer o download do software Magalhães.
Teria que ser mais especifica ,sei que possivelmente deve querer saber questões relacionadas com todo o software para o magalhaes como é de esperar por parte de qualquer utilizador do mesmo ou futuro utilizador, a informação que encontrei disponivel foi que quem está responsavel directamente pela versão para os mais novos é o Projecto e-escolinha, a versão para os adultos “60 minutos” deve ser de responsabilidade de quem o vende ,tanto em Sistema Operativo “OS” Windows ou Linux acontece o mesmo.
Sei que a distribuição “OS” Caixa Mágica Linux é possivel adquirir a mesma atravez da página de Internet acontece que não é a mesma que foi feita espeficicamente para o Magalhães para tirar o máximo partido dos componentes existentes nestas primeiras versões do Magalhães.
Página da Iniciativa Magalhães:
http://www.iniciativa-magalhaes.com/
Página do PlanoTecnologico:
http://www.planotecnologico.pt/NewsPage.aspx?idCat=33&idMasterCat=30&idLang=1&idContent=2102&idLayout=6&site=planotecnologico
A Página do Projecto e-escolinha:
http://www.eescolinha.gov.pt/portal/server.pt/community/e-escolinha
Aqui encontra se o link relativo ao Linux Caixa Mágica para o Magalhães:
http://www.caixamagica.pt/pag/f_notc00.php?id=213
A Página do Magic Desktop:
http://magicdesktop.easybits.com/pt/
espero que estes links sejam uteis para obter informação sobre este projecto Magalhães.
20-Novembro-2008 às 17:43
Já liguei 1 destas máquinas para alunos do ensino básico pela primeira vez e o primeiro passo que surge não é um ecrã de selecção de dual-boot mas sim um menu de selecção de várias opções entre as quais repor o sistema operativo.
Na altura é claro que se optou por uma das primeiras opções que indica “arrancar windows” ou qualquer coisa do género.
Antes de arrancar temos de finalizar a instalação do windows e por aí afora.
Após arrancar consegui ligar a máquina sem problema à rede wireless da escola, tentei abrir o Internet explorer e tudo correu bem à excepção do gestor de conteúdos até bloquear o google search !?!
Também trazem um programita pré-instalado, além de vários aplicativos educativos que não experimentei, que deve servir para utilização em ambiente de trabalho colaborativo controlado pelo professor, pois assim que se liga surge imediatamente uma mensagem “a procurar pc do professor”.
Agora coloco uma questão, se um professor que nem sabia como é que o “raio do bicho se liga” vai dar utilidade ao pc em ambiente de sala de aula?
Mais terrível ainda: o tal menu de arranque deve surgir sempre pois já me apareceu um miúdo todo desgostoso porque “lhe desapareceram todos os programas da escola do ambiente de trabalho” (a saber: Magic Desktop, Ensinar e aprender, Diciopédia, A cidade do faz de contas, Eu sei, englishis), cheira-me que seleccionaram a reposição do windows e a imagem de recuperação só inclui o sistema operativo! E AGORA?
A embalagem foi muito bem pensada a nível de design mas não trás qualquer tipo de manual ou cd para este tipo de situações e a coitada da criança nem queria ir à escola hoje “porque é dia de levar o magalhães e o meu está estragado”
Quem vai dar resposta a estas situações?
Lenha para a fogueira da discussão acerca do SO: se tiverem filhos e uma máquina velhita lá por casa, experimentem instalar o caixamágica ou uma edição EdUbuntu e deixem o vosso filho de 5 anos dar-lhe umas voltas durante uma semana. Garanto que no final da semana o vosso filho já vai ter umas coisitas para vos ensinar!
21-Novembro-2008 às 11:42
Não querendo defender um ou outro sistema operativo só porque sim, apenas coloco uma pergunta: onde vou eu arranjar jogos e aplicações didáticas para a minha filha (3 anos) brincar, se só estivesse disponivel o linux?
