Magalhães alargado aos alunos do 2º ciclo

Magalhães alargado aos alunos do 2º ciclo” height=”100″ width=”150″ alt=”Magalhães alargado aos alunos do 2º ciclo”/>Fizeram-nos a vontade … Já está confirmado, e por palavras do próprio Primeiro-Ministro. A aparente injustiça que estava criada, com o não anúncio do Magalhães para o 2º ciclo foi agora ultrapassada pela confirmação de que os alunos dos 5º e 6º anos poderão ter acesso ao Magalhães, ou então optarem pelo programa e-escolas já em vigor para os alunos do 7º ao 12º anos de escolaridade.

Aqui no Blog PortatilMagalhaes.com esperamos mesmo que modestamente, ter contribuído para este final feliz. Lembramos, que desde muito cedo constatamos o sentimento de tristeza de muitos pais, que aqui comentaram a falta de um programa de apoio para a aquisição de um computador no 2º ciclo, quando os restantes anos escolares passariam a estar servidos por completo após o anúncio da Iniciativa Magalhães. Promovemos uma petição a que muitos se juntaram, perfazendo a significativa soma (agora mesmo, antes de a desmontar) de 589 assinaturas.

Entrega dos primeiros Magalhães

Afinal, José Sócrates não esteve em Sabrosa, mas sim em Matosinhos, bem perto do Porto – uma das duas alternativas a local de nascimento do navegador que emprestou o nome ao projecto do portátil português – Fernão Magalhães.

O Primeiro-ministro esteve na escola EB1 Padre Manuel de Castro, em S. Mamede Infesta, onde assinalou o início da distribuição dos cerca de três mil computadores portáteis Magalhães aos alunos do primeiro ciclo. Registe-se que na semana passado se falou em 2 a 3 centenas de portáteis, já ontem o n.º apontado pela imprensa era de 4000 e afinal hoje, noticia-se que a distribuição foi de 3 mil unidades. Ficarão por distribuir … 497 mil Magalhães.

Além do primeiro-ministro, 11 elementos do Governo estiveram hoje em diversos ponto do país, marcando este início de distribuição.

O dever de um governo, hoje, já não é apenas proporcionar formalmente o direito à educação. O dever de um governo é proporcionar uma boa educação. Foi por isso que avançámos com este projecto.

José Sócrates

[…] em 2010, haverá um computador por cada dois alunos, o que tornará Portugal num dos países mais bem equipados a nível mundial.

Carlos Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico

Mini-loja: Software educativo com a Barbie
Quem não conhece a Barbie, a boneca criada em 1959 pela Mattel que faz as delícias das meninas. Nada melhor que a Barbie para as...
Mini-Loja: Livros do Noddy em Inglês
O eBay é o maior centro comercial do mundo. Nele, pode encontrar artigos por preços bem mais baratos que no nosso país, e produtos que...

52 comentários a “Magalhães alargado aos alunos do 2º ciclo”

  1. Ana Paula Lourenço diz:

    Não entendo esta afirmação,
    “Fizeram-nos a vontade … Já está confirmado, e por palavras do próprio Primeiro-Ministro. A aparente injustiça que estava criada, com o não anúncio do Magalhães para o 2º ciclo foi agora ultrapassada pela confirmação de que os alunos dos 5º e 6º anos poderão ter acesso ao Magalhães, ou então optarem pelo programa e-escolas já em vigor para os alunos do 7º ao 12º anos de escolaridade.”, até à data ainda não há oficialmente dados para as escolas pedirem os códigos, não há legislação sobre subsídios para aquisição de computadores para os aluno do 2.º ciclo. Agradecia que me enviassem informações sobre este assunto.

  2. admin diz:

    Ana Paula Lourenço: Estamos como a Ana Paula … surpresos com a indefinição e ausência e informação, depois do anúncio que citou. Várias pessoas têm colocado a mesma questão aqui no blog. Já tentamos informar-nos junto do ME, mas não obtivemos respostas. Talvez a Ana Paula tenha mais sorte – centro de atendimento do ME, nº 707 239 239.
    Se assim for, não deixe de “postar” aqui para informar quem está ansioso por essa informação. Obrigado.

  3. Luis Carlos Ferreira diz:

    A informação é que não há datas acordadas para que sejam entregues os códigos ao 2º ciclo.
    Enchem as cabeças das pessoas com mentiras e agora é imaginar como se sentem as crianças depois de lhes ter sido informado que poderiam pedir um portátil.

    Neste país é tudo flores, é pena é estar um governo que faz do país uma Republica das Bananas

  4. maria almeida diz:

    Acerca deste assunto, só me resta um comentário.
    De promessas está o inferno cheio. Inscrevi-me num curso EFA deram-me o código de acesso para adquirir o computador, estou a pagá-lo e de curso nem a sombra. Ao menos esperavam que começasse o curso porque neste país de desempregados (sendo eu uma delas) o dinheiro não chega para tudo. Depois aqui d’el rei que os portugueses estão sobreindividados. O ´próprio governo incentiva a isso. Desculpem o tempo que vos tomei mas não podia deixar de fazer este desabafo.

  5. Nuno Borralho diz:

    Agora que pelos vistos estão a distribuir os restantes 90% de Magalhães que faltam no primeiro ciclo (já puseram nas lojas e restantes países e portanto estamos de volta aos putos portugueses), será que vão se lembrar do segundo ciclo? ou será que o sr. director da jp sá couto vem dizer mais uma vez que só entregaram 10% porque as bases de dados das crianças eram muito complexas devido a haverem vários escalões e vários operadores. esse senhor deveria era calar-se ou ter o azar de dizer isso a um jornalista de TI e ter de explicar como uma treta de base de dados dessas se pode chamar complexa quando nem a simples chega. meu deus que desculpa mais hipócrita!

  6. Ana Paula Lourenço diz:

    Finalmente!!!! já há escolas!!!! (não sei se todas) que têem os códigos para a aquisição do material informático para alunos do 2.º Ciclo, informem-se nas escolas a que pertencem como proceder para o levantamento do tão desejado….. CÓDIGO.

  7. Nuno Borralho diz:

    Meus Senhores/as. Acabei de ler o seguinte na zona de questões do site oficial do eescolinha:

    Quando estarão abrangidos os alunos do 2.º ciclo do ensino básico?
    Os alunos do 2.º ciclo serão abrangidos pelo programa muito em breve. A informação será disponibilizada à escola e neste sítio.

    Até à pouco tempo esta pergunta/resposta não constava do site. Será que é desta?

Deixe um comentário


O que ainda resta do Portátil Magalhães
O Portátil Magalhães e a sua década de vida foram o objecto de uma análise da Exame Informática que dá conta da forma como o...
Criadores do Magalhães lançam marca global para Educação
A JP – inspiring knowledge (JP-IK), criadora do Magalhães, tem um nova marca, que lançou recentemente em seis países europeus e que...
Tese de doutoramento chumba impacto do Magalhães nas escolas
Um estudo da Universidade Portucalense realizado junto da comunidade escolar de Matosinhos revela que a integração do computador...
Mais prémios de design para o Magalhães
São já doze os prémios de design ganhos pelo tão mal amado portátil Magalhães. Desta feita, a a JP Inspiring Knowledge, a fabricante...