Computador Magalhães estará dia 26 à venda na FNAC

Magalhães estará dia 26 à venda na FNAC” height=”161″ width=”220″ alt=”Computador Magalhães estará dia 26 à venda na FNAC”/>Uma notícia que interessará, e muito, a todos os que nos questionaram, perguntando se poderiam adquirir o Magalhães – os computadores Magalhães vão ser postos à venda em duas lojas da FNAC, no Porto e em Lisboa. A disponibilização do computador português está marcada para as 24 horas de dia 26 de Setembro, nas lojas NorteShopping (Porto), e Colombo (Lisboa).

A menos boa notícia, é que o preço poderia ser bem melhor, atendendo às expectativas criadas no início que apontavam para um preço de custo de 180 euros, e aos valores que se sabe são pedidos aos pais das crianças do 1º ciclo, na altura de o adquirirem ao abrigo da Inicitiva Magalhães lançada pelo governo. O Magalhães vai custar, preço chave na mão com IVA incluído, entre 285 e 295 euros. Ainda assim, valha a oportunidade para as primeiras quinhentas pessoas que o adquirirem (250 no Porto, e outras tantas no Colombo) de usufruirem de um desconto de 30%, ficando então por 200 a 206 euros:

Nesta primeira fase, serão postos à venda apenas 10 mil computadores, porque a fábrica dos irmãos Sá Couto, que irá agora arrancar com um projecto de ampliação, tem uma capacidade limitada e terá ainda de dar resposta aos compromissos já assumidos com o Governo português de produzir 500 mil Magalhães para o programa e-Escolinha, e até para o estrangeiro.

O DN (que deu a notícia) adiantou também que se prevê que na última semana de Setembro já comecem a chegar às escolas os primeiros portáteis!!!! Será? E então como se processará a subscrição?? …

E mais não adiantaram as fontes ligadas ao projecto, nomeadamente, qual será a configuração final em termos de hardware e de software da versão posta à venda na FNAC, factos que aqui no Blog muita ansiedade têm provocado, com muitos de vós a questionarem-nos.

Apenas se sabe que em termos de hardware, o Magalhães a vender na FNAC será igualzinho (mas não se sabe qual a configuração) ao que vai ser utilizado pelos alunos do primeiro ciclo do ensino básico. Mas o software será diferente. Enquanto o computador que se destina às crianças do primeiro ciclo terá conteúdos pedagógicos (e muito bem como é óbvio), o que poderá vir a ser comprado na FNAC e noutras lojas futuramente, terá conteúdos diversificados, mais adequados a uma utilização adulta.

Technorati : , , ,

Mini-Loja: Livros do Dr. Seuss
Theodor Seuss Geisel, americano nascido em Springfield no início do século XX, foi um escritor e cartoonista, tendo ficado conhecido...
Mini-Loja: Jogos educativos com as aventuras dos Zoombinis
Os Zoombinis são os pacíficos habitantes de uma ilha que lhe dá o nome – a Ilha Zoombini. Certo dia, as suas vida foram...

42 comentários a “Computador Magalhães estará dia 26 à venda na FNAC”

  1. joao diz:

    ola gostaria de saber como posso inscrever o meu irmao que frequenta a 4ºclasse a obter o magalhaes.muito obrigado atenciosamente

  2. João Carlos Loureiro diz:

    BOA! Verdadeira revolução tecnológica: foram (?) realmente entregues 3000 MG! Faltam ??? mil! E melhores intenções: o 2º Ciclo dos excluidos passa a incluido! Não existe um programa de entregas, assim, um plano que comprometa o estado (tipo listagem: escola – nº de MG – data prevista para entrega) e que o contribuinte possa utilizar para exigir o seu cumprimento? Peço desculpa pelo descrédito, mas são tantas intenções que se ficam por isso mesmo… Assim poderiamos juntar à revolução tecnológica a revolução de mentalidade que nos falta: EXIGÊNCIA E RIGOR. Eu sei que os políticos são bem pagos para controlarem estas coisas… mas quem controla os políticos?

  3. […] aqui noticiamos em antevisão, o portátil Magalhães começou a ser vendido ao público em geral, e ao preço de […]

  4. Catarina Barros diz:

    Como tenho escalão B, o computadpr custa 20€ e a internet quanto é que que custa por mês? Como o meu pai já têm internet, posso pedir computador sem internet?

  5. admin diz:

    Catarina: Pode Catarina. A Internet não é obrigatória.

  6. rosario pinhal diz:

    gostaria de saber como posso adquirir o magalhaes atraves do programa e escolinha,devo dirigir me a secretaria da escola da minha filha?O valor e mesmo 50 euros?quanto tempo levam para os entregar apos o pedido?muito obrigada aguardo resposta.

  7. carla maroco diz:

    estou a viver em angola e tenho o meu filho a estudar no 1º ciclo da Escola
    Portuguesa de Luanda , gostaria de saber se existe alguma forma de adquirir um magalhães pelos 50euros que referem , aguardo resposta obrigado.

  8. Rui Carlos diz:

    Mais uma ‘burla’.
    Reparem como os nossos governantes descobriram um modo rápido de resolver os grandes problemas do país: -« Abrimos nova “linha de crédito” »
    E o Magalhães é apenas isso.
    Os pais aqui presentes que façam as contas, não só o portátil não vale nadinha, como o ecrã minúsculo dá cabo dos olhos dos pequenos !
    Quando o capitalismo rouba e deturpa ideias geniais como foi a do Projecto OLPC, Portugal aparece na frente a demonstrar desconhecimento, incompetência, completa incapacidade de prever e assegurar o futuro.

  9. admin diz:

    Carla: Não sabemo Carla. Tente colocar a questão ao centro de atendimento do ME – nº 707 239 239. Mas como está em Angola, tente ver no eescolinha.gov.pt se consegue colocar essa questão por escrito, para não ter que telefonar.

  10. olhão diz:

    Tenho um filho com 7 anos que em setembro viu na televisão a noticia do magalhaes. Tente colocar uma quetão não é triste já estarmos em Dezembro e os magalhães ainda não chegarem a toas as escolas do país, mas sim enviados enviados primeiro para outros paises.
    O meu filho todos os dias chora e pegunta porque que alguns meninos já tem o magalhães e na minha escola não, isto é dar falsas expectativas as crianças.

  11. cristina diz:

    E’ tudo muito giro mas o problema e’ que os pais das crianças do primeiro ciclo estao a receber msg para fazerem o dito pagamento por mb sem saberem quem lhes manda pagar e porque teem q pagar adiantado ,eu ja recebi a dita msg ,

  12. este ano de 2010 , minha neta veio para minha casa, para ficar cá conosco, a assim ficar cá na escola que é no 2ª ano, estando em portimão anteriormente, como meu filho lá não a resistou para obeter o computador magalhães,o que tenho que fazer para a inscrever, ainda este ano,?

Deixe um comentário


O que ainda resta do Portátil Magalhães
O Portátil Magalhães e a sua década de vida foram o objecto de uma análise da Exame Informática que dá conta da forma como o...
Criadores do Magalhães lançam marca global para Educação
A JP – inspiring knowledge (JP-IK), criadora do Magalhães, tem um nova marca, que lançou recentemente em seis países europeus e que...
Tese de doutoramento chumba impacto do Magalhães nas escolas
Um estudo da Universidade Portucalense realizado junto da comunidade escolar de Matosinhos revela que a integração do computador...
Mais prémios de design para o Magalhães
São já doze os prémios de design ganhos pelo tão mal amado portátil Magalhães. Desta feita, a a JP Inspiring Knowledge, a fabricante...