É que é muito giro falar de ‘é tudo à borla’, quando falamos do software de produtividade que os adultos usam no dia-a-dia. Mas e o resto? Se o computador é para as crianças, será que elas vão passar o tempo todo apenas a escrever documentos num processador de texto e numa folha de calculo gratuitos?
A minha filha tem 3 anos, e mexe há mais de um ano, tão bem ou melhor num computador como as avós de 50. Sabe usar o rato e algumas teclas do teclado, embora, obviamente ainda não saiba escrever. Adora brincar com diversos jogos didáticos especiais para a sua idade (3 a 5 anos).
É nestas alturas que temos de lhes disponibilizar todo o material didático que pudemos, já que é agora que o nivel de aprendizagem é superior. Por isso estou a pensar comprar-lhe o Magalhães este Natal. Infelizmente a iniciativa ainda não chegou ao jardim-escola, logo vou ter de desembolsar os € 285 do meu bolso.
Mas não me importo de pagar mais para ter um sistema operativo da Microsoft, já que assim posso lá instalar todo o software didático disponivel no mercado. Será esse software compativel com Linux? Ou teria de pôr uma miuda de 3 anos a escrever aleatóriamente num programa de processamente de texto, até que ela saiba escrever? De que servia gastar apenas € 150 e não puder lá instalar o software didático que ela usa?
22-Novembro-2008 às 11:43
50. Ana diz:
21-Novembro-2008 às 11:42
software compativel com Linux?
o melhor seria informar-se do mesmo contactando as distribuidoras dos Softwares Educativos, sei que uma delas é a Porto Editora deixo aqui o link onde pode fazer esse tipo de perguntas: http://www.portoeditora.pt/default.asp?param=07010200
o link do Microsoft Learning Suite para o Magalhães (o que por motivos que é facil compreender que pode não ser compativel com o OS Linux) :
https://www.microsoft.com/portugal/educacao/magalhaes/professores.mspx
espero que esta informação seja lhe util.
e o 49. zedweb diz:
20-Novembro-2008 às 17:43
…um menu de selecção de várias opções entre as quais repor o sistema operativo…o tal menu de arranque deve surgir sempre pois já me apareceu um miúdo todo desgostoso porque “lhe desapareceram todos os programas da escola do ambiente de trabalho” (a saber: Magic Desktop, Ensinar e aprender, Diciopédia, A cidade do faz de contas, Eu sei, englishis), cheira-me que seleccionaram a reposição do windows e a imagem de recuperação só inclui o sistema operativo! …não trás qualquer tipo de manual ou cd para este tipo de situações…criança nem queria ir à escola hoje “porque é dia de levar o magalhães e o meu está estragado”
A forma a qual refere a primeira vez em que se liga o Magalhes, obviamente é para ser um adulto o primeiro a configurar o Magalhães, depois o supor que o menu em que quando a criança for utilizar o mesmo tem a opção de repor o Sistema Operativo ,deveria rever essa situação pois se diz ter um Magalhães poderia ser mais especifico, se a cópia de segurança só tem o Sistema Operativo seja ele o Windows ou o Linux pode ser normal devido ao facto de o Magalhães ter 30 Gb de disco rigido e possivelmente estarem instaladas essas aplicações educativas na partição do próprio sistema operativo o que não deveria estar visto que se ao repor o sistema como diz toda a informação que lá se encontra deixa de estar disponivel, pode ser asim para aproveitar a partição em que se encontra o Sistema Operativo e ter lá os Programas Educativos e tambem pode ser por estes só aceitarem esta partição para serem instalados, o que vai acontecer é quererem ter muitos programas educativos dentro do magalhães na partição do OS, quanto ao perder esses Programas Educativos é porque obviamente a cópia de segurança não foi feita como seria de esperar,diz que não tem manuais para esse tipo de situação, não percebo porque não têm,outro assunto sobre cópias de segurança, convem não esquecer que qualquer trabalho feito pelas crianças pode acontecer lhes algum problema tecnico e convem ter sempre uma cópia de segurança numa Pen USB, pois é tempo de trabalho e qualquer criança até mesmo adulto não vai gostar de um dia ter este passar por este tipo de situação.
