Especificações de Hardware do portátil Magalhães
No início de Agosto, aquando da publicitação da Iniciativa Magalhães, este nosso artigo dava conta da especificação de hardware mais provavel para o portátil português. Passados quase dois meses, é possível apontar com rigor com que configuração de hardware chegarão os primeiros Magalhães às nossas crianças:
- Processador: Intel Celeron M 900 MHz
- Memória: 1GB
- Disco rígido: 30 GB particionados do seguinte modo - 10GB Windows; 10GB Linux CM; 10GB Dados do utilizador
- Ecrã: 9 polegadas com uma resolução de 1024 × 600 pixels
- Wi Fi: 802.11 b/g para ligações sem fios
- Porta RJ-45 para ligações à rede com fios
- Webcam
- Colunas de som
- Microfone incorporado
- Portas USB: 2
- Leitor e gravador de cartões de memória SD (Secure Digital)
- Bateria de 3 células com autonomia estimada de 3 horas
- Resistência: Choque e água
- Peso: 1.4 Kg
Esta página apenas apresenta os detalhes do Magalhães quanto ao seu hardware - aos dispositivos físicos com que vem equipado.
Se pretender ter uma visão geral das especificações do Magalhães deve consultar a página com as Especificações de Software do Magalhães.











22-Setembro-2008 às 8:30
[...] sendo, já pode consultar as definitivas especificações de hardware do Magalhães, e descrição das variantes de software do Magalhães que resultam do seu sistema de dual boot com [...]
22-Setembro-2008 às 10:10
Bom dia. Em primeiro lugar, o Windows XP para as crianças foi uma opção bem tomada, visto as crianças estarem minimamente familarizadas com esse ambiente e ser o sistema operativo com mais presença nas escolas do 1º ciclo do ensino básico.
Seguidamente, em relação ao Linux, a implementação da distribuição Caixa Mágica será um erro total.. em primeiro lugar, as criancinhas com 6,7,8 anos nunca irão querer “tocar nesse ambiente”.
Passo a exemplificar:
- ‘ Ó mãe, isto não da para jogar? :’( ‘ O que é isto mãe? avariou?
- Ó filho, a mãe não percebe nada disso, nunca viu isso a frente! ‘
Dual Boot para crianças com esta idade? Sem comentários
Já imagino crianças a entrar em pânico quando aparecer o menu de escolha de sistema operativo.
Não sei quem teve a brilhante ideia de incluir os dois sitemas neste “mini portátil” sabendo que o público alvo seriam as criancinhas…enfim.
Recomendo aos “implementadores” desta ideia dos dois sistemas operativos que solicitem à organização do projecto para reforçarem o suporte telefónico do magalhães.
Posto isto, o “Magalhães” não vai navegar em mar calmo com certeza.
Abraços.
22-Setembro-2008 às 10:26
É uma pena que continuem a gozar com a malta. Numa altura em que todos os nettops do mercado vêm com o processador Atom, o nosso governo lá anuncia mais uma medida tecnológica baseada em equipamentos obsoletos. Que grande negócio para a Intel, arranjaram clientes para uns milhões de CPUs que já ninguém quer 8-(.
Por acaso alguém sabe o tempo que esta “maravilha” tem de autonomia ? É que parece que de tecnologia sem fios só se for a rede, porque dos fios da bateria os alunos não se vão livrar. Será que os professores sabem que as salas de aulas vão ter que se abastecer de extensões para terem as tomadas eléctricas que vão ser precisas para ligar estes lindos trastes à corrente.
22-Setembro-2008 às 19:17
Joaquim: Só uma achega Joaquim. Parece que o menu de dual boot do Magalhães é bastante intuitivo, e bem diferente do que nós (adultos) estamos habituados. De resto, concordo com muito do que diz .. mas vamos esperar para ver como as crianças interagem com o GCompris em Linux. Pode ser que daí venha uma surpresa
22-Setembro-2008 às 22:28
Joaquim Alvim, o que diz pode vir-se a verificar, mas o contrário também me parece credível. A maioria das pessoas que vejo a “mexer” pela primeira vez em sistemas Linux torcem sempre o nariz, por não lhes ser familiar. Pode ser que as crianças se adaptem melhor a esse sistema que é, cada vez mais, uma alternativa muito interessante face aos preços dos sistemas concorrentes.
22-Setembro-2008 às 23:57
Windows XP? Para um celeron 900? lolol. Só se for para se arrastar. Quanto ao Linux, este consegue ser tão intuitivo como o windows. Vejam os casos do Acer one, e Aus eee PC (que trazem o Linpus Lite, e o Xandros), e são estupidamente fáceis de usar, e um sucesso de vendas, e ainda a mais fáceis de usar que XP. Fazendo uma paródia ao que o Joaquim Alvim Disse:
- ‘ Ó mãe, isto não da para jogar, nem para aceder À net? :’( ‘ O que é isto mãe? avariou?
- Não filho, apanhou um virus que te impede de aceder à net ou sequer jogar
Só tenho algo a dizer sobre isto, e chama-se “Lobby Microsoft”, se não fosse esta andar-se a encher de dinheiro com um sistema operativo em final de carreira, este portatil em vez de custar 50, talvez custasse 25. E quem paga? É o zé povinho claro.
23-Setembro-2008 às 0:30
boas
não sou contra p projecto Magalhães mas sim contra a quem nos quer passar por ótarios
material obsoleto para as crianças la voltamos a ideia Portugal anda sempre na cauda da Europa.
enquanto noutros países já se usam processadores Intel mais avançados nós ficamos com os restos.
ora vejam esta situação se eu tenho um PC em casa onde o meu filho já o usa para que ter outro ?
o governo poderia criar um registo a nível escolar tipo, quem já tem um pc em casa o governo fazia uma comparticipação do valor ao que esta a vender os e.escolas etc.. e que estivesse nesse registo com o PC de casa ja não teria direito ao maga lhes etc… assim de certeza que os pc´s chegavam no instante a que não tem pc.
agora no que toca os miúdos levarem os pc´s para a escolas vai ser bonito os furtos a aumentarem se ja com os telemóveis é o que é imaginem com os portáteis sou da opinião que cada escola deve ter um pc para cada aluno mas ficavam na escola. vai haver pessoas que não os vão comprar ficam a espera que numa esquina ou amigo arranje um desses pc´s por 20 euritos bem dizendo material roubado se já acontece com telemóveis e outros bens porque não com os portáteis por isso digo isto não é evolução mas sim exploração. eu não vou aderir a este esquema tendo eu um pc em casa outro para quê? para ficar arrumado ao fim de um mês numa prateleira. quantas famílias não investiram 150 euros no e.escola a pagarem Internet em 36 meses mais um negocio para as operadoras 60 euros na tv+telefone+Internet, 25 euros de telemóvel e mais 15 euros de Internet móvel façam as contas 100 euros por mês por isso há muitas famílias com a corda ao pescoço se tem o azar de não pagar na 1ª factura quando vier a 2ª ui ui ui é quase meio ordenado para esta despesa por isso não estamos preparados a nível de ordenados para suportar isto.
peço desculpa mas foi um desabafo quem tiver nesta situação pense bem antes de se meterem nisto que não passa para esvaziar os bolsos ao pobre e encher ao rico
23-Setembro-2008 às 8:18
Depois de sermos banhados com propaganda, eis que a realidade se apresenta nua e crua: o Magalhães não passa do Classmate de PRIMEIRA GERAÇÃO.
Office para crianças na primária? Não encontraram mais nenhum software? TuxPaint? TuxType? Qualquer coisa que não requeira saber ler e escrever?
23-Setembro-2008 às 8:43
Lá está o pessoal a gozar com o Linux. Os miudos com 6,7,8 anos é que devem começar a habituar-se ao que não crasha, não tem virus, é gratuito, etc, etc….
Porque raio deveriam ter apenas o windows??? Para dar mais €€€ à microbosta???
Viva a comunidade de software LIVRE!!!!!
23-Setembro-2008 às 9:59
isso de as crianças não se darem com linux é uma barbaridade imensa… eu, pessoalmente, tenho um portatil com dualboot, e o meu filho de 5 anos que vai esta semana receber o Magalhães esta mais do que habituado a lidar quer com vista quer com linux, e até prefere os jogos de linux (só a ignorância pode afirmar que é desprovido de jogos…) e consegue navegar perfeitamente no sistema, tal como em windows… não fale do que desconhece Sr. Joaquim, as crianças não têm esses fundamentalismos de SO’s, e veremos em qual elas se darão melhor… e sim, acho que a instalação dos dois é uma excelente ideia. Um abraço
23-Setembro-2008 às 10:16
Bons dias.
O que eu não compreendo é a razão de vir com o Windows XP, muito pesado para as características de qualquer processador, principalmente para o Celeron. Para crianças do 1.º Ciclo o ideal seria um sistema cujo ambiente gráfico não fizesse lembrar os interfaces nem do Windows nem do Linux.
quando era pequeno e reinava o DOS, existia um interface próprio para crianças, chamado Toy Box, que esse sim seria um bom exemplo a seguir para um computador deste segmento.
Tome-se por exemplo o interface de linux presente no Asus EEE ou no Acer Aspire One para ver do que estou a falar.
Desejo no entanto ao Magalhães o melhor sucesso, e dou os parabéns a todos os que participam nesta iniciativa.
23-Setembro-2008 às 12:12
Até acho bem que se comece a dar aos mais novos as alternativas que existem ao sistema windows,para nao serem apanhados na rede como nos fomos, depois que acabaram com o “dos”.
23-Setembro-2008 às 14:54
Bom dia,
parece-me bastante interessante este computador e esta iniciativa.
Tenho uma questão técnica/pratica.
Não criaram uma partição para facilmente recuperar o computador
ao seu estado inicial (factory defaults) ?
Caso não exista esta partição, como esperam dar suporte
em caso de ser necessário fazer uma reinstalação ?
E já agora que tipo de suporte vai ser disponibilizado ?
Obrigado e bom trabalho ,
Pedro
23-Setembro-2008 às 17:00
Ao senhor que critica o dual boot…
eu tenho um irmao que sempre se habitou ao dual boot e preferiu desde cedo o ambiente linux para as tarefas rotineiras!
ah! ele tem 9 anos!
23-Setembro-2008 às 17:02
agora só uma achega ao nome do computador….
se o pc é portugues porque dar o nome de alguem que foi trabalhar para espanha e morreu ao fazer asneira violando o tratado de tordesilhas ?
nao seria mais correcto por exemplo um nuno alvares pereira, vasco da gama ou um bartolomeu dias ?
23-Setembro-2008 às 18:55
Joaquim Alvin: tem mais probabilidades de o Windows ter problemas futuros no Magalhães do que o Linux Caixa Mágica, o correcto seria mesmo ter o Linux Caixa Mágica. Quanto ao resto, não vou comentar…
23-Setembro-2008 às 19:02
Boa tarde!
Alguém me pode dizer se o portátil Magalhães dispõe de leitor/gravador de CD, no caso de querem ouvir música ou jogar?
Obrigada,
23-Setembro-2008 às 19:51
Só uma dúvida: é mesmo verdade o que está escrito nesta página? A resolução é mesmo de 1024*600 pixeis num monitor de 9 polegadas de diagonal?? Neste momento trabalho num monitor com resolução de 1024*768 pixeis, que tem… 15 polegadas… e custa-me um bocadinho estar mais de 5 minutos a olhar para o monitor, por a resolução, de tão elevada, deixar as letras que acabo de escrever tão pequenas. É que não sei se a malta sabe, mas quanto maior fôr a resolução, mais pequeno é o que aparece no ecrã. Alta resolução não é necessariamente uma coisa boa. (Sobretudo quando a alta resolução se faz com pixeis cada vez mais pequenos.) O monitor mais pequeno em que trabalhei até hoje tinha 12 polegadas, e, por ser tão pequeno, precisava de utilizar resoluções tais (salvo erro eu não conseguia olhar para aquilo com uma resolução maior do que 600*480) que tinha de utilizar constantemente a barra de deslocação horizontal… Enfim.
E a notícia hoje da Exame Informática - a de que os Magalhães têm câmaras para as crianças poderem fazer videoconferência - é digna de um país… nem digo. Desejo muitas felicidades a este projecto. Eu por mim não tenho problemas em dizer que a minha atitude quando a tudo isto é a da velho do Restelo.
Como perguntava hoje um comentador no Público, onde está o parecer - que parece que foi encomendado, mas não entregue, ou não divulgado - do Colégio de Psiquiatria da Infância e da Adolescência da Ordem dos Médicos sobre o impacto de uma tão poderosa quanto livre ferramenta de trabalho e - corrijam-me se eu estiver enganado - de acesso à Internet dado a crianças? Mas sou só eu a ver isto? E quando uma criança tiver dificuldades em fazer os trabalhos escolares e perguntar aos pais analfabetos e estes disserem: “Eu de computadores não percebo nada!”, isso não vai aumentar a infoexclusão - ao contrário de a combater -, em comparação com os filhos de pais com educação superior, que, estes, sim, os podem ajudar? São questões que vos deixo.
23-Setembro-2008 às 23:36
Que coisa mais triste para se dizer das crianças… elas não vão conseguir perceber o Linux ? Se calhar os seus filhos não…. mas os outros tenho a certeza que sim!! eu confio nas capacidades das crianças portuguesas… sobre os jogos… mas consolas para jogos já elas tem em casa…
Acho muito bem apoioar e dar a escolher entre estes dois sistemas operativos, um de proveniencia americana e outro portuguesa.
Se as crianças brasileiras e de por exemplo espanholas não tem problemas a trabalhar e aprender, porque não as portuguesas ??? Lá por os pais estarem completamente cristalizados no windows… porque não começar dar uma hipotese as crianças ? Ainda me lembro do meu spectrum 48k… e não tinha nem rato nem jogos 3D…
E por uma vez parabens ao governo pela decisão!!!!!
24-Setembro-2008 às 0:15
Outra pequena achega: pelas informações que me chegaram, só os primeiros computadores serão fornecidos com o processador Celeron. Os processadores Atom irão estar disoiníveis brevemente.
Em relação ao dual boot e ao potencial pânico das criancinhas em relação ao linux, lembro apenas as doutas opiniões dos que diziam que os portáteis do eEscola era dinheiro deitado à rua porque os muidos não iam aderir… e já lá vão quantos computadores?
24-Setembro-2008 às 1:38
[...] características de hardware segundo o site portatil magalhães [...]
24-Setembro-2008 às 11:01
Quanto aos vários comentários aos sistemas Linux:
Essa ideia do “O que é isto mãe” e “Nunca vi isso à frente” não me parece muito razoável… Tudo advém do hábito criado. Se a “mãe” não sabe, a “mãe” terá que se instruir. Mais importante, eu prefiro que o meu filho use Linux e tenha software para todos os fins de forma GRATUITA e LEGAL. Como não estou disposto a pagar os montantes exagerados que a Microsoft pede pelo seu Software, prefiro não habituar o meu filho à ideia de que a pirataria é normal e/ou necessária.
O meu filho usa Linux desde os 4 anos, sem qualquer problema. E joga mais em Linux que em Windows. Acho muito bom ter uma distribuição Linux, embora o Caixa Mágica tenha algumas lacunas em termos de funcionalidades. No entanto é uma distribuição Portuguesa. Com os prós e contras sou obrigado a me abster.
Não tenham medo do Linux… Aprendam… Usem…
O que acontece quando os nossos filhos tem dúvidas no trabalho de casa sobre um assunto que não dominamos? Dizemos que “não sei… nunca vimos isso à frente” ? Presumo que não. O que tentamos fazer é aprender também, para posteriormente os ensinar… Porque terá o Linux de ser diferente ?!
Boas navegações a todos
24-Setembro-2008 às 11:34
Confirma-se que o processador é um Celeron M 900 MHz?
É que ouvi ontem a ministra a dizer que era um hardware da ultima geração e era tão bom como ou melhor que…
Afinal vamos comer com os restos que a intel quer despachar?
Não era para ser com o Atom? Este sim é da ultima geração, até o chipset é diferente.
E os que vão ser vendidos na FNAC são da 1º ou 2º geração?
Obrigado e continuação de bom trabalho!
24-Setembro-2008 às 12:04
Bom dia, eu tenho 1 pequena dúvida. Será que o Magalhães não vem equipado com 1 drive de dvd
24-Setembro-2008 às 12:53
Os “pequenos” aprendem mais do que os “grandes” pensam.
Pensem nisso…
24-Setembro-2008 às 17:40
Um grande erro foi terem optado pelo Classmate de 1º Geração, pois as suas características são obsoletas, eu tenho sérias dúvidas que depois de uns bons meses de uso o mesmo não tenha uma performance ridícula.
Depois há outras questões, como funciona a manutenção do Magalhães? é gratuita? e se é, por quanto tempo? quanto tempo demora a sua manutenção? visto que o Windows XP dele é diferente qualquer casa de informática pode resolver o problema se o S.O. tiver algum problema?
