Especificações técnicas do Magalhães – primeira aproximação

Magalhães” height=”158″ width=”211″ alt=”Especificações técnicas do Magalhães”/>Este pequeno portátil azul e branco (logo à partida tem cor de campeão), não é de todo um computador de brincar. A configuração final do Magalhães a nível de software e de hardware ainda não foi anunciada, mas pelo que se pode vislumbrar na sessão de apresentação do portátil português, ele terá um desempenho bastante aceitável, e mais que suficiente para o público-alvo a que é destinado.

Existindo apenas dados obtidos a partir dos equipamentos expostos na apresentação do Magalhães, pode-se já saber que conta com um processador Intel-Celeron M, memória RAM de 512 MB (ou mesmo 1GB), acesso à Internet, bateria que lhe garante (em novo) uma autonomia de 6 horas. Em termos de software, diz vir equipado com software de última geração, adequado às capacidades das crianças entre os 6 e os 10 anos – o que se poderá traduzir por trazer instalado o sistema operativo Windows XP ou Caixa Mágica (Linux), e os pacotes de produtividade Microsoft Office ou Open Office. Ressalve-se que é resistente ao choque, à água e aos líquidos em geral. Tem também uma webcam e placa gráfica onboard.

Fica uma lista da configuração estimada:

  • Processador: Intel-Celeron M
  • Memória: 512 MB ou 1GB
  • Disco rígido: 30 GB
  • Ecrã: 7-9 polegadas, 800 × 480 pixels
  • Wi Fi: 802.11 b/g
  • Sistemas operativos: Windows XP ou Linux
  • Software de Produtividade: MS Office ou Open Office
  • Resistência: Choque e água
  • Peso: 1.4 Kg

Technorati : , ,

Especificações técnicas do Magalhães – primeira aproximação

47 comentários em “Especificações técnicas do Magalhães – primeira aproximação

  1. eu tenho um filho que tem 8 anos e vem da holanda e vai respetir o 2 ano e este portatil magalhaes portugues vai ser muito bom para ele espero que o preco tb seija tb bom espero que resposta mais rapido posivel obtigada

  2. Pessoalmente, para o meu filho que vai para o 1º ano, vou aguardar por uma especificação com processador ATOM, no mínimo 1 Gb e também seria interessante que o disco fosse generoso.

  3. Hoje estive na abertura das aulas numa Escola do 1º Ciclo em Coimbra e notícias do “O Magalhães” nem vê-las, tendo mesmos os professoras mostrado desconhecimento sobre o assunto. Então “O Magalhães” vai entrar ou não nas Actividades Corriculares/Extracorriculares do 1º Ciclo? A data anunciada para as encomendas era Setembro e não se sabe nada nas escolas! Os professores estarão informadados? Não me pareceu.

  4. Dirigi-me ao agrupamento de escolas, visto que a escola que a minha filha de 7 anos frequenta não ter qualquer esclarecimento, para adquirir os códigos das matriculas. E foi me informado que o ministério da educação ainda não os cedeu. Pergunto quando será isso?
    E fiquei com a sensação, que estavam muito mal informados acerca do assunto.
    Verifiquei também que neste site, ainda não se encontram os formulários de adesão! Agradecia o esclarecimento ou será melhor informar-me no site do ministério da educação!?

  5. Cidália: Neste site não se encontram os formulários de adesão, nem nunca aqui chegarão a encontrar-se, pois este espaço é um blog sobre o Magalhães e não é o site oficial do Programa do Governo. As escolas estão muito mal informadas, porque ainda não há decisões definitivas sobre o processo de adesão. Quando se souber algo, nós anunciamos aqui. Entretanto, se conseguir descobrir algo, agradecemos que nos informe aqui a todos 🙂

  6. Olá.

    Apenas um esclarecimento, o portátil a nível de chasis pode ser efectivamente resistente, no entanto, o disco rígido utilizado (suporte de armazenamento de dados) não é num formato SSD (estado sólido) mas sim de armazenamento magnético, construido com peças altamente sensíveis ao choque, o que pode levar a perda de dados e até mesmo ao não funcionamento do equipamento.

    As especificações também são algo fracas para o PVP apresentado para a FNAC. O Aspire One 150 apresenta especificações bem melhores ao mesmo preço.

    Cumprimentos.

  7. A minha filha entrou este ano p/ o 2º ciclo. Podem explicar o porque de os alunos do 1º e os alunos do 3º ciclo adiante terem direito a adquirir um computador e o 2º ciclo como fica?
    Qual o vosso critério p/ deixar de fora o 2º ciclo?

  8. Bom dia!
    Como mãe e professora do 1º CEB quero vos transmitir o meu descontentamento por não haver informação sobre como ou quando as pessoas poderão satisfazer o seu interesse que foi criado por uma publicidade muitíssimo incompleta relativa ao Projecto MAGALHÃES!!!!
    Todos sabem de um computador chamado Magalhães no meio escolar. Mas ninguém sabe como adquiri – lo, pois ainda não saiu legislação nem se sabe quando irá sair!
    Se algum dos responsáveis por este Projecto aceder a esta mensagem agradecia que criassem mais informação, nem que fosse para dizer que este ano ainda não. Pois os meus encarregados de educação andam interessados, a secretaria não sabe responder e eu consultando este blog há muita coisa que é fundamental e que não deveriam partir para a publicidade pois ainda não há informações precisas sobre o produto!!!! (Faz lembrar a história do Pai Natal!!!)
    È uma opinião de quem está no terreno……

  9. Monitor de 7-9 polegadas???????
    Daqui a uns anos os putos andam todos com oculetas de fundo de garrafa!!!!!!!!
    A definição de 800×480 pixeis também é do melhorzinho que há…….
    Creeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeedo!!!!!! Fujam!!!!!

  10. Com que dinheiro compraram o MAGALHÃES? Será com o dinheiro do senhor Sócrates ou da Senhora Ludres ? Não será com o meu dinheiro?

  11. Hoje a minha filha recebeu uma ficha, da escola, para preencher.
    Tem um código e pede alguns dados…
    Com o código posso pedir pela internet?
    Será mais rapido pela escola ou internet?
    Obrigado

  12. Olá, gostaria de colocar uma questão;
    Comprei o Magalhães, para o meu filho no Media Market, pelos belos dos 285€, o dito tráz uma versão de office que é apenas de demonstração, alguem me pode dizer onde consigo adquirir a chave para tornar o office definitivo, sem ter de desinstalar o office que lá vem e instalar outro, pois para isso teri de adquirir um leitor de CD externo que não tenho encontrado? Gostaria de ficar com o office que vem no PC onde estivesse incluido o Word, Excel e Powerpoint.
    Estou-me a passar, já adquiri o office estudante, porque me disseram que era a forma de adquirir a chave e quando introduzi a chave a informação foi que estava errada. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Voltar ao topo