Quanto à criança ir “choramingando” para a escola os Educandos é que têm que lhe dar uma formação para esta situação deforma a que ele não entre na saula de aulas com receio de ser repreendido por ter problemas com o Magalhães, ainda referente a esta situação o que ouvi dizer sobre pontos acomulados pelo desempenho das crianças nos Programas Educativos, suponho que os mesmos devem ser guardados numa partição segura e que até mesmo na escolha seja feito uma ficha onde se regista essa pontuação, isto é uma forma de ver e resguardar a situação pois quem sou eu para dizer o qual pode ser a melhor forma de trabalho.
28-Novembro-2008 às 17:35
Especificamente, o menu de arranque surge todas as vezes que se liga o dispositivo.
Quanto às cópias de segurança realmente existe um aplicativo “my storage” presente na barra de tarefas, mas isso não fará apenas backup dos dados nas àreas de utilizador ou fará da imagem completa “as is”? Assim ligando uma drive externa por USB poderia ser precavida a situação de reposições acidentais do SO nos 103 que instalámos!
E mais especificamente ainda o único manual fornecido é meramente decorativo limitando-se a apresentar conceitos de funcionamento básicos direccionados aos pais!
Irei testar estas situações assim que possível e depois reporto porque sinceramente as explicações acerca das partições fornecidas por ZX Spectrum 48K parecem condizer com o nickname, ao menos se fosse um Timex…
1-Dezembro-2008 às 4:05
quem acha que o lobby da microsoft é mas forte que tudo o resto… pensem um bucadinho antes de falar. 1º o linux além de não ter muito software, não é “user friendly” ou seja é realmente possivel estoirar um computador com o linux (sim, e nem formatar arranja). Alem disso o linux é bem mais lento que o XP, o hardware é muito mais que suficiente para correr o xp (so para terem a ideia ja usei um P3 600 mhz com 128 mb de ram e trabalhava muito bem (office e etc. obviamente) se lentidão. o que causa lentidao é o mabiente grafico…. mas isso é um problema do programador e não da microsoft.
tenham juizo e não falem parvoices pois um computador destes pelo preço que tem e o software que incui… é muito bom.
4-Dezembro-2008 às 13:27
uma pequena correcção ao que tinha escrito aqui onde está escrito escolha é escola e não escolha.
…suponho que os mesmos devem ser guardados numa partição segura e que até mesmo na escolha seja feito uma ficha onde se regista essa pontuação, isto é uma forma de ver e resguardar a situação pois quem sou eu para dizer o qual pode ser a melhor forma de trabalho.
Como é que alguem pode esperar respostas obvias quando quem responde não têm o todo o conhecimento, eu posso deduzir a forma da qual fizeram as particoes do disco rigido para este laptop “Magalhaes 1º versão”, do meu ponto de vista nunca poderia dar uma resposta exacta sobre algo que não sei. Agradecia que fosse disponibilizada mais informação sobre este portátil, se possivel antes do Natal.
9-Dezembro-2008 às 12:49
Caro uma pessoa que realmente entende de informática,
Só demonstra o quanto não entende do que está a falar. Estamos em 2008 não em 1998, e em 2000/2001 já existiam distribuições amigáveis o quanto baste. Se testar um Ubuntu, Mandriva ou mesmo o “nosso” Caixa Mágica, coisa que sei que não o fez, veria o quão errado está. Certamente que leu essa asneirada num blog pro-ms. E a do Linux ser lento é de rebolar a rir e só demonstra a sua ignorância, existem distribuições recentes que correm em P2 300Mhz. E se comprar um telemóvel novo de marcas como a Motorola, muito provavelmente será utilizador de Linux (LiMo), e um telemóvel é bastante limitado em hardware.