24-Setembro-2008 às 18:41
Pedro: Aqui no blog ainda não estivemos com um Magalhães nas “mãos”, se bem que efectivamente não temos notícia de tal partição existir. Nesse caso (não existindo), partilhamos a sua apreensão.
24-Setembro-2008 às 18:53
Gabriel: Essa é a resolução máxima permitida pela placa gráfica. Pode ser usada uma resolução inferior, tornando os objectos maiores. O contrário é que não.
24-Setembro-2008 às 19:12
[...] Спецификация ноутбука Magalhaes: http://www.portatilmagalhaes.com/espe…> [...]
24-Setembro-2008 às 21:37
Rui Baptista: Efectivamente não vem. É comum neste tipo de ultra-portáteis. Terá que usar uma Pen para transferir informação.
24-Setembro-2008 às 21:49
Perguntava se alguem sabe a evolução que está programada para os utilizadores do Computador Magalhes.
Em questões de Hardware acredito que consiga ter um desempenho rasoavel para determinadas tarefas em qualquer dos sistemas operativos e não coloco qualquer obstrução ao ter um boot pois quem aprende a mexer em programas aprende a escolher o sistema operativo, queria saber a questão colocada sobre o backup do sistema operativo o que pelos 10GB de partição leva-me a pensar que deve ter e ser facil para um professor re-instalar qualquer um dos Sistemas Operativos “OS”, quanto ao software têm obrigatorimente que ser supervisionado por pessoal competente, se existe problemas com os manuais escolares é de esperar que pode existir o mesmo com os Programas.
Divirtam se a aprender com o Magalhes e estipulem as horas de utilização pois o Magalhes tem que descansar.
24-Setembro-2008 às 22:30
João: Confirma-se. Mas já alguém comentou algures, que só estes primeiros o trarão … Depois virão os Atom.
26-Setembro-2008 às 1:13
Se me é permitido opinar sobre o assunto, o mais importante aqui não é se a resolução do monitor é “assim ou assado”, ou se o disco é grande ou pequeno, ou se o SO é windows ou linux….a questão realmente importante é -era isto que o ensino precisava no curto prazo?? - isto é, numa altura em que se ouve que esta e aquela escola não tem as condições minimas para funcionar como tal…em que ao que parece ha falta de pessoal docente nas escolas…em que os alunos vão pras aulas brincar com telemoveis e dps assistimos as cenas tristes que recentemente vieram a publico….enfim, basta estar minimamente atento ás noticias e perceber que de facto é necessario investir no ensino, mas antes de dar o raio dos computadores portateis aos alunos, seria necessario que fossem criadas as condições adequadas para que possam frequentar a escola e aprender realmente qualquer coisa que se veja! … sinceramente olho para este “choque tecnologico” e penso que os beneficios não superam as falhas…que diabo, sou engenheiro, tenho 28 anos e “sobrevivi” até ao secundario sem um computador portatil! Era até capaz de apostar que muitas das escolas que por estes dias têm nas suas salas uma carrada de miudos com um mini-portatil, não devem ter sequer uma biblioteca de jeito…e isso quanto a mim, faz mais falta do que um portatil aos 6/7 anos….pior que isso é ter consciencia da incompetencia de uma boa parte dos professores de hoje em dia, que vão ser os responsaveis pela formação destas crianças e que infelizmente duvido que tenham capacidade para orientar um aluno em relação ao que representa aquele computador, e de como deve ser utilizado…é que se antes do Magalhaes já se notava a tendencia de as crianças ficarem de certa forma “viciadas na Internet“, a ponto de terem até dificuldade em levar uma vida social normal, imaginem o que pode acontecer agora, se os professores não tiverem a capacidade de os orientar correctamente!!! Não quero com isto dizer que não há necessidade de que haja formação no que diz respeito ás novas tecnologias, mas isso podia passar apenas por dotar as escolas das ferramentas necessarias para o efeito… Seja como for…estamos cá pra ver os resultados!! …entretanto tiro o chapeu ao nosso carissimo primeiro ministro, isto porque ao contrario das duvidas q tenho em relação ás vantagens do magalhaes para os miudos, em relação ás vantagens do magalhaes para o socrates, em materia de propaganda eleitoral, não tenho qualquer duvida, é um sucesso! Sim, pq distribuir portateis a tudo quanto mexe, meia duzia de meses antes das eleições…pode ser bastante proveitoso!!!!!
27-Setembro-2008 às 13:59
Na minha opinião o hardware é mais que suficiente para o que se pretende, tenho a certeza que a sua escolha fez parte de um processo beneficio-preço, e não somos um pais rico para nos darmos a luxos, temos de admitir isso.
Quanto ao Software falta aqui muito bom senso, inserir o Windows nestes computadores?? O programa pretende dar um pc a quem não tem, portanto o utilizador é novo em sistemas operativos, o que leva que a afirmação de “já estar habituado” torna-se falsa.
Vamos mudar o paradigma e ver que quem está dependente do Windows é quem o sempre o usou. Vamos dar à nova geração uma lufada de liberdade e criatividade e contar a historia do pinguim e como a brincar as coisas aparecem, basta imaginação, força de vontade e ter coragem em arriscar.
Agora à outro pormenor que é importante referir e estou com pé atrás… “aulas com computadores” será que os nossos professores estão aptos a lidar com esta ferramenta dentro de uma sala de aulas. (O telemóvel que é muito mais pequeno já gera muito pânico.) Pelo menos estamos a começar pela 1ª classe, o que se os professores forem excelentes a explicar, quando e como, já é um bom principio.
O computador é uma excelente ferramenta de aprendizagem, mas também uma excelente ferramenta de distracção.
Como o próprio Bill Gates disse: “antes de dar um computador aos meus filhos darei livros.”
Espero que haja muita formação e bom senso por partes dos professores e encarregados de educação, para tornar isto numa óptima ferramenta.
A sociedade está a mudar cada vez mais rápido e nestes actos de mudanças é preciso muita precaução para não cometer erros.
Comprimentos
27-Setembro-2008 às 19:27
é impressionante como o Português reclama de tudo e fala mal de tudo. O Magalhães é sim uma ótima iniciativa. Promove um desenvolvimento tecnológico de uma empresa Portuguesa numa das áreas de maior crescimento num futuro próximo que é a área dos mini laptops, net pcs, etc … facilta o acesso da população á Internet e dá ás crianças uma ferramenta de valor inestimável que é o acesso á informação e integração através da Internet. Seria bom que os Portugueses em vez de ficarem tentando emitar o ‘Velho do Restelo’, ampliassem um pouco os seus horizontes e começassem a ver os pontos positivos das coisas.
27-Setembro-2008 às 20:26
Eu concordo com com Windows XP, acho que não seja necessário existir num pequeno portátil fraquito dual boot. Apesar do Windows XP ser pago, na realidade não é, porque é um sistema operativo super fácil de “crackear”. Só tenho pena se so ter 30Gb de disco, que hoje em dia não é nada. Já que se está a investir ao menos que seja numa coisa para o futuro.
Gostaria que alguém me confirmasse se realmente o Magalhães é anti-choque e á prova de água….
28-Setembro-2008 às 16:22
Há coisas que preocupam nisto.
O investimento que o país vai fazer, quando todos sabemos que a vida não está fácil e que muitos portugueses sofrem para manter as despesas básicas, quando o conseguem.
Outra é a formação dos professores para serem capazes de se adaptar ao novo método.
Ainda mais: Qual a fiabilidade destes notebooks, qual a sua durabilidade, ou não passará de um brinquedo que, a breve prazo, será posto de lado? Mais um mono a ocupar espaço?
Sempre defendi que os livros de ensino deviam pertencer à escola, que os cederia aos alunos, para terem por onde estudar no decurso do ano lectivo, voltando a ela no final do ano. Seria uma despesa a menos para os pais, que tantas vezes se arrepelam, para conseguirem enfrentar os gastos de novo ano lectivo.
Com os computadores passar-se-ia o mesmo.
Já agora:
Também concordo com o Linux e mais, que a Europa deveria criar um SO e libertar-se de vez da escravidão da Microsoft e da Intel e isto porque as duas governam-se de uma forma simples. Sistemas operativos cada vez mais pesados, o que obriga a processadores mais potentes. Negócio da China…
Onde vivo, estou farto de mudar o SO de computadores novos, que vêm com as diversas variantes do Vista para o XP, porque as pessoas (nem todos somos informáticos) se sentem confundidas com o Vista. Algumas aceitaram o Linux e estão satisfeitas, mas a maioria prefere o XP na versão Professional.
Que bico de obra, ein!?
29-Setembro-2008 às 4:48
Para o que foi desenhado o Magalhaes em qualquer das suas actuais versões, penso que a configuração Hardware é suficientemente adequada aos trabalhos feitos com o mesmo, querem um Portatil topo de gama esperem mais uns mêses…
29-Setembro-2008 às 9:51
Assim é que é!
Para a frente é que se anda…
próximo passo é passar a haver versão electrónica de todos os livros escolares, que possam ser adquiridos de forma muito mais barata para ler no magalhães, o que dá na mesma o lucro às várias editoras, e reduz em muito a despesa das famílias sempre que começa um ano lectivo!
30-Setembro-2008 às 10:43
http://www.olpcnews.com/sales_talk/intel/classmate_pc_children_portugal.html
O que se pensa sobre o Magalhães lá fora….:
Pity the Poor Classmate PC’d Children of Portugal
Quando Portugal é apontado como o país europeu (juntamente com a Polónia) onde as crianças mais navegam a Internet sem a adequada supervisão, damos portáteis à borla a crianças entre os 6 e os 10 anos.
Nesses computadores instalamos um super software didáctico (com ou sem “c”?) chamado… Microsoft Office!
Nos programas escolares não há qualquer referência à utilização de computadores (só de calculadoras CASIO, se bem me lembro), que também não vão ver a escola nunca porque apesar de portáteis só têm 2 horas de autonomia e não são para andar na mochila, que se podem partir.
E como não há como carregar as baterias na sala de aula, mesmo que o Magalhães chegue à escola só a primeira aula vai ter direito a um ar da sua graça. E como ninguém vai manter a rede wireless da escola, também não vai haver acesso à net. E ao fim de um ano o computador morreu, está fora da garantia, e…? Todos os anos as crianças recebem um computador novo? Eu, contribuinte, vou pagar computadores novos para os que os estragam? Daqui a 4 anos os miúdos da 4ª classe que pouparam o seu Magalhães têm de trabalhar com um Celeron@900MHz, enquanto que os da 1ª têm um Classmate de 3ª geração (máquina interessante: http://www.olpcnews.com/sales_talk/intel/latest_classmate_impresses_touch_screen.html)? E os selvagens (que os há) já vão no seu 3º Magalhães pago pelo Zé Povinho? Ou o 2º Magalhães vai ter de ser comprado ao valor de mercado? E se a família for pobrezinha? O Magalhães será obrigatório? Perguntas, perguntas, perguntas…
30-Setembro-2008 às 18:07
Namasté, caro amigo joaquim alvim,
você diz;
Dual Boot para crianças com esta idade? Sem comentários
Já imagino crianças a entrar em pânico quando aparecer o menu de escolha de sistema operativo.
Não sei quem teve a brilhante ideia de incluir os dois sitemas neste “mini portátil” sabendo que o público alvo seriam as criancinhas…enfim.
digo-lhe;
> normalmente, neste país, na educação como em muitas outras áreas sociais e outras, não é realmente normal, terem brilhantes ideias (como diz, e bem). Não sei bem se a brilhante ideia foi colocar 2 sistemas operativos, ou se apenas incluir uma coisa que normalmente se esquecem de nos ´dar` em muitas situações. A escolha entre o comercial e o não comercial. Ou por outro lado, darem ás crianças uma opção é bem mais educativo que lhes dar o básico. As dificuldades que referiu irão ser preponderantes na evolução deles. Assim fosse noutras situações. E por fim, talvez a nova geração (os nossos filhos) não dê aquele tipo de respostas aos nossos netos.
paz
30-Setembro-2008 às 19:41
Tanta preocupação com o hardware dum computador que, por €50(!), é suposto ajudar os miúdos de menos de 10 anos (conhecidos por levarem até os mais bem artilhados Cray à combustão espontânea) a iniciarem-se numa utilização dia-a-dia de computadores…
O meu primeiro computador, com o qual fiz projectos de design gráfico, foi um 486, com 8 Mb de RAM e 500 MB de disco (já lá vão uns tempitos - era state-of-the-art!). E corria o Photoshop. Haja juízo: o Magalhães serve perfeitamente para o que foi criado! Não nos vamos a por a caçar pardais com canhões, por favor.
Só mais uma coisa: o Classmate, mesmo o de segunda geração, só tem memória Flash num máximo de 8 GB, portanto os 30 Gigas em HD, até nem me parecem mal. O Windows é que poderia ir pela abertura que lhe deu o nome.
1-Outubro-2008 às 14:31
[quote]Gabriel: Essa é a resolução máxima permitida pela placa gráfica. Pode ser usada uma resolução inferior, tornando os objectos maiores. O contrário é que não.[/quote]
Se num monitor LCD for usada uma resolução inferior à resolução nativa do painel as imagens serão apresentadas com um aspecto “desfocado”, sendo muito provavelmente prejudiciais à visão das crianças.
Não teria sido muito melhor dotar o portátil com uma saída VGA para que as crianças ao chegarem a casa o pudessem ligar a um monitor maior?
Este é o único mini-pc que conheço que nem uma mera saída VGA tem. Brilhante!
2-Outubro-2008 às 12:39
“Daqui a 4 anos os miúdos da 4ª classe que pouparam o seu Magalhães têm de trabalhar com um Celeron@900MHz, enquanto que os da 1ª têm um Classmate de 3ª geração”
OK, imaginemos então que o Magalhães é um Classmate de 2º geração. Daqui a 4 anos os tais miudos da 4ª Classe têm o quê? Um computador ultrapassado enquanto os da 1ª terão um Classmate da “5ª geração”. Esse problema vai existir sempre. Tenhamos as coisas em perspectiva.
E Alpha, permita-me, por favor se tem tantas “perguntas, perguntas, perguntas” por favor , informe-se, informe-se, informe-se.
1º Definitivamente, o argumento do acesso á Internet sem supervisão começa a ser ridiculo. O computador não vem com o acesso incluido. E a supervisão, evidentemente dependerá dos pais.
2º É falso que o software “didático” seja o MS Office.
3º Não há nenhuma referência ao Magalhães nos programas escolares porque não é suposto isso acontecer. Para isso acontecer o Magalhães teria que ser “material obrigatório” como são os livros por exemplo.
4º Se os Magalhães não são para ir á escola o problema da autonomia e do carregamento não se pôe. E se isso vier a acontecer, dificilmente será durante TODO o periodo de aulas.
5º Ninguém tem que manter rede wireless nenhuma. O acesso á Internet é facultativo e pessoal. Evidententemente será o proprietario (ou os pais do proprietario se preferir) a adquirir esse acesso de acordo com as suas preferencias e/ou possiibilidades.
6º Todos os equipamentos electronicos estão sujeitos a uma garantia obrigatória de 2 anos. Devia saber disso. O Magalhães não é excepção.
7º Qualquer criança só terá acesso ao Programa Magalhães UMA VEZ. Portanto é bom que as crianças o poupem. Se isso não acontecer terão os pais que adquirir 1 pelos seus próprios meios, se o quiserem fazer obviamente.
8º O Sr. como contribuinte não paga NADA pelos Magalhães. O financiamento do Programa Magalhães é feito através de um acordo com a Intel e as operadoras de rede móvel.
2-Outubro-2008 às 12:49
Sem querer criar uma “flame war”…
Sr. Joaquim Alvim (2.º comentário),
Das duas uma…
Ou de alguma forma tem mais valias com a venda de produtos da Micr$s$ft, ou tem algum tipo de frustração por não ter conseguido utilizar software “Open Source”.
Seja qual for a justificação para o seu “ataque” à inclusão do Gnu/Linux Caixa Mágica no Magalhães, ficam aqui algumas observações ao seu comentário:
- As crianças tem um enorme potencial de aprendizagem e decerto não verão o CM como um “bicho de sete cabeças”;
- A liberdade de escolha é um direito adquirido, que deve ser preservado;
- A educação das nossas crianças deve ser “aberta” e não “fechada” à propriedade intelectual de uma empresa privada. Deixemos que a visão reduzida e limitada dos políticos actuais, se fique por esta geração;
Se pretende alargar os seus conhecimentos sobre as vantagens na utilização de software livre, poderá aprofundar o assunto com a leitura de vários exemplos de sucesso da sua implementação noutros países.
