A MTC, operadora namibiana participada da PT (em 34% do seu capital social), assinou há uns dias um acordo com aquele país africano, que permitirá facilitar o acesso à Internet em banda larga através da distribuição pelos estudantes namíbianos do nosso portátil Magalhães. O projecto designado por ConnectED, inspira-se no nosso e-escolas, e vai envolver a distribuição gratuita de 1000 portáteis Magalhães por outras tantas escolas namibianas, bem como a venda de vários outros computadores, a preços subsidiados aos cerca de 25 milhares de estudantes universitários da Namíbia.
Em entrevista conjunta à Agência Lusa, o primeiro-ministro daquele país africano, encostado a Angola, Nahas Angula, e o presidente da PT, Zeinal Bava, afirmaram como sendo o propósito do projecto, a colocação da Namíbia na linha da frente da alta tecnologia no continente Africano.
Este é um projecto piloto muito importante. Queremos que as nossas crianças tenham acesso às tecnologias da informação.
Nahas Angula
Zeinal Bava, por seu turno, acredita que o Magalhães é a melhor solução para a realidade da Namíbia e de outros países africanos. A PT pretende estender o programa a outros mercados africanos onde está presente, como o vizinho Botswana.
O negócio é mais um, que contribui para reforçar os laços entre Portugal e aquele país africano, tanto que levou o governante africano a dizer o seguinte:
Os investidores portugueses são bem-vindos à Namíbia. Temos laços culturais muito antigos com Portugal e existe uma comunidade portuguesa na Namíbia. Para vocês, a Namíbia não é um país estrangeiro.
fonte: Lusa
Pingback: Magalhães no Brasil pode herdar o nome de Mobo | Portátil Magalhães