O aumento de qualidade dos sistemas Linux é directamente proporcional ao número de utilizadores, e com apenas 1% de cota de mercado mundial consegue ser um excelente substituto do ms-win, imagine com 10%, 20%, 50%, …
Ah e com Linux há um muito baixo risco de vírus, spyware, ataques directos de hackers, etc…
11-Dezembro-2008 às 13:20
O computador vir com dois sistemas é muito bom. Assim vai ser possível perceber o desmpenho dos mesmos.
Sobretudo quando daqui a uns tempos quando os “WINDOWS” começarem a “KRASHAR” “sistemáticamente”.
Os actuais defensores da MICROSOFT quando se cansarem de tentar resolver “O PROBLEMA” vão assim concordar que é melhor mudar de sistema.
Talvez aí os Magalhães vão passem a FUNCIONAR mais com o LINUX
Mas não tenham medo porque no LINUX podem ~ SEMPRE ~ recuperar os documentos que perderam com o “Windows”.
11-Dezembro-2008 às 14:19
Cara dona Ana. Também tenho Filhos de varias idades 3-7-10 só usamos Linux.
A minha pesquisa “software child linux” no Google devolveu-me 397.000 resultados em menos de 1 segundo mas também pode experimentar termos como “educational” , “didáctico linux “, “Linux crianças”,”pré-escolar”… … … e/ou combinaçãoes destes temos e outros, conforme a sua imaginação.
É só uma questão de boa vontade e alguma paciência. Não queiram comprar tudo com dinheiro.
26-Dezembro-2008 às 18:39
gostaria que me ajudassem com um problema no arranque do pc magalhães.
quando inicia aparece ecrá preto com o seguinte:GRUB Loading stage 1.5.
GRUB Loadind, please wait…
agradeço resposta para email quanto antes…obrigado
11-Janeiro-2009 às 0:54
Também eu fiquei sem o software do windows no me Magalhães, já alguem sabe alguma coisa da Pen para reposição?
11-Janeiro-2009 às 11:11
o magalhaes da para por cds
gostava que me esclarece-se isso
pode dizer por email
11-Janeiro-2009 às 22:53
Nuno: Não.
12-Janeiro-2009 às 15:51
Boa Tarde
O Magalhães para começar nem é mau de todo, para os miudos esta optimo, temos é um pequeno problema para os que não sabem ler como o meu filhote, que só agora começou a escola.
No arranque temos de escolher se queremos o xp ou o linux e tambem tem as opções de reposição do windows, o meu filho carregou nessa opçao ( o que no meu ver nao devia de aparecer no arranque) e limpou o magic desktop e todos os outros programas que trazia.
gostaria de saber o que posso fazer para repor os mesmos, ja que o Magalhães não tras quais Pen de instalaço de programas.
13-Janeiro-2009 às 1:20
O meu filho também conseguiu apagar ficheiros de sistema, lindo
Após fazer a “Reposição do Windows” fico com o XP, Avast, Parents Carefree, etc. (distribuição da Intel?) mas falta todo o software didáctico. Onde posso procurar os programas de instalação? Pelo menos uma lista para procurar na net…
14-Janeiro-2009 às 13:27
59. Rodrigo diz:
11-Janeiro-2009 às 0:54
Também eu fiquei sem o software do windows no me Magalhães, já alguem sabe alguma coisa da Pen para reposição?
Como é que têm Publicidade animada debaixo do seu Post?
Pen de reposição? vai ser a forma de repor o sistema, desconheço essa informação por parte dos responsaveis.