Cumprimentos,
Miguel
3-Outubro-2008 às 21:03
Sr. Joaquim Alvim:
“o Windows XP para as crianças foi uma opção bem tomada, visto as crianças estarem minimamente familiarizadas com esse ambiente”
As crianças estão familiarizadas com triciclos, bonecas e bolas! Não assuma que por saberem utilizar um telemóvel Nokia melhor que muitos adultos, estejam “familiarizadas” com o Windows. Este computador é para crianças a rondar os 9 anos! Elas aprendem tão bem a utilizar o Windows, como o Linux ou como uma máquina multibanco - que ainda hoje muitos adultos ainda não sabem utilizar e duvido até que saibam que tem sistema operativo.
“- ‘ Ó mãe, isto não da para jogar? :’( ‘ O que é isto mãe? avariou?
- Ó filho, a mãe não percebe nada disso, nunca viu isso a frente! ‘”
Se as crianças vão esperar que os pais lhes ensinem alguma coisa sobre o Windows, é melhor usarem o Magalhães como bancos e sentarem sobre o assunto. A ideia é os futuros donos do Magalhães virem a saber mais sobre isso do que os pais alguma vez serão capazes e não andar atrás dos pais com eles a tentar tirar duvidas.
“Dual Boot para crianças com esta idade? Sem comentários”
O meu sobrinho aos 10 anos fez a sua primeira instalação de um sistema operativo linux! Ninguém lhe pediu, ninguém o obrigou, ninguém estava à espera - ele simplesmente o fez. Dizer que outras crianças não consigam fazer o mesmo é no mínimo redutor das capacidades da geração futura. Aprenderão tão depressa o significado de “dual boot” como outro qualquer conceito.
“Recomendo aos “implementadores” desta ideia dos dois sistemas operativos que solicitem à organização do projecto para reforçarem o suporte telefónico do magalhães.”
A ideia é o computador ser uma ferramenta na escola. Se acompanhados nas aulas por professores capazes não estou a ver nenhum dos pequenos portáteis a derreter na sala de aula - será mais útil dar a formação certa aos professores do que criar centros de suporte. Os problemas que o Magalhães pode vir a dar são os mesmos que QUALQUER
(se um Magalhães der problemas na Venezuela eles vão ligar para o suporte ao cliente aqui em Portugal? hmmmm…)
4-Outubro-2008 às 13:07
Muito já se falou sobre o Magalhães e muitas queixas foram feitas mas há coisas que escapam a muitos utilizadores:
1º para quem se queixa das caracteristicas técnicas: o computador é grátis para uns, 25 euros para outros, 50 para outros tantos e quem quer comprar sem escalão paga o preço tabelado (285 certo?), por este preço queriam o que?? Um Apple Mac Pro? 32 gigas de RAM? Dois processadores 3.2GHz Quad-Core Intel? Para quem quiser custa 25 000 euros!! As crianças tem 6/7/8 anos. para que precisam elas de grandes maquinas? O facto de incluir o Windows ja nao é por mim comentada mas o facto de incluir Linux ja é por mim aplaudida pois é um passo em frente na divulgaçao de software livre e portugues. Lembro me de que quando comecei a usar computadores (tinha eu 3 anos) comecei com DOS por isso porque nao iriam as nossas crianças de hoje entender o funcionamento de um dual-boot ou de um SO diferente do XP ou Vista??
2ª para quem se queixou do facto de ter que pagar durante 36 meses+ Internet-telefone-etc-etc+telemovel+nao-sei-o-que: Cabe às pessoas decidir o que podem pagar ou nao. Se aderiram ao programa sabem as condiçoes logo aceitam entrar no jogo. nao podem pagar? nao aderissem. Nao podemos ser responsabilizados por má gestao de rendimentos. Por isso Caro Paulo Jorge é melhor rever os seus argumentos. Nao tem dinheiro para computador nao compra. Que reduza no dinheiro que gasta nas sms dos filhos. Quantas vezes nao vejo crianças “supostamente” carenciadas com os ultimos modelos de telemoveis?? E eu com o meu antigo 6630. Uma coisa chama-se pobreza material outra é Pobreza de espirito e essa reina em Portugal. Personifica-se naquelas pessoas que a unica coisa que fazem é criticar e nao apresentar nada de valido.
O computador destina-se às crianças por isso deixem nas decidir se o projecto ser adequa ou se fica aquem daquilo que elas precisam.
Lembrem-se que o Futuro de Mundo sao as Crianças.
A todos os Velhos do Restelo que aqui declararam a sua posiçao os meus sinceros cumprimentos e que nao transmitam essas vossas ideias retrogadas às vossas criancinhas
6-Outubro-2008 às 0:25
Antes de mais uma boa noite a todos.
Minha filha anda na 2 classe e estou sériamente a pensar em aderir ao Magalhães, a minha 1 duvida é será possivel aderir mas sem acesso 3G, visto eu ter net em casa?
2º não seria útil um drive dvd?, visto os miudos terem “além” de jogos tb programas educativos que usam nos “nossos” pc’s de casa!
3º Eu pessoalmente tenho um pc secretária pré histórico mas mesmo assim prefiro que a filhota “estrague” o magalhães do que o meu.
4º E se o objectivo é iniciarem os miudos nas tecnologias acho muito bem que deem ferramentas para que possam mexer a vontade, sem estarem constantemente a ouvirem:”cuidado carrega devagar na tecla; cuidado para não apagares nada, cuidado se deixas cair e quem te deu esse não te da outro, etc, etc assim sendo deixem os miudos aprenderem com os próprios erros.
5º E quanto ao linux venha ele, assim exploro juntamente com a filhota e faço uma aprendizagem em conjunto.
6-Outubro-2008 às 1:37
Só queria deixar aqui um video sobre um relato feito no aeiou.pt
http://www.youtube.com/watch?v=YJ_kLTRfRJ0
Podem ver o relato aqui:
http://ciberia.aeiou.pt/gen.pl?mode=thread&fokey=id.stories/10239&va=916366,916368,916373,916382,916405&p=stories&pid=id.comments/916382&op=view#916405
Esta história deixa claro a situação Portuguesa em relação aos novos “avanços” tecnológicos
6-Outubro-2008 às 17:21
Á velocidade que vejo o meu pequeno irmão de cinco anos, que utiliza o google,
pede a toda a gente para lhe ensinar a escrever o nome das coisas que quer procurar, faz desenhos que guarda depois todos com numeros diferentes porque percebeu por ele proprio que com numeros não repetidos o desenho não apaga o anterior,
entretanto ja domina por ele mesmo todas as especificidades como por exemplo teclas de atalho EX: F11 para aumentar e diminuir janela do IE. Entre muitas coisas.
Uma coisa é certissima. nada mais fresco e de boa abordagem que miudos pequeninos, porque os de 14 anos so querem jogos, e estes de 5 anos o facto de clicar em janelas , etc. seja em Linux o Windows, já é um jogo.
depois já agora para os betinhos, que compram tudo á grande e na vida numca precisaram de gerir nada; o Windows XP corre perfeitamente no processador celeron de 330MHz e 128RAM, Portanto neste laptop será um Luxo.
Por 20Euros e 50Euros, Provavelmente esses pequeninos vão posteriormente fazer jus á nossa historia de conquistadores, e navegar novamente, provavelmente até trocararam o Galeão pela Caravela, (o Windows pelo Linux).
7-Outubro-2008 às 22:48
Está previsto alguma actualização do hardware do Magalhães? (novo processador)
Já vi um portátil na Fnac e reparei que é muito pequeno. As letras são muito pequenas, uma criança estava a ver o portátil com os olhos muito perto do ecrã. Não fará mal aos olhos das crianças?
8-Outubro-2008 às 11:49
O projecto não teve origem em Portugal, já existe desde 2006 e é da responsabilidade da Intel. Chama-se Classmate PC e é um laptop de baixo custo destinado ao terceiro mundo e já é vendido há muito tempo através da Amazon.
As notícias foram cuidadosamente feitas de forma a dar ideia que o ‘Magalhães’ é algo de completamente novo e com origem em Portugal. Não é verdade.
Felizmente, existem alguns blogues atentos. Na imprensa escrita salvou-se, que se tenha dado conta, a notícia do Portugal Diário: ‘Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto.’
vejam em : http://www.classmatepc.com/Default.aspx
8-Outubro-2008 às 13:29
Luís: Ao longo do tempo, com certeza serão realizadas actualizações, mas não sabemos quando. Quanto ao tamanho das letras, é possível no Sistema Operativo aumentá-lo acedendo às propriedades de visualização.
9-Outubro-2008 às 11:39
Olá bem é uma boa inciativa este portatil e acho bem trazer dual boot pela simples razão de que o windows é vuneravel a virus e tudo mais. Ja o linux tem jogos sim e até se calhar mais apropriados para crianças. O que nao concordo é a ideia de colocarem o ciaxa magica não é que eu nao seja nacionalista mas penso que ja existem demasiadas diversificaçao do linux se a mais famosa é o ubuntu e que por acaso ate ja tem o edubuntu dedicado a crianças.
Fica aqui a sugestão
10-Outubro-2008 às 15:49
Este comentário é politicamente incorrecto e corre riscos de desaparecimento.
A apresentação que segue é apenas para poderem classificar a minha opinião.
Tenho 54 anos, engenheiro de electrónica, analista de informática, e com computadores diariamente à minha frente há quase 30 anos.
Não sou um informático nem um engenheiro feito à pressa, nem caduco. Todos os dias pesquiso a net sobre variadíssimos temas.
Sou absolutamente contra computadores nas escolas até ao 9º ano.
Primeiro os miúdos têm de aprender a pensar, falar, ler, escrever e contar.
Depois têm de pensar, falar, ler, escrever e contar. Muito, mesmo muito.
Usem livros, papel, lápis, bons professores.
O sucesso no ensino não é uma questão tecnológica, mas sim de ‘ambiente adequado’.
É verdade que nas melhores escolas existem muitos computadores. Sim, mas existe com certeza um bom ambiente que fomenta a aprendizagem.
Os miúdos em geral vão usar os computadores e a net para comunicarem entre si. Fica como que uma extensão do telemóvel.
OS PCs não servem para construir conteúdos nas suas pequenas cabecinhas. Vai servir para os distrair, fomentar a superficialidade e escrever horrivelmente.
Claro que haverá miúdos que vão aproveitar bem a oportunidade. Mas vão ser raros.
Primeiro eles têm de construir conteúdos e a melhor maneira é através de bons professores.
O risco de ficarmos tecnologicamente atrasados não existe.
Na empresa onde trabalho foi colocado um computador à frente de cada funcionário há perto de quinze anos e mesmo os funcionários com mais de 60 anos não tiveram dificuldades de adaptação.
A iniciativa OLPC (um computador por criança) recebeu um rotundo não por parte das autoridades indianas, o que não impede a Índia de ter muitíssimos bons programadores.
O estado paga um ror de dinheiro à Microsoft (muitos milhões de euros anualmente), e podíamos pagar Zero.
http://www.citiap.gov.pt/ ( documentos desde 1997 até 2003 )
http://www.citiap.gov.pt/documentos/custos.pdf ( à data de 2002 ? e que valores em 2008?? )
custo/ano calculado 841,00 € 371,00 € 229,77 € 261,99 € 347,67 € 440,30 €
totais a 6 anos (1) 841,00 € 2.226,01 € 1.378,62 € 1.571,94 € 2.085,99 € 2.641,79 €
de acordo com http://petraevstuff.wordpress.com/2006/11/29/licencas-microsoft-custa-5-milhoes-de-euros-ao-estado/
em 2006, e apenas o Ministério da Justiça (30 mil PCs) pagava anualmente 5 Milhões de euros à Microsoft.
E o estado Português e institutos anexos são quantas licenças para um total de funcionários superior a 737.774 em 2006?
Podíamos pagar Zero à Microsoft e ter PCs (ou terminais) muito mais baratos.
Porque é que o estado atira tanto dinheiro para o bolso do Bill Gates ?
Suspeito que o (eng?) Sócrates recebeu lindamente o Bill Gates e agora o Steve Balmer.
Para mim é tudo negócio, e sempre que envolve milhões é uma chatice. Fico logo com a pulga atrás da orelha.
É difícil de acreditar que os meus interesses de contribuinte sejam acautelados e não escorra algum para bolsos facilitadores.
Como ? não sei, e nem tenho maneira de saber com a certeza absoluta de que assim aconteça ou não.
Mas as suspeitas ficam tão fortes que na minha mente se transformam em certezas.
Eles estão a pagar com o meu dinheiro.
Temos um mundo de software grátis, muito mais seguro, e ‘open source’ (*).
Os sistemas operativos Solaris, Linux, e outros Unix são muito melhores, não necessitam de anti-virus, correm em PCs mais antigos.
Excelente ideia o Linux ‘Caixa Mágica’, pronto a usar e em português.
Nota:
Não é à toa que nas universidades e nos centros de investigação o sistema operativo mais usado é Linux, Unix, Solaris, e MacOs da Apple.
(*) ‘open source’ – código fonte aberto, quer dizer que posso ver como está feito e alterar o software para fazer adaptações ou melhorias.
Os Linux e o Solaris são open source, contrariamente ao Windows e MasOs.
O Magalhães é tão português como o foi o satélite XPTO. Ficamos com os ouvidos cheios de nada.
Montagem de computadores é feita em Portugal e em qualquer parte do mundo já há muitos anos.
O processador nem sequer é a melhor escolha. Deveriam ter escolhido o Atom da Intel que consome menos bateria e é mais rápido e de baixo custo.
Já que pagamos deixem lá vir os PCs, são bonitos. Mas é um desperdício de recursos.
10-Outubro-2008 às 17:52
Helder Velez: Boa tarde Hélder. Não tem razões para considerar que o seu comentário corre riscos de desaparecimento. Aqui no Blog não somos tutelados por ninguém, apenas por nós mesmos, e damos voz a todos os que como o Hélder, expressam as suas opiniões de modo civilizado e não ofensivo. O Hélder é bem vindo aqui, bem como todas as suas opiniões se expressas com esta mesma polidez que parece caracterizá-lo.
13-Outubro-2008 às 0:48
Deixo so um comentario a cerca do anterior (Helder)
como sabe existe muito e diverso software educativo e apesar de muitos miudos aquilo ir ser um brinquedo o que e certo e que vivemos num mundo visual, se for a ter atençao tudo presta mais atenção as cores, as imagens…e os miudos ainda mais.
Quanto a parte do informaticos e feitos a preça eu para mim e na minha opiniao o que é mais importante é o conhecimento tecnico, as universidades sao todas muito lindas e tudo, tambem ja la andei mas metade das coisas sao inuteis, ou seja metado do meu tempo foi desperdiçado com porcarias que nao sao necessarias para exercer a profição, o ensino deveria ser mais orientado a formação pratica, discoção de ideias para aprefeiçoamento e consequentemente uma melhoria na qualidade e rapidez de execução, masa verdade e que desde o quinto ano pouco mais comessamos a aprender e comessam-nos a encher a cabeça com montes de coisas desnecessarias, logo por essa altura as crianças deveriam ser acompanhadas nas escolas por pessoas capazes de as avaliar, compreender e perceber o que a criança podera vir a gostar de fazer e ai mesmo que existam duas ou tres hipoteses comessar a ser dada formação nessas orientações, mais tarde cerca dos 14 penso que ja sabem bem o que gostam de fazer e muitos ja tem uma boa ideia do que querem e gostam de fazer ai optarem e ser então iniciada a formação mais tecnica e especifica a area escolhida mas escolhida pela criança e nao pelos pais…
agora a parte do estado nos ir aos bolsos e verdade…e e todos os dias, ta tudo em crise mas eles e que vivem sempre bem e com tudo do melhor e brutos ordenados…e nos ca todos a pagar para aquela cambada de chulos que so nos projedicam e quase nunca fazem nada de geito para o nosso bem…a parte da proximidade das eleições claro que ai ja fazem para tentar ganhar novamente…
P.S: sim a Internet é boa para dar erros mas eu so tive Internet e mesmo pc a partir ai dos meus 15/16 anos e nunca me dei bem com portugues portanto…não e por ai…se alguem tiver de escrever mal pode escrever mesmo sem ter telemoveis ou Internet…
espero é que o nosso pais cresca mas que nao sejam so os ricos…boa noite a todos
13-Outubro-2008 às 9:47
Bom dia, estou a pensar adquirir o Magalhães para a minha filha. A duvida que tenho é a seguinte: Como já tenho plac de Internet movel não estou intressado em adquirir outra placa, como é que faço a instalação do placa no Magalhães?
