Especificações de Software do Magalhães

Quando o governo avançou com a publicitação da Iniciativa Magalhães, a grande questão que ficou pendente em termos de software do Magalhães prendeu-se com a interrogação em relação ao sistema operativo, ou sistemas operativos em regime de multi-boot, que viriam a equipar de raiz os portáteis disponibilizados às crianças do primeiro ciclo.

Ao longo desse tempo ficou claro que o Windows seria um deles, e também se percebeu que o Linux não ficaria de fora, daí que a solução implementada, seja efectivamente a mais consensual e esperada:

O Portátil Magalhães terá um sistema de dual boot com Windows XP e a distribuição Linux portuguesa Caixa Mágica.

Ambiente Windows

Quanto ao software que acompanhará o Windows XP, podemos confirmar que contará com o ambiente gráfico Magic Desktop, especialmente desenhado para promover a utilização do computador pelas crianças, e com o software de produtividade MS Office 2007, nomeadamente as aplicações Word, Powerpoint e Excel, e ainda a Diciopédia da Porto Editora, apenas para falar das mais que confirmadas.

Ambiente Linux

A distribuição portuguesa Caixa Mágica será acompanhada da ferramenta de produtividade OpenOffice (similar ao MS Office), do browser Firefox para navegação na Internet, do pacote educacional e recreativo GCompris.

Continuaremos a elencar o conjunto de aplicações que acompanham o Magalhães à medida que confirmarmos a sua inclusão no projecto. Ver também a configuração de hardware do Magalhães.

Technorati :

75 comentários em “Especificações de Software do Magalhães

  1. António: Obrigado pelo comentário, mas nós aqui no blog não temos nada a ver com o programa do Ministério da Educação. Será uma sugestão que o António poderá fazer no site deles. 😉

  2. Zx Spectrum: Pois … a ideia é essa, mas o nosso especialista nessa área tem tido muito que fazer, e deixado a carolice de colaborar connosco um pouco de lado. Por isso não temos conseguido editar muitos artigos dessa temática, como bem gostaríamos e serua desejável. Mas eles hão-se aparecer … 😉

  3. 45. Rosa Paulo diz:

    17-Novembro-2008 às 21:27
    Gostava que alguém me indicasse onde posso fazer o download do software Magalhães.

    Teria que ser mais especifica ,sei que possivelmente deve querer saber questões relacionadas com todo o software para o magalhaes como é de esperar por parte de qualquer utilizador do mesmo ou futuro utilizador, a informação que encontrei disponivel foi que quem está responsavel directamente pela versão para os mais novos é o Projecto e-escolinha, a versão para os adultos “60 minutos” deve ser de responsabilidade de quem o vende ,tanto em Sistema Operativo “OS” Windows ou Linux acontece o mesmo.
    Sei que a distribuição “OS” Caixa Mágica Linux é possivel adquirir a mesma atravez da página de internet acontece que não é a mesma que foi feita espeficicamente para o Magalhães para tirar o máximo partido dos componentes existentes nestas primeiras versões do Magalhães.

    Página da Iniciativa Magalhães:
    http://www.iniciativa-magalhaes.com/

    Página do PlanoTecnologico:
    http://www.planotecnologico.pt/NewsPage.aspx?idCat=33&idMasterCat=30&idLang=1&idContent=2102&idLayout=6&site=planotecnologico

    A Página do Projecto e-escolinha:
    http://www.eescolinha.gov.pt/portal/server.pt/community/e-escolinha

    Aqui encontra se o link relativo ao Linux Caixa Mágica para o Magalhães:
    http://www.caixamagica.pt/pag/f_notc00.php?id=213

    A Página do Magic Desktop:
    http://magicdesktop.easybits.com/pt/

    espero que estes links sejam uteis para obter informação sobre este projecto Magalhães.

  4. Já liguei 1 destas máquinas para alunos do ensino básico pela primeira vez e o primeiro passo que surge não é um ecrã de selecção de dual-boot mas sim um menu de selecção de várias opções entre as quais repor o sistema operativo.
    Na altura é claro que se optou por uma das primeiras opções que indica “arrancar windows” ou qualquer coisa do género.
    Antes de arrancar temos de finalizar a instalação do windows e por aí afora.
    Após arrancar consegui ligar a máquina sem problema à rede wireless da escola, tentei abrir o internet explorer e tudo correu bem à excepção do gestor de conteúdos até bloquear o google search !?!
    Também trazem um programita pré-instalado, além de vários aplicativos educativos que não experimentei, que deve servir para utilização em ambiente de trabalho colaborativo controlado pelo professor, pois assim que se liga surge imediatamente uma mensagem “a procurar pc do professor”.
    Agora coloco uma questão, se um professor que nem sabia como é que o “raio do bicho se liga” vai dar utilidade ao pc em ambiente de sala de aula?
    Mais terrível ainda: o tal menu de arranque deve surgir sempre pois já me apareceu um miúdo todo desgostoso porque “lhe desapareceram todos os programas da escola do ambiente de trabalho” (a saber: Magic Desktop, Ensinar e aprender, Diciopédia, A cidade do faz de contas, Eu sei, englishis), cheira-me que seleccionaram a reposição do windows e a imagem de recuperação só inclui o sistema operativo! E AGORA?
    A embalagem foi muito bem pensada a nível de design mas não trás qualquer tipo de manual ou cd para este tipo de situações e a coitada da criança nem queria ir à escola hoje “porque é dia de levar o magalhães e o meu está estragado”
    Quem vai dar resposta a estas situações?
    Lenha para a fogueira da discussão acerca do SO: se tiverem filhos e uma máquina velhita lá por casa, experimentem instalar o caixamágica ou uma edição EdUbuntu e deixem o vosso filho de 5 anos dar-lhe umas voltas durante uma semana. Garanto que no final da semana o vosso filho já vai ter umas coisitas para vos ensinar!

  5. Não querendo defender um ou outro sistema operativo só porque sim, apenas coloco uma pergunta: onde vou eu arranjar jogos e aplicações didáticas para a minha filha (3 anos) brincar, se só estivesse disponivel o linux?

    É que é muito giro falar de ‘é tudo à borla’, quando falamos do software de produtividade que os adultos usam no dia-a-dia. Mas e o resto? Se o computador é para as crianças, será que elas vão passar o tempo todo apenas a escrever documentos num processador de texto e numa folha de calculo gratuitos?

    A minha filha tem 3 anos, e mexe há mais de um ano, tão bem ou melhor num computador como as avós de 50. Sabe usar o rato e algumas teclas do teclado, embora, obviamente ainda não saiba escrever. Adora brincar com diversos jogos didáticos especiais para a sua idade (3 a 5 anos).

    É nestas alturas que temos de lhes disponibilizar todo o material didático que pudemos, já que é agora que o nivel de aprendizagem é superior. Por isso estou a pensar comprar-lhe o Magalhães este Natal. Infelizmente a iniciativa ainda não chegou ao jardim-escola, logo vou ter de desembolsar os € 285 do meu bolso.

    Mas não me importo de pagar mais para ter um sistema operativo da Microsoft, já que assim posso lá instalar todo o software didático disponivel no mercado. Será esse software compativel com Linux? Ou teria de pôr uma miuda de 3 anos a escrever aleatóriamente num programa de processamente de texto, até que ela saiba escrever? De que servia gastar apenas € 150 e não puder lá instalar o software didático que ela usa?

  6. 50. Ana diz:

    21-Novembro-2008 às 11:42
    software compativel com Linux?

    o melhor seria informar-se do mesmo contactando as distribuidoras dos Softwares Educativos, sei que uma delas é a Porto Editora deixo aqui o link onde pode fazer esse tipo de perguntas: http://www.portoeditora.pt/default.asp?param=07010200

    o link do Microsoft Learning Suite para o Magalhães (o que por motivos que é facil compreender que pode não ser compativel com o OS Linux) :
    https://www.microsoft.com/portugal/educacao/magalhaes/professores.mspx

    espero que esta informação seja lhe util.

    e o 49. zedweb diz:

    20-Novembro-2008 às 17:43

    …um menu de selecção de várias opções entre as quais repor o sistema operativo…o tal menu de arranque deve surgir sempre pois já me apareceu um miúdo todo desgostoso porque “lhe desapareceram todos os programas da escola do ambiente de trabalho” (a saber: Magic Desktop, Ensinar e aprender, Diciopédia, A cidade do faz de contas, Eu sei, englishis), cheira-me que seleccionaram a reposição do windows e a imagem de recuperação só inclui o sistema operativo! …não trás qualquer tipo de manual ou cd para este tipo de situações…criança nem queria ir à escola hoje “porque é dia de levar o magalhães e o meu está estragado”

    A forma a qual refere a primeira vez em que se liga o Magalhes, obviamente é para ser um adulto o primeiro a configurar o Magalhães, depois o supor que o menu em que quando a criança for utilizar o mesmo tem a opção de repor o Sistema Operativo ,deveria rever essa situação pois se diz ter um Magalhães poderia ser mais especifico, se a cópia de segurança só tem o Sistema Operativo seja ele o Windows ou o Linux pode ser normal devido ao facto de o Magalhães ter 30 Gb de disco rigido e possivelmente estarem instaladas essas aplicações educativas na partição do próprio sistema operativo o que não deveria estar visto que se ao repor o sistema como diz toda a informação que lá se encontra deixa de estar disponivel, pode ser asim para aproveitar a partição em que se encontra o Sistema Operativo e ter lá os Programas Educativos e tambem pode ser por estes só aceitarem esta partição para serem instalados, o que vai acontecer é quererem ter muitos programas educativos dentro do magalhães na partição do OS, quanto ao perder esses Programas Educativos é porque obviamente a cópia de segurança não foi feita como seria de esperar,diz que não tem manuais para esse tipo de situação, não percebo porque não têm,outro assunto sobre cópias de segurança, convem não esquecer que qualquer trabalho feito pelas crianças pode acontecer lhes algum problema tecnico e convem ter sempre uma cópia de segurança numa Pen USB, pois é tempo de trabalho e qualquer criança até mesmo adulto não vai gostar de um dia ter este passar por este tipo de situação.
    Quanto à criança ir “choramingando” para a escola os Educandos é que têm que lhe dar uma formação para esta situação deforma a que ele não entre na saula de aulas com receio de ser repreendido por ter problemas com o Magalhães, ainda referente a esta situação o que ouvi dizer sobre pontos acomulados pelo desempenho das crianças nos Programas Educativos, suponho que os mesmos devem ser guardados numa partição segura e que até mesmo na escolha seja feito uma ficha onde se regista essa pontuação, isto é uma forma de ver e resguardar a situação pois quem sou eu para dizer o qual pode ser a melhor forma de trabalho.

  7. Especificamente, o menu de arranque surge todas as vezes que se liga o dispositivo.
    Quanto às cópias de segurança realmente existe um aplicativo “my storage” presente na barra de tarefas, mas isso não fará apenas backup dos dados nas àreas de utilizador ou fará da imagem completa “as is”? Assim ligando uma drive externa por USB poderia ser precavida a situação de reposições acidentais do SO nos 103 que instalámos!
    E mais especificamente ainda o único manual fornecido é meramente decorativo limitando-se a apresentar conceitos de funcionamento básicos direccionados aos pais!
    Irei testar estas situações assim que possível e depois reporto porque sinceramente as explicações acerca das partições fornecidas por ZX Spectrum 48K parecem condizer com o nickname, ao menos se fosse um Timex…

  8. quem acha que o lobby da microsoft é mas forte que tudo o resto… pensem um bucadinho antes de falar. 1º o linux além de não ter muito software, não é “user friendly” ou seja é realmente possivel estoirar um computador com o linux (sim, e nem formatar arranja). Alem disso o linux é bem mais lento que o XP, o hardware é muito mais que suficiente para correr o xp (so para terem a ideia ja usei um P3 600 mhz com 128 mb de ram e trabalhava muito bem (office e etc. obviamente) se lentidão. o que causa lentidao é o mabiente grafico…. mas isso é um problema do programador e não da microsoft.
    tenham juizo e não falem parvoices pois um computador destes pelo preço que tem e o software que incui… é muito bom.

  9. uma pequena correcção ao que tinha escrito aqui onde está escrito escolha é escola e não escolha.

    …suponho que os mesmos devem ser guardados numa partição segura e que até mesmo na escolha seja feito uma ficha onde se regista essa pontuação, isto é uma forma de ver e resguardar a situação pois quem sou eu para dizer o qual pode ser a melhor forma de trabalho.

    Como é que alguem pode esperar respostas obvias quando quem responde não têm o todo o conhecimento, eu posso deduzir a forma da qual fizeram as particoes do disco rigido para este laptop “Magalhaes 1º versão”, do meu ponto de vista nunca poderia dar uma resposta exacta sobre algo que não sei. Agradecia que fosse disponibilizada mais informação sobre este portátil, se possivel antes do Natal.

  10. Caro uma pessoa que realmente entende de informática,
    Só demonstra o quanto não entende do que está a falar. Estamos em 2008 não em 1998, e em 2000/2001 já existiam distribuições amigáveis o quanto baste. Se testar um Ubuntu, Mandriva ou mesmo o “nosso” Caixa Mágica, coisa que sei que não o fez, veria o quão errado está. Certamente que leu essa asneirada num blog pro-ms. E a do Linux ser lento é de rebolar a rir e só demonstra a sua ignorância, existem distribuições recentes que correm em P2 300Mhz. E se comprar um telemóvel novo de marcas como a Motorola, muito provavelmente será utilizador de Linux (LiMo), e um telemóvel é bastante limitado em hardware.
    O aumento de qualidade dos sistemas Linux é directamente proporcional ao número de utilizadores, e com apenas 1% de cota de mercado mundial consegue ser um excelente substituto do ms-win, imagine com 10%, 20%, 50%, …
    Ah e com Linux há um muito baixo risco de vírus, spyware, ataques directos de hackers, etc…

  11. O computador vir com dois sistemas é muito bom. Assim vai ser possível perceber o desmpenho dos mesmos.

    Sobretudo quando daqui a uns tempos quando os “WINDOWS” começarem a “KRASHAR” “sistemáticamente”.

    Os actuais defensores da MICROSOFT quando se cansarem de tentar resolver “O PROBLEMA” vão assim concordar que é melhor mudar de sistema.

    Talvez aí os Magalhães vão passem a FUNCIONAR mais com o LINUX

    Mas não tenham medo porque no LINUX podem ~ SEMPRE ~ recuperar os documentos que perderam com o “Windows”.

  12. Cara dona Ana. Também tenho Filhos de varias idades 3-7-10 só usamos Linux.

    A minha pesquisa “software child linux” no Google devolveu-me 397.000 resultados em menos de 1 segundo mas também pode experimentar termos como “educational” , “didáctico linux “, “Linux crianças”,”pré-escolar”… … … e/ou combinaçãoes destes temos e outros, conforme a sua imaginação.

    É só uma questão de boa vontade e alguma paciência. Não queiram comprar tudo com dinheiro.

  13. gostaria que me ajudassem com um problema no arranque do pc magalhães.
    quando inicia aparece ecrá preto com o seguinte:GRUB Loading stage 1.5.
    GRUB Loadind, please wait…
    agradeço resposta para email quanto antes…obrigado

  14. Também eu fiquei sem o software do windows no me Magalhães, já alguem sabe alguma coisa da pen para reposição?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Voltar ao topo