Configurações de hardware e de software definitivas do Magalhães

Configurações de hardware e de software definitivas do MagalhãesJá estamos em condições de avançar com certezas quanto às especificações de hardware e aos software que equipará o Portátil Magalhães. Ou pelo menos, qual será a configuração para os primeiros Magalhães, pois prevê-se que os portáteis sejam alvo de um processo evolutivo que condicionará as suas características.

Como estas questões, têm sido das que mais perguntas e comentários geraram aqui no blog, e como pelo menos em relação ao software ainda haverá alguns pormenores a apontar, como resultado das informações que resultaram das sessões patrocinadas pelo ME em diversos pontos do pais, decidimos colocar estas informações em páginas separadas que passarão a ficar acessíveis de maneira facilmente visível a todos quanto nos visitem.

Assim sendo, já pode consultar as definitivas especificações de hardware do Magalhães, e descrição das variantes de software do Magalhães que resultam do seu sistema de dual boot com Windows e Linux.

Technorati : ,

Mini-Loja: Jogos educativos com as aventuras dos Zoombinis
Os Zoombinis são os pacíficos habitantes de uma ilha que lhe dá o nome – a Ilha Zoombini. Certo dia, as suas vida foram...
Mini-Loja: ClueFinders software para crianças entre 8 e 12 anos
Os ClueFinders (seguidores de pistas) são um grupo de detectives pré-adolecentes que recriam um conjunto de aventuras numa colecção de...

41 comentários a “Configurações de hardware e de software definitivas do Magalhães”

  1. Jacob diz:

    Na minha é-escolinha faz-de-conta-sou-1º-ministro-e-mando, imaginemos:
    Eu sou Jacob e tenho 12 filhos, o que devo fazer?
    Compro um Magalhães para cada ou apena um (cuidando, alimentando e ensinando para que evolua ao ritmo da tecnologia?
    Bom. Não seria mais correcto o Sr-M-T-L-D (Ministro da Tecnologia Licenciado ao Domingo) entregar portateis às escola para uso nas mesmas em aulas extra-curriculares?
    Infelizmente eu não consigo responder, vou mas é jogar à bola com os 12 pirralhos e lhes mostrar que uma bola vazia vale mais que um portatil(NetBook) muito fraqui………

  2. Tiago Moreira diz:

    Boa tarde,

    Paizinhos e Mãezinhas (ou reiterando um termo já referido, mas que surge imediatamente após a leitura de mais de 2 comentário “Velhos do Restelo”) agarrados ao teclado, por favor não menosprezem os vossos rebentos!

    E se menosprezarem, acabam por resolver mais uma das vossas preocupações, a da disponibilização de material sub-qualificado numa máquina que visa servir de introdução e factor de atracção ao mundo da informática, e não ferramenta de exploração intensiva de todos os meandros de um mundo tão infinito de possibilidades.

    Quando estiverem a chamá-los para virem beber o leitinho e eles vos responderem da ponta dos seus narizinhos com uns óculos da barbie/action man uma destas duas variantes:

    – Já vou, estou só a acabar de compilar o kernel!

    (e simbolicamente mostrar o dedo à pequena e inofensiva companhia COM O MAIOR PODER DE INFLUÊNCIA DA MENTALIDADE DAS PESSOAS DO MUNDO INFORMATIZADO nesta era informatizada!)

    ou

    – Já vou, só falta fazer o spellcheck dos T.P.C.’s no Openoffice! (e repetirem o movimentozinho de dedo médio contra uma suite de produtividade milionária que nos obriga a muita produção para recompensar o investimento!)

    VOU-ME RIR MUITO!

    Muito sinceramente, se os Magalhães forem alvo de uma atitude “Resteleira”, não vão ter o sucesso que tivemos nos tempos desse Magalhães a que dedicamos este novo instrumento de quebra de novas barreiras.

    Não consigo descobrir absolutamente ponto nenhum contra o Linux (leia-se extensivamente “Código-Livre”) seja moral, ético, filosófico, pedagógico, económico etc.. Não se acumula dinheiro em duas ou três contas no mundo; com maior esforço de interacção com o sistema (o que não é necessariamente verdade), maior desenvolvimento de capacidades; contribui-se para algo e vê-se o resultado do próprio trabalho… e podia ficar nisto a tarde toda!

    Aplaudo de pé esta iniciativa de um governo que pode estar a comprar os restos de uma Intel a despachar Celeron’s 900, mas que segundo o meu ponto de vista NÃO ESTÁ A DEIXAR ESSE RESTOS A POLUIREM O AMBIENTE e os está a aplicar na formação dos vossos rebentos que só espero que cresçam para serem árvores maiores que partilhem de uma atitude construtiva verdadeiramente OPEN-SOURCE…

  3. Luis diz:

    Olá, desde ja sou um supoer leigo em informatica e um nabo em linux. tenho um ppc do eescola e uma placa zte da tmn. acontece que instalei esta placa no magalhaes mas em xp, mas como o icon do firefox e do mensageiro esta no linux pensei que seria necessario instalar a placa da net no linux. so que ao contrario do wxo parece que o linux nao detecta,nao aceita, nao faz nada. sera mesmo assim???estarei a fazer algo de errado??? poderei instalar o firefox e msn na aprticao do xp??? obrigado

  4. admin diz:

    Luís: Pelo menos quanto à segunda parte das suas questões posso ajudar: Claro que pode instalar o Firefox e o messenger em XP. É só ir aos sites (pelo XP) descarregar e instalar. Clique nos nomes que transformei em links. Aliás, não trazendo o XP o Firefox instalado, deve instalá-lo logo, não há dúvidas que é bem melhor browser que o Internet Explorer.

  5. daniel diz:

    a net é obrigatoria ou nao?
    quando é que sai os codigos nas escolas?

  6. Luis diz:

    Boas, em xp eu sei como fazer e o magalhaes funciona a 100%, a net tb. o problema é em linux pois nao detecta a placa zte da tmn e acabo por nao ter acesso á internet. sera que a placa é nao compativel??precisa de ser actualizada??? ja pedi ajuda na tmn mas ate agora zero. sera possivel ter o magalçhaes em rede wireless com o meo?? obrigado

  7. Luis diz:

    alguem me pode ajudar na questao do office, fuii dar uma espreita e diz que temos umas x vezes para utilizar e que precisamos de activar uma chave. onde se arranja essa tal chave??? pensei que o office viesse ja activo e registado.obrigado

  8. catia diz:

    gosto muito muito deste site tou desesosa de ter o portatil gostooooo muito deste
    portatil

  9. madalena diz:

    gostava de ter este portatil, mais ainda nao chegou a minha escola, espero que tenha, mas gostava de ter a certeza se se pode levar para casa ou nao, e tambem gostava de saber se funciona com net, podem dizer – me?

  10. Luis diz:

    Bom dia, alguem me pode ajudar sobre a questao dos codigos e activacao do office?? sempre pensei que ja vinha tudo a funcionar a 100%. obrigado

  11. admin diz:

    Madalena: Claro que o pode levar para casa … será seu, e pode aceder à Internet através dele, quer na escola (que irá estar preparada para o efeito), quer em casa, se a tiver ou vier a ter, por fio ou wireless.

  12. sergio diz:

    boas,
    bem eu pedi o magalhaes para o meu irmao,
    ja fiz a ficha de inscrição que foi enviada pela escola.
    e agora como sei quando o recebo?

  13. David diz:

    Afinal tantos problemas por um simples portátil…

    Poderiam dizer tudo na tmn, mas não :/

    A internet afinal é quanto ( Escalão A ,B e sem escalao)

  14. A Catia fez-me verter uma lágrima, fez-me lembrar, que nos escapa ao olhar numa qualquer loja de informática, que por lá pode estar uma criança que pelo pouco que conhece deste mundo adorava ter um Computador, assim como a minha geração fazia por uma bicicleta no meu tempo, escapa-nos a Humildade, os sonhos dos pequeninos. Espero que tenhas o teu computador Catia, que o uses para pescar e que o teu desejo te enrriqueça de conhecimento.

    Sim Madalena quando te derem o Computador poderás levá-lo para casa.

  15. Joao l diz:

    Só para os Linux addicted não ficarem nervosos- este site do Magalhães está alojado num servidor Apache

Deixe um comentário


Magalhães a energia solar
Embora o Magalhães seja um computador de baixo custo, e como tal não recorra ao que de melhor existe para cada componente que o...
Mais sobre a 3ª versão do Classmate PC
Para complementar o que já aqui tinhamos apresentado sobre uma eventual evolução do Magalhães, ditada pela nova versão – a...
Um dia o Magalhães poderá ser assim
Formato Tablet PC, com touchscreen giratório e uma inovação em relação aos ecrãs tacteais tradicionais – ignora a pressão que...