O Freixieiro, em Matosinhos, receberá a nova fábrica de computadores projectada pela Intel – a gigante multinacional dos processadores para computador, e pela portuguesa JP Sá Couto, segundo avançou hoje fonte ligada ao processo à agência de notícias Lusa. A futura unidade fabril será responsável pela montagem do primeiro computador portátil português, baptizado com o nome de Magalhães, numa homenagem ao navegador português que fez a primeira circum-navegação do mundo.
O anúncio formal do projecto será realizado amanhã no Pavilhão Atlântico, pelo presidente da Intel – Craig Barrett, num evento onde estará presente o primeiro-ministro José Sócrates. A unidade fabril ficará localizada na zona industrial que a idilidade de Matosinhos está a dinamizar no Freixieiro, Perafita, próximo do terminal TIR e das instalações da Jomar e da fábrica Ikea.
A nova unidade fabril já tem encomendas para quatro milhões de computadores pessoais de baixo custo, destinados ao programa e-escolas e também ao mercado mundial.
Pingback: Fábrica Intel - JP Sá Couto é já para o início de 2009 | Portátil Magalhães
Pingback: e.Iniciativas e o Plano de acção “Ligar Portugal” (parte 1) | Net para Todos