Especificações técnicas do Magalhães – primeira aproximação

Especificações técnicas do Magalhães – primeira aproximação

Magalhães” height=”158″ width=”211″ alt=”Especificações técnicas do Magalhães”/>Este pequeno portátil azul e branco (logo à partida tem cor de campeão), não é de todo um computador de brincar. A configuração final do Magalhães a nível de software e de hardware ainda não foi anunciada, mas pelo que se pode vislumbrar na sessão de apresentação do portátil português, ele terá um desempenho bastante aceitável, e mais que suficiente para o público-alvo a que é destinado.

Existindo apenas dados obtidos a partir dos equipamentos expostos na apresentação do Magalhães, pode-se já saber que conta com um processador Intel-Celeron M, memória RAM de 512 MB (ou mesmo 1GB), acesso à Internet, bateria que lhe garante (em novo) uma autonomia de 6 horas. Em termos de software, diz vir equipado com software de última geração, adequado às capacidades das crianças entre os 6 e os 10 anos – o que se poderá traduzir por trazer instalado o sistema operativo Windows XP ou Caixa Mágica (Linux), e os pacotes de produtividade Microsoft Office ou Open Office. Ressalve-se que é resistente ao choque, à água e aos líquidos em geral. Tem também uma webcam e placa gráfica onboard.

Fica uma lista da configuração estimada:

  • Processador: Intel-Celeron M
  • Memória: 512 MB ou 1GB
  • Disco rígido: 30 GB
  • Ecrã: 7-9 polegadas, 800 × 480 pixels
  • Wi Fi: 802.11 b/g
  • Sistemas operativos: Windows XP ou Linux
  • Software de Produtividade: MS Office ou Open Office
  • Resistência: Choque e água
  • Peso: 1.4 Kg

Technorati : , ,

47 Comentários

  1. Raquel Arantes Marques

    eu quero ter o computador magalhães e acho muito bonito

  2. Perfeito para o meu filho que vai para o 4º Ano. Um dos objectivos para o qual quero adquirir este Portatil para ele á para que possa aprender Inglês em programas online. Até Setembro!!

  3. Finalmente algo de ùtil, agradável e interessante para os meus filhos pois esta será mais uma ferramenta a acrescentar ao material escolar e livros.
    Tenho dois filhos: um rapaz com 10 anos que vai para o 5º ano e uma menina com oito que vai para a 3ºano e com certeza vou querer adquirir esta ferramenta maravilhosa para os meus filhos pois acgho que vai ser muito útil e eles terão certamente outro entusiasmo para estudar.
    Muitos parabéns aquele que teve esta brilhante ideia.Fico aguardar ansiosamente pelo Magalhães, que tambem é muito bonito.
    Até breve!!!!!

  4. Só espero que este computador com nome de herói “navegue” até todas as crianças que frequentem o ensino básico!

  5. Emanuel Carlos Moita

    Yuppi! Estou super contente. Agora que vou para o 11º ano, acho essencial este computador para me ajudar a progredir nos estudos. E como é tão pequeno e leve até o posso levar para os exames para me ajudar! Perfeito.
    Agora já não tenho de chatear a minha mamã para me comprar um e-escola!

  6. Portugal a destacar-se nas novas tecnologia e no combate a infoexclusão.
    Parabéns a quem teve a iniciativa e a todos os que participam no projecto.

  7. Até quem fim. Já a muito que esperava este Portátil. Onde o posso adquirir a minha filha vai para o 3º ano.

  8. Tenho um filho com 10 (dez anos) que concluiu o 1º Ciclo e matriculou-se no 2º Ciclo, não podendo por isso ter um código fornecido pela escola de 1º Ciclo como se matriculou lá-óbviamente-mas tendo dez anos e indo para o 2º Ciclo FICA EM CIMA DO MURO, no que toca à aquisição de um portátil a um preço acessível? É porque existem programas para se aceder a um portátil para “novas oportunidades”, para estudantes universitários” para alunos a partir do 10º ano, para alunos a partir do 7º ano, para alunos do Básico (1º Ciclo)… e para os do 2º Ciclo do 5º e 6º ano, não existe nada?

  9. marianela ferreira carvalho costa

    Tenho uma neta que entra este ano para o 1.º ciclo do ensino básica , gostaria de saber como posso adquirir este computador e quando . Sou professora do 1.º ciclo e acho bem que todas as crianças possam ter um softwer adquarado á idade deles .
    a professora : marianela

  10. este computador vai estar á venda no mercado??
    ou este computador é so para a escola?’
    se sair no mercado qual será o preço??

  11. Carla Leal: Em princípio só mesmo em Setembro. Entretanto, mal saibamos algo, trataremos logo de difundir aqui no site.

  12. Élia: Efectivamente, os alunos do 2º ciclo parecem neste momento serem como que os “enteados” do ensino português. Talvez as autoridades venham a estar atentas a isso e apareçam novidades para combater essa injustiça – alargarem o Magalhães a esses alunos, ou disponibilizarem-lhes o programa da e.escola. Mal saibamos de algo, damos-lhe conta. 🙂

  13. Marianela: É como já disse, ainda não se sabe quando poderá solicitar o Magalhães. Mal comecem as aulas, as escolas devem estar preparadas para informar. Quanto ao software educativo, adequado às crianças do primeiro ciclo, iremos passar a fazer algumas sugestões aqui no site. Brinde-nos com a sua presença assídua …

  14. Pingback: O real carácter do genuíno português | Portátil Magalhães

  15. Olá,

    Agrada-me muititssimo a noticia de que o podemos adquirir a preços muito baixos, onde me dirigir para fazer uma reserva, tenho um filho com 9 anos faz os 10 dia 14/09 e passou para o 5º ano e eu gostava de reservar um magalhães para ele.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.