21-Outubro-2008 às 16:00
A atitude mais inteligente na concepção do magalhães foi o dual boot, que só soube agora mesmo. A questão é mesmo fazer com que as crianças se acostumem ao ambiente linux ainda novos, enquanto ainda não se “entregaram” totalmente ao windows. Só é pena ser caixa mágica mas pronto, podiam ter escolhido uma distribuição mais do género do suse ou ubuntu. E não esperem correr jogos assério numa gráfica onboard… Não suponham que as criancinhas são todas umas burras, a curiosidade é mais forte que qualquer outro conhecimento já adquirido. Ter uma porta aberta como um teclado nesta idade é uma oportunidade única que esta geração pode aproveitar e que infelizmente não esteve ao alcance de todos ou quase nenhuns até hoje. Maior parte talvez até guarde o magalhães e nunca mais lhe toque quando vir que não tem jogos ou que não dá para jogar nem ver “gajas nuas”, mas os futuros adultos que realmente interessam não vão agir dessa forma e vão explorar esta oportunidade e obter conhecimentos desde novos que grande ou até maior parte (falo por inquérito próprio e não por estatísticas) dos adultos não tem, nunca teve nem nunca terá. Isto aliado a um preço acessível resiste a qualquer ponto negativo que lhe possa ser apresentado, mesmo que os vossos filhos sejam uns pequenos animais que querem o portátil para mandar à cabeça dos colegas ou só porque os colegas também têm, vale a pena a tentativa de enaltecimento, talvez contrarie de certa forma os pontos negativos da educação dos mesmos.
21-Outubro-2008 às 17:12
Não façam as nossas crianças de atrasadas mentais apenas porque os pais ou a sociedade estão dependentes de uma tecnologia especifica.
Antigamente também haviam os Spectrum, os Commodore e outros computadores do género, e nós sempre fomos capazes de aprender com eles, e de os dominar. Eu lembro-me que com 10 anos, já era capaz de aprender a programar o meu primeiro computador só de ler o manual, e os meus amigos que tinham computador também o faziam sem problemas - será que as crianças de hoje não são capazes de usar a “estupidamente fácil” (só para citar) interface gráfica do Linux, e aprender a usar o OpenOffice??
Dual-boot não faz sentido nenhum para um PC que vai ser usado por crianças, ainda para mais nas salas de aulas. Os professores vão ter formação nos 2 sistemas? E já lhes foi dada formação? E se não lhes for dada formação, será que não vão limitar a aprendizem das crianças apenas àquilo que eles já sabem fazer?
Mas se calhar a inclusão do Windows era obrigatória! Será que a Porto Editora também desenvolve os programas educativos que vende com o Magalhães para Linux? Será que o governo iria deixar a Microsoft de fora depois dos vários acordos de parceria que mantem com esta?
Há muitas coisas em relação ao Magalhães que não são tão transparentes como deveriam ser num projecto que se supõe “público” e de “interesse público”. Ridícula também é a propaganda política com este projecto quando o hardware afinal é obsoleto, quando os protocolos ainda não estão assinados - o que tem atrasado a distribuição dos computadores, e quando os resultados práticos do projecto são cada vez mais difíceis de prever à medida que se vão mais detalhes (e potênciais problemas) do mesmo.
Eu penso que o resultado será sempre muito positivo, mas ficarei sempre com a sensação de que poderia ter sido bem melhor.
24-Outubro-2008 às 2:24
Relativamente ao dual boot, desde os 4 anos que o meu filho agora com 5 “brinca” no linux, utilizando prog de desenho alterando as configurações de desktop temas etc, começou com um ubuntu, como entretanto formatei e ainda não tive opurtunidade de voltar a criar nova instalação linux, de pouco a pouco tenho que o ouvir perguntar : “já instalaste o linux ?” para já vai-se entretendo com um DSL (dam small linux) que funciona dentro do windows e que chama de “linux pequenino” !
Caso para dizer, não seja pelos PEQUENINOS que não há de ter dual boot !
4-Novembro-2008 às 17:27
Rui Rodrigues disse no dia 13-Outubro-2008 às 9:47 que tinha uma plac de Internet movel e não estar intressado em adquirir outra perguntando como deveria fazer a instalação da mesma, lamento que este blog” não tenha havido alguem que lhe tenha respondido, o que lhe posso indicar é que deveria perguntar ao seu fornecedor de Internet movel se o pode fazer ou entao ler os manuais e todos os papeis e documentos informativos que vieram acompanhados da placa de Internet movel.
O estar a colocar Internet numa versão como a primeira que não tem sistema de segurança para navegar na Internet e completamente um absurdo meter uma criança na Internet sem que esta tenha um sistema adequado á sua idade pois o mais frequente é aparecer publicidade entre outras fontes de informações não adequadas para a idade da sua filha, tambem corre o risco ao frequentar Páginas WEB de ser lhe enviada informação não desejada como virus e outras formas de destabilizar o Sistema Operativo e seu Utilizador, sei que na segunda versão do Magalhaes a Microsoft incorporou várias aplicações para que se torne seguro a navegação WEB em Sistema Operativo Windows, não me pergunte é o que devem fazer os Educandos que compraram a primeira versão deste portatil pois até eu estou bem sem saber qual o protocolo que devem seguir para que tudo isto funcione de forma correcta e coerente.
O instalar a plac que suponho deve ser placa de Internet movel o que queria escrever, se esta for auto instalavel só teria que a colocar no magalhaes depois de ter contactado o fornecedor de Internet “quem lhe vendeu a placa de Internet movel” se isto não acontecer e a USB de Internet movel que tem no caso de trazer um CD terá que transferir a informação do mesmo para o disco rigido do magalhaes e apartir dai fazer a instalação, não se esqueça é que vai fazer algo que não está descrito nesta página,ainda não vi um Magalhaes ao vivo nem a documentação que vem com o mesmo,falo por perceber algo de informatica e hardware. Tenha sempre em atenção o facto de poder ter o Magalhes primeira versão, quanto ao OS Linux desconheço a compatibilidade entre o sistema e a placa Internet movel o que faz com que não possa dizer qualquer coisa sobre o mesmo.
Espero que esta informação seja lhe util ,lamento ser um pouco tarde a resposta.
5-Novembro-2008 às 20:17
É caso para dizer “O povo Português nunca se dá por satisfeito” olhar sempre pelo lado negativo é o lema de muitos portugueses , preocupados com o dual boot , e se os filhotes vão gostar do linux ( porque os pais não conhecem ou não gostam os filhos têm que seguir-lhes os passos?).
Acredito que muitos pais vão passar a ter conhecimento do linux através das crianças que por sua vez aprendem muito rápito e tem uma muito maior capacidade de adaptação, talvez tenham k ser as crianças a ensinar ao pais a trabalhar no linux e estes estão tão preocupados (não percam tempo com essa preocupação as crianças são muito mais inteligentes do que julgam os pais )
Este projecto está de parabéns apesar de tanta má lingua, concerteza que o magalhães vai fazer diferença para muitas familias portuguesas, não para aquelas que tem um portátil para cada membro da familia concerteza a esses não lhes faz diferença um magalhães para os seus filhos por 50€, que deve ser o caso de muitos que se deram ao trabalho de vir aqui comentar .
Mas para familias como a minha que não tem nenhum computador em casa e que o filho só têm acesso ao computador na escola, vai fazer muita diferença A realidade não é igual para todos.
Concerteza que estas tantas criticas negativas vêm de muita gente para quem o magalhães é só mais um portátil para ocupar espaço em casa ao lado de mais 2 ou 3.
Para o meu filho vai ser um presente que vai dar valor de certeza, se não fosse esta oportunidade de comprar o magalhães e.escola por 50€ não tinha computador tão cedo.
Por isso só posso estar contente com este projecto.
6-Novembro-2008 às 20:34
[...] Especificações de Hardware do portátil Magalhães | Portátil Magalhães Especificações de Hardware do portátil Magalhães [...]
17-Novembro-2008 às 12:47
Alguem me sabe explicar este post: 64. Classmate Magalhães, jp sá couto acha que somos todos parvos! « O Vigia diz:
6-Novembro-2008 às 20:34
[...] Especificações de Hardware do portátil Magalhães | Portátil Magalhães Especificações de Hardware do portátil Magalhães [...]
Pois esperei dois dias para ver o meu ultimo post em www . portatil magalhaes. com / especificacoes -de - hardware - do - portatil - magalhaes/
e fico admirado em ver este post o qual não consigo compreender o que quer dizer,o se estar abordar temas os quais não estão relacionados com especificações hardware do magalhães pode ser um motivo para este post que refiro estar aqui, como não sei se é o motivo fico a pensar um pouco sobre o mesmo e aqui estou para tentar saber o porque de ele se encontrar aqui.
Creio não existir problema algum em se juntar o util ao agradavel e discutir hardware e tambem projectos os quais em desenvolvimento estão a beneficiar quem mais têm falta como é referido acima em vários outros post´s.
19-Novembro-2008 às 15:48
Zx Spectrum 48k O comentário 64 não é propriamente um comentário, mas sim um trackback - uma referência a este artigo num outro qualquer site. Nós aqui somos muito liberais a aprovar trackbacks, mesmo aqueles que muitas vezes são relativamente inconvenientes … o leitor fará a distinção.
20-Novembro-2008 às 2:00
Não vejo problema nenhum no aproveitamento de material obsoleto para portáteis de crianças. Quando crescerem o mais certo é trocarem de portátil, já para não contar com as prováveis avarias por brincadeiras e faltas de cuidado normais das crianças.
Em relação ao comentário (ou barbaridade) sobre Linux não ser boa solução como sistema operativo para crianças devido à dificuldade q (pelo q dizem) oferece, não é bem assim. Tal como alguém já disse os interfaces usados em Linux hoje são bastante mais intuitivos q Windows (q é tudo menos intuitivo). O problema é q quando uma pessoa está habituada a uma coisa q se aproveita da preguiça humana (para além de fazer tudo “nas costas” do utilizador) não consegue mexer numa coisa nova. A reacção q os utilizadores do Windows têm com Linux é a mesma q têm com OS X. Logo, para uma criança q nunca mexeu num computador não vejo problema nenhum na implementação de um sistema operativo muito mais estável, ético e livre como Linux. Enquanto formador de Linux e Windows tenho vindo a observar precisamente q as pessoas q nunca usaram computador têm muito mais facilidade em se adaptar a Linux.
Mas o zé povinho não está contente com nada não é? Infelizmente o problema da maior parte dos portugueses já vem de há 500 anos…
20-Novembro-2008 às 14:53
Há aqui gente que fala do processador do Magalhães com se fosse um roubo. Em 1º lugar é um computador para uma criança que está a começar, a óptimo preço. Em 2º funciona muito bem e é suficiente para as taréfas da escola (o que me parece ser o mais importante). E em 3º Lugar, é um computador que pode e deve ser sibstituido no 7º ano por um outro da campanha e-escolas.
20-Novembro-2008 às 16:24
66. admin diz:
19-Novembro-2008 às 15:48
Ok, qualquer das formas fiquei sem perceber o motivo para este se encontrar aqui, enfim tambem não é algo relevante para me preocupar e acabei por aprende mais um termo técnico ” trackback “.
21-Novembro-2008 às 23:23
68. magalhães equilibrado diz:
20-Novembro-2008 às 14:53
Há aqui gente que fala do processador do Magalhães com se fosse um roubo…
R: por acaso sabe de que processador se fala quanto anos tem e á quantos anos já nem se fabrica? se for bom a matematica faça a relaçao preço/qualidade/desempenho e é impressionante mas o magalhaes é um dos computadores com menos capacidade de processamento, desempenho, e armazenamento do mundo. Lá a Intel vendeu um monte de sucata e os outros lá aproveitaram para tapar mais um buraco nas contas…
1-Dezembro-2008 às 20:40
Partindo do principio que o objectivo é auxiliar a escola, então devíamos estar perante uma ferramenta disponível nas bibliotecas seguindo o mesmo “principio” dos livros e restante material.
Quanto ao Hardware, deve apenas ser o necessário para as ferramentas propostas, como browsing, office e relacionados com educação, caso contrário será desperdício.
Windows não faz sentido algum neste ambiente. Caixa Magica ou qualquer outro sistema aberto é fundamental para que os estudantes possam aprender o seu funcionamento, altera-lo, e partilhar . Caso discorde é sinal grave de tecno-iliteracia que está em vias de extinção, devido a muitos factores, incluindo o Magalhães.
Quanto ao preço, é realmente absurdo, 8=) , não confio nada nesta JP Sá Couto, só podem estar a gozar.
16-Dezembro-2008 às 16:24
A memória que vem instalada, 1GB DDR2 667 são 2 placas de 512MB, 1 de 1GB passível de ser expandida em slot extra?
Pergunto pois tenho aqui umas placas DDR2 533 encostadas de 512MB e se houvesse possibilidade e vantagem acrescentava isto ao Magalhães que o meu filho está para receber…
Cumprimentos,
16-Dezembro-2008 às 16:28
Admin: como se consegue recuperar o SO do Magalhaes em caso de avaria do HDD?
Cumprimentos
Filipe
17-Dezembro-2008 às 3:39
Realmente,
É apenas mais um portátil, não traz nada de novo!!
Quanto a inovação é zero, e ainda por cima apregoam fabrico!!
Para quem não sabe o que eles fazem é assemblagem e não fabrico.
Fabricar implica construir os componentes, assemblar é juntar o que já existe como qualquer vulga loja de informática faz!
A iniciativa e.escola já prevê os portáteis, não entendo o que isto trouxe de novo, ou de mais valia tecnológica!
Se querem inovar inovem em produtos novos que realmente tenham algum impacto no país e no meio do ensino caso seja este o campo.Algo que traga um avanço tecnológico e não seja limpar a cara a um Pc que já existe por um nome novo apregoar novas tecnologias, por o estado ao barulho e fazer um grande alarido com 1º ministro a trabalhar para eles.
Inovação e avanço tecnológico ? Onde??
Jamais gastaria dinheiro nisto, se quiser um portátil e for estudante usarei o e.escola.
PS. já agora se os nossos ministros realmente usam o Magalhães e não precisam de mais nada, está explicado o porque da situação do nosso pais.
Quanto ao linux tudo a favor nada contra.
Cumprimentos.
17-Dezembro-2008 às 17:21
Caros amigos este projecto do nosso fabuloso José Sócrates é de louvar, mas pelo amor de deus não nos atirem areia para os olhos, após uma pesquisa acabei por encontrar um miniportatil igual ao grandioso Magalhães, criado nos EUA para os países de TERCEIRO MUNDO, bem visto isto talvez seja o portatil indicado para os portugueses visto que o mais provável é virarmos um pais de 3º mundo com os ministros que temos. O linux é um sistema operativo excelentee não haja dúvida mas para trabalho, para instalar um programa no linux é necessário códigos etc etc, pergunto-me eu se esse será o sistema mais indicado para as crianças. Outro pormenor um disco rigido de apenas 30 GB, das quais apenas 10 GB para dados do utilizador, o que eu acho no minimo gozar com a cara das pessoas, é verdade que foi um portátil concebido para crianças, mas apenas 10Gb é muito pouco e ainda diz o sr Sócrates que todos os seus acessores utlizam o Magalhâes pergunto-me eu onde é que guardam todos os ficheiros e dados.
Cumprimentos e bom natal a todos.
18-Dezembro-2008 às 14:23
Tenho a dizer que o PC, para crianças está bom.
Serve bem as necessidades de qualquer miúdo de dos 6 aos 13 anos.
Agora, tenham a santa paciência, o PC ao nível visual não difere muito daqueles pcs de brincar dos chineses que fazem barulhos e acendem luzes etc.!!
Não é adequado a um adulto que utilize um portátil como ferramenta de trabalho essencial!
Termos um 1º ministro a dizer que se trata de um portátil inovador que serve perfeitamente os propósitos de trabalho dos seus ministros, além de ser completamente ridículo é pejorativo.
É um PC baratinho que está a ser distribuído de graça!, então os ministros deveriam deixar de andar de BMW AUDIS e MERCEDES e passar a andar nos Giriosos Vulgos “papa reformas” porque para se deslocarem serve bem os propósitos. Desculpem mas acho a analogia perfeita entre os PCS que eles usam os transportes e os vencimentos.
Bom em ralação ao Hardware da Máquina, para o que é serve, como disse até aos 13/14 anos, acima disto é completamente obsoleto.
Saudações Cordiais.
30-Dezembro-2008 às 6:35
Realmente vivemos mesmo num país atrasado…
So faltava a este tópico vir um fulano dizer que para se instalar um programa em Linux são precisos códigos… lol
O meu filho com 6 anos instala programas em Linux, e fá-lo à distância de 2 ou 3 clicks…
No entanto este fulano diz que são precisos códigos…
Será que é mais um daqueles que se formou na UNI? Ou é simplesmente mais um acólito da Microsoft?
Quanto à questão da Porta Editora e afins, o problema é dessas empresas… O meu filho só irá usar software livre… Se o software da Porto Editora e afins só vier compilado para Windows, ou vier tb compilado para Linux mas for proprietário, azar dessas empresas… pois ou terão de tornar o seu software aberto ou o meu filho não o irá utilizar…
Não estou para submeter o meu filho a programas secretos, de código fechado, nem para submeter a educação do meu filho à propriedade intelectual e secreta de empresas privadas.