Queria aproveitar e deixar aqui uma sugestão a respeito do que li aqui sobre o repor o sistema operativo estar no boot onde se escolhe os Sistemas Operativos, isso é uma falha técnica grave! que num manual venha a dizer para carregar por exemplo na tecla R = Repor Sistema ou B = Backup´s e introduzir um código ainda se compreende pois os Encarregados de Educação podem ler e guardar o documento e quando fizer falta repor o OS, agora deixarem a criança poder repor o Sistema Operativo, não se devem ter lembrado de pesquisar sobre o que as crianças fazem quando são crianças “Asneiras”.
Existe escassa informação sobre este projecto e a que existe é como nem existise pois é praticamente nenhuma.
O programa E-escolinha em conjunto com a JP Sá Couto S.A. teriam que ter estudado bem antes de terem colocado á disposição o Magalhães versão 1.0
14-Janeiro-2009 às 22:55
O meu filho também perdeu a diciopedia e todo o software didáctico.
É lamentável nao haver software para repor
15-Janeiro-2009 às 0:08
A informação da Pen de reposição e uma série de links para algum do software está na página:
http://www.dgidc.min-edu.pt/eescolinha/Mod2_Software.html
Mas a reposição do SO no caso do meu não re-instalou Parents carefree.
Para quem teve o Azar de ver o seu sistema “recuperado” resta esperar pela tal Pen que segundo li será o responsável TIC dos a agrupamentos de escolas que a receberá e que reporá o software de forma gratuita.
18-Janeiro-2009 às 16:48
Boas!
Eu tenho um problema com a Internet!
Eu concto o magalhães ao router pelo wirless mas so o site do eescolinhas funciona. Alguem me sabe explicar porquê?
Obrigado
25-Janeiro-2009 às 18:06
Recebi o Magalhães na semana passada. Como não conseguia activar a Internet, resolvi reinstalar o Windows. A instalação do Windows apagou todos os outros programas de apoio. Pergunto como posso instalar os outros programas uma vez que quando é entregue o pc, ele não vem com nenhuma licença.
28-Janeiro-2009 às 18:30
O software didático pode ser descarregado de forma gratuita do seguinte site: http://magicdesktop.easybits.com/pt/ tem de copiar para uma Pen drive e instalar no magalhães ou então aceder ao site através do magalhães e instalar.
Alguem sabe qual é o conteudo da Pen, que supostamente é entregue nas escolas, para reposição do software no magalhães?
Cumprimentos
28-Janeiro-2009 às 21:24
boa noite.
eu fiz a reposiçao do wuinds xp e agora nao tenho os aplicativos alguem me pode dizer onde os possa ir buscar?
agradeço as respostas.
28-Janeiro-2009 às 22:00
Depois de ver tantos problemas reportados, optei por fazer o que fiz com o portátil, e.escola. Acabei de receber o Magalhães e estou neste momento a fazer uma imagem (clone) do disco antes de o ligar pela primeira vez, para que, caso haja azar, poder repôr tudo como quando me chegou às mãos.
29-Janeiro-2009 às 3:17
Para resolução dos nossos males, quem já formatou o pc. Aqui fica o site de onde podem fazer download dos programas didaticos que acompanham o magalhães de origem…
Foi uma grande luta descobrir o software mas aqui vai: http://www.dgidc.min-edu.pt/eescolinha/Mod2_Software.html#a2
Cumprimentos e toca a formatar sem medo…
30-Janeiro-2009 às 11:15
Também fiz a reposição no Windows e os programas escolares foram ao ar.
O Magalhães ficou apenas com os do Linux.
Também queria saber sobre como Repor esses programas.
Obrigado!
30-Janeiro-2009 às 11:17
Se não vier uma solução e informação sobre as reposições, daqui a nada nemhum Magalhães vai ter os programas escolares.
Contribuido!
2-Fevereiro-2009 às 15:12
Eu gostava era de saber aonde se consegue um manual completo, tanto de hardware e software que o Magalhães tem, para melhor entender o computador para conseguir ensinar ao meu filho tudo o que ele me pergunta, agora se é windows ou linux, não me interessa, será que alguem me podia auxiliar, s.f.f.
Obrigado.