Inves Júnior: Espanha tem o seu Magalhães a 379 euros

Inves Júnior: Espanha tem o seu Magalhães a 379 euros

Magalhães a 379 euros” height=”157″ width=”200″ alt=”Inves Júnior: Espanha tem o seu Magalhães a 379 euros”/>Um computador portátil de baixo custo direccionado para as crianças espanholas muito semelhante ao Portátil Magalhães está já a ser será vendido em exclusividade pelo El Corte Inglés. O El Corte Inglés não esclareceu se vai estender a venda do portátil às duas lojas que possui em Portugal, Gaia e Lisboa, mas crê-se que isso não venha a ser comercialmente lucrativo, dado o preço pelo qual o Inves Júnior (assim se chama o portátil) estará a ser vendido – 379 euros.

O Invés Júnior é semelhante ao nosso Magalhães, uma vez que se baseia também na arquitectura Classmate PC da Intel. O portátil de baixo custo espanhol é construído pela Investrónica, montado e distribuído a partir da área metropolitana de Madrid.

O Inves Júnior apresenta-se com características técnicas semelhantes às que se pensa virá a ter o Magalhães, equipado com o processador Intel Atom N270 a 1.6 GHz e com 512 MB de memória RAM. O disco rígido é de 30 GB, o ecrã tem 8.9 ”, e uma resolução de 1024×600 pixeis. Tem duas portas USB, leitor de cartões SD, ligação wifi 802.11 b/g, microfone, colunas, saída para auscultadores, porta Ethernet e webcam integrada de 0,3 megapixeis.

Aprecie-se também o bom gosto da Investrónica, ao equipar o seu Inves Júnior com cores à base do azul, tal qual o nosso Magalhães.

Controlo Parental

Destaque-se as preocupações de do director de operações da empresa que contrói o Inves Júnior, ao referir logo na apresentação do projecto, o cuidado especial com os riscos que as crianças podem correr ao acederem desacompanhadas à internet, avançando com a introdução de medidas de controlo parental.

Cá estaremo para ver como virá neste aspecto em particular equipado o Magalhães, e no caso de o pacote de software nesta área não ser o mais apropriado, daremos aqui conta de software que os pais poderão instalar e utilizar para minorar os riscos de exposição dos seus filhos à Internet, onde muitas perspectivas positivas se abrem, mas onde também existe um lado obscuro de que é necessário ter consciência para poder combater.

Impõe-se a necessidade de ter software que permita aos pais regular os acessos das criança à internet, as aplicações instaladas e até programar o tempo de acesso a determinados sites.

Technorati : , , , ,

5 Comentários

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *