Magalhães alargado aos alunos do 2º ciclo

Magalhães alargado aos alunos do 2º ciclo” height=”100″ width=”150″ alt=”Magalhães alargado aos alunos do 2º ciclo”/>Fizeram-nos a vontade … Já está confirmado, e por palavras do próprio Primeiro-Ministro. A aparente injustiça que estava criada, com o não anúncio do Magalhães para o 2º ciclo foi agora ultrapassada pela confirmação de que os alunos dos 5º e 6º anos poderão ter acesso ao Magalhães, ou então optarem pelo programa e-escolas já em vigor para os alunos do 7º ao 12º anos de escolaridade.

Aqui no Blog PortatilMagalhaes.com esperamos mesmo que modestamente, ter contribuído para este final feliz. Lembramos, que desde muito cedo constatamos o sentimento de tristeza de muitos pais, que aqui comentaram a falta de um programa de apoio para a aquisição de um computador no 2º ciclo, quando os restantes anos escolares passariam a estar servidos por completo após o anúncio da Iniciativa Magalhães. Promovemos uma petição a que muitos se juntaram, perfazendo a significativa soma (agora mesmo, antes de a desmontar) de 589 assinaturas.

Entrega dos primeiros Magalhães

Afinal, José Sócrates não esteve em Sabrosa, mas sim em Matosinhos, bem perto do Porto – uma das duas alternativas a local de nascimento do navegador que emprestou o nome ao projecto do portátil português – Fernão Magalhães.

O Primeiro-ministro esteve na escola EB1 Padre Manuel de Castro, em S. Mamede Infesta, onde assinalou o início da distribuição dos cerca de três mil computadores portáteis Magalhães aos alunos do primeiro ciclo. Registe-se que na semana passado se falou em 2 a 3 centenas de portáteis, já ontem o n.º apontado pela imprensa era de 4000 e afinal hoje, noticia-se que a distribuição foi de 3 mil unidades. Ficarão por distribuir … 497 mil Magalhães.

Além do primeiro-ministro, 11 elementos do Governo estiveram hoje em diversos ponto do país, marcando este início de distribuição.

O dever de um governo, hoje, já não é apenas proporcionar formalmente o direito à educação. O dever de um governo é proporcionar uma boa educação. Foi por isso que avançámos com este projecto.

José Sócrates

[…] em 2010, haverá um computador por cada dois alunos, o que tornará Portugal num dos países mais bem equipados a nível mundial.

Carlos Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico

Mini-Loja: ClueFinders software para crianças entre 8 e 12 anos
Os ClueFinders (seguidores de pistas) são um grupo de detectives pré-adolecentes que recriam um conjunto de aventuras numa colecção de...
Mini-Loja: Software educacional Reader Rabbit
Reader Rabbit é uma colecção de software criada em 1986 pela empresa norte-americana The Learning Company (TLC). Sob esta marca existem...

52 comentários a “Magalhães alargado aos alunos do 2º ciclo”

  1. vitor diz:

    Boa tarde .
    fala-se muito e acaba-se por ficar cheio de dubidas , eu liguei para o centro de atendimento a expor o caso de o meu filho andar no 1º ano do 1º ciclo se ao pedir agora o portatil magalhães quando for para a secundaria podia pedir os portateis do programa eescola ( portateis de 150 euros) e foi me dito que ao pedir o magalhães depois não podia pedir os outros.
    Afinal em que ficamos, gostava que fosse esclarecido pois muita gente esta a pedir o magalhães e pensa que depois pode pedir os outros.
    Uma criança que ande por ex. na 4ª mais vale esperar 1 ano e depois pedir um portatil melhor é que até dava para rir ver uma criança no colégio com um portatil magalhães

  2. Luis Ferreira diz:

    Sr. Mário Ruivo
    Obrigado e bem haja, é exactamente isso que eu penso.

    Sr.(a?) Alguém
    -“Não vejo uma criança só porque tem ou não um portátil ser mais ou menos inteligente. Ou o Sr. VÊ???”

    Por amor de Deus!!! Viu bem o que escreveu? Pessoas inteligentes que nunca foram à escola e burros com “canudos” todos nós sabemos que existem. E depois??? Considero que os meus filhos já eram inteligentes antes de irem para a escola. E daí??? Não os mandava para lá por causa disso??? Não lhes comprava livros??? Não fazia e faço tudo para lhes possibilitar novos conhecimentos e novas experiências? Olho para este programa como olharia para um programa que oferece-se pínceis, instrumentos musicais, literatura ou viagens a locais históricos. Então isso não faz dos nossos filhos (e de nós igualmente) pessoas mais cultas, experientes, melhor formadas e informadas e, desculpe discordar, mais inteligentes???
    Digo e repito, o que está em causa é possibilitar o acesso a uma ferramenta, que não sendo nem devendo ser a ÚNICA é apenas MAIS UMA na educação e formação dos nossos filhos e que será primordial para o seu futuro.
    Sinceramente, se não houvesse nenhum programa eescolinha ou eescola, estavamos agora exactamente onde estavamos antes: com desempregados, listas de espera e fraco poder de compra. Mas o facto é que HÁ. E se o há de uma forma em que o acesso é feito a custo zero ou preço reduzido então porque não aproveitar? Mal não faz de certeza.
    Veja se entende: nem eu, nem você, nem o estado gasta dinheiro com isto. Ninguém anda a “distribuir computadores” como afirma. Não existe aqui nenhuma “conspiração” para gastar dinheiro em computadores em vez de o utilizar na resolução dos problemas do País. Obviamente há empresas que vão ficar a ganhar com o programa. Mas não é justo que assim seja? Se ainda não se informou sobre isto, por favor faça-o devidamente.
    Se de facto não é contra o projecto antes pelo contrário, como afirma, então acho que podemos deixar as nossas opiniões sobre o “estado da nação” para outros sites e blogs e deixar que quem aqui vem obtenha a informação que procura em vez de estar a ler um chorilho de queixas que vemos diariamente repetidas em todos os jornais e televisão.

    Sra. Tatiana
    O programa eescolinha inclui apenas o computador Magalhães e é para o 1º ciclo (1º ao 4º ano) e 2º ciclo ( 5º e 6º anos).O programa eescola é para os anos 7º-12º ano mas foram agora alargados tambem ao 5º e 6º. O que quer dizer que qualquer criança que esteja no 5º ou 6º anos pode optar por 1 dos programas.
    O programa eescola é que já incluí computadores de diferentes modelos e marcas, variando estes também de acordo com a operadora. Visite os sites da TMN, Optimus e Vodafone para obter informação sobre os mesmos.
    Recordo que o acesso á internet não é obrigatório no programa eescolinha mas o mesmo não se passa no eescola onde é obrigatório um contrato de 36 meses com uma das operadoras.

    Sr. vitor
    Isso parece ser de facto o que vai acontecer. O mesmo aluno, depois de estar inscrito num programa não o poderá depois fazer noutro programa. Mas ainda não vi nenhum informação oficial sobre isso. O meu conselho é, opte AGORA, pelo programa que for mais conveniente porque daqui a 1 ano ou 2, ninguém sabe se os programas ainda estarão em funcionamento.

    Entretanto, ambas as escolas dos meus filhos enviaram pelos alunos uma folha em que se pede os dados do aluno e encarregado de educação para aceder ao programa. Estranho foi em ambos os casos não mencionarem a tal folha da Segurança Social que indica o escalão de ASE (e que ainda não recebi) e no caso da escola do meu filho mais velho, no 5º ano, fazerem apenas referência ao Programa eescolinha sem qualquer referência ao eescola.

  3. beatriz diz:

    boa tarde! ainda bem que alargaram o computador magalhaes para o 2 ciclo, porque eu estou no 5º ano e queria imenso ter esse computador! a minha irma que esta agora no 1º ano tambem vai comprar e tamos as duas muito entusiasmadas! tenho e algumas duvidas e gostaria de pedir aos senhores que me podesse dar algumas informaçoes… como posso adquirir ao computador atravez da minha escola? e verdade que custa mesmo 50 euros? depois de o encomendar quanto tempo demoro a receber?
    agradecia respostas breves porque quanto mais cedo tivere o magalhaes melhor! adorooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo o magalhaes!

  4. filipa reis diz:

    Ainda bem que o computador foi alargado ao 2 ciclo assim tenho a possibilidade de ter um computador que sempre foi o meu grande sonho.
    a minha mae tem um mas esta sempre a utiliza-lo por isso gostava ter um computador magalhaes.
    e assim com esta porposta terei a minha privacidade e tambem o meu sonho realizado.

    Obrigado por me ajudadrem a realizar o meu maior sonho.

    Obrigado Magalhaes

  5. paulo diz:

    1º O pc vem equipado com wireless?
    2º as escolas teem roter com wireless?
    3º e obrigatorio a assinatura de adesao a rede?
    4º a rede e escolhida por nos?
    agradecemos respostas, obrigado.

  6. ana rita diz:

    Obrigado por terem alargado o Magalhães ao segundo ciclo eu estou agora no quinto ano e o computador da minha mãe esta a ficar com a memoria cheia logo o computador fica lento e eu não consigo abrir as minhas pastas porque a minha mãe apagou-as já não tinha espaço.Tinha lá dentro pastas com trablhos da escola que desapareceram porque a minha mãe já não tinha memoria.

  7. Sérgio Gonçalves diz:

    Neste momento o meu filho frequenta o 4º ano. Adquirindo este ano o Magalhães, poderá no ano seguinte (caso transite para o 5º ano) adquirir um novo portatil do programa e.escola

  8. admin diz:

    Sérgio: É essa a informação que tem sido veiculada, mas é melhor confirmar através do Centro de Atendimento do ME, nº 707 239 239.

  9. beatriz diz:

    ola! obrigada a todos por alargarem o magalhaes para o 2º ciclo! tou bue feliz porque sempre quis ter um computador portatil so para mim e agora posso! espero que chegue depressa a minha escola porque tou BUE ANCIOSA! tive a ver imagens e para alem de ser um optimo computador tem tambem um optimo dising! e ainda por cima comparado com o e-escolas tem um preço muito mais acessivel!
    obrigada a todos
    i love magalhaes!

  10. antonio torres diz:

    É mesmo verdade que o Magalhães foi alargado ao 2º ciclo?
    No site oficial da iniciativa (http://www.eescolinha.net/) não há qualquer referência ao assunto.
    No site da tmn relativamente ao programa e-escolinha (http://www.tmn.pt/vgn-ext-templating/v/index.jsp?vgnextoid=0584222fbfa8c110VgnVCM1000005401650aRCRD), já não se pode fazer a pré-inscrição para alunos do 2º ciclo, embora há algumas semanas tal fosse possível.

  11. António diz:

    Já alguém conseguiu o código para um aluno do 5º ou 6º ano?

  12. Nuno Borralho diz:

    quer me parecer que o alargamento do magalhães para alunos do segundo ciclo é flop. como o António disse, no site oficial não menciona nada do segundo ciclo e no único site com preinscrição, o da tmn, não permite escolher o segundo ciclo. cá para mim o senhor ministro falou mas não passou a real compromisso. é pena. muita pena.

    sr. vitor. rir uma criança ir de magalhães para o colégio? porquê? o magalhães é mais computador que se calhar muito portatil caro de à 3 ou 4 anos. muito provavelmente mais resistente também. eu sinceramente prefiro o magalhães como alternativa de ensino. além de que não acho nada agradável estar agarrado a uma mensalidade durante três anos por causa da net. deveria ser alternativo no e.escolas.

  13. Nuno Borralho diz:

    Estive no fim de semana numa loja tmn e foi confirmado a ausência da hipótese da pre-inscrição do magalhães para os alunos do 5º e 6º ano. A comercial com que falei tem inclusivé a filha dela a frequentar o 5º ano e ele tem a pre-inscrição feita na altura que o site o permitia. Ligou à minha frente para a linha de apoio do e-escolinha e a única informação que deram é que o magalhães só está disponivel para o primeiro ciclo. Aposto que o acordo comercial não é possivel extender ao segundo ciclo enquanto que o e-escola não é dificil estender visto que tem um maior acordo com as empresas que o fornecem e com ele ganham mensalmente durante 3 anos. é triste…

  14. Maria Lima diz:

    Será que para os alunos do 2º ciclo (5º e 6º anos) ficou o dito por não dito?
    Será que o 1º Ministro vai cumprir o que prometeu?
    Para que serviu a petição aqui feita?
    E será que poderão escolher o Magalhães?
    São muitas as questões que aqui deixo. Se me puderem responder agradeço desde já.

  15. admin diz:

    Maria Lima: Nós também estamos surpreendidos com a indecisão, e pior do que isso, com o que parece mesmo ser um retrocesso, mas não lhe sabemos conformar o que quer que seja.
    Realmente seria triste, se depois do que foi feito e dito, ficasse tudo na mesma.

Deixe um comentário


O que ainda resta do Portátil Magalhães
O Portátil Magalhães e a sua década de vida foram o objecto de uma análise da Exame Informática que dá conta da forma como o...
Criadores do Magalhães lançam marca global para Educação
A JP – inspiring knowledge (JP-IK), criadora do Magalhães, tem um nova marca, que lançou recentemente em seis países europeus e que...
Tese de doutoramento chumba impacto do Magalhães nas escolas
Um estudo da Universidade Portucalense realizado junto da comunidade escolar de Matosinhos revela que a integração do computador...
Mais prémios de design para o Magalhães
São já doze os prémios de design ganhos pelo tão mal amado portátil Magalhães. Desta feita, a a JP Inspiring Knowledge, a